Kinect ele era legal pra esses jogos simples de Motion Control e jogos de dança
Quando ele não precisava de muita precisão ele brilhava.
Problema era querer empurrar ele em outros jogos.
Dói mais ver todo mundo falando que não usava e não presta para nada do que saber que foi descontinuado. Queria muito que existisse um mercado para ele, mas pelo visto a culpa não é da MS, ela tentou.
O problema é que foi criada uma expectativa de uso para jogos hardcore, e foi ali que o conceito tinha uma falha seríssima.
Harcore precisa de precisão. Kinect não tem essa capacidade. Então o aparelho só poderia entregar experiências cuja latência e precisão fossem de baixa exigência. Mas quem fez o Kinect ficou esperando que as desenvolvedoras usassem a criatividade. Pera lá, primeiro dá uma ferramenta adequada, depois cobra a criatividade.
O problema do Kinect não foi tanto assim de conceito, mas sim de falha de execução. NÃO TINHA COMO ELE FAZER O PROCESSAMENTO ADEQUADO SEM CONSUMIR UMA PARTE CONSIDERÁVEL DO PROCESSAMENTO DO HARDWARE. Isso limita demais. E foi a deixa que a Sony usou, "veja, nossos desenvolvedores vão usar 100% do sistema para os jogos". Se a MS estivesse sozinha no mercado, já seria duro, com a concorrência falando isso, ficou insustentável.
Então, a melhor chance do Kinect seria se ele fosse vendido essencialmente como um periférico de jogos de dança e party games, coisa que ele faz de forma surpreendente. Pro resto ele não presta, não é confiável. E, para assumir essa postura, ele teria que ser um
opcional desde o início. Foi uma
aposta da MS que deu errado: de que se melhorasse o periférico, se ele tivesse uma base instalada maior, surgiriam opções muito diferentes daquela que vimos no 360. Mas no fim, ele atrapalhou o aumento da base instalada, criou uma fama de hardware engessado para o console, ficou com preço ruim de lançamento...
Eu fiquei 2 anos esperando os patches melhorarem a sensibilidade dele no reconhecimento de voz, a precisão no reconhecimento de gestos. Enchi o saco. Uma hora me dei conta, "cara, acho que eles não conseguem melhorar mais do que isso. O aparelho é isso aí mesmo". E "isso aí mesmo" não cumpria o objetivo, não da forma que se espera, que é fazer uma coisa de forma mais fácil do que faríamos com o controle.
Agora a MS já está preparando o mercado: não esperem que nosso próximo console venha com algum gimmick novamente.