Mídia Sonysta? Sim ou Claro? por Nelson Alves Jr. (Insider Xbox)

Status
Este tópico está fechado para novas postagens.
Caso tenha uma nova notícia sobre o assunto, recomendamos a criação de um novo tópico.
Se realmente deseja comentar algo pertinente a esta discussão, entre em contato com a equipe PXB para desbloqueá-lo.

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
9,114
5,732
Só há um adendo, o Kinect muito pelo contrário fez foi aumentar a diferença de vendas a favor do 360, o motivo que fez o ps3 iniciar sua recuperação não foi o fracasso da câmera, mas sim o fato da psn dar games de graça, não esqueçamos que a Sony só tomou essa decisão porque, vinha perdendo bastante terreno em vendas e ficou por quase 2 meses com sua plataforma online fora do ar, quanto ao "americanizado" a Microsoft inicialmente apostou numa diversidade maior de games inclusive alguns jrpg, porém o que caiu no gosto do seu público foram seus blockbusters.
Acho que em todo segmento, sempre há uma entidade que consegue cativar mais a empatia do público, porém o que o se discute aqui é o papel da mídia, que deveria ser menos parcial.

PSN não foi o único fator, os exclusivos de peso que a Sony passou a entregar contaram muito mais, enquanto a MS não saia de Halo, Fable, Forza e Gears.
JRPG ainda vende bem e o PS4 segue sozinho atraindo esse público.
Os jornalistas de jogos são tão afetados pelas decisões principais dessas empresas, quanto os consumidores comuns. É natural que tomem partido por alguma marca de preferência, ainda mais quando essa mídia especializada ainda é bem pouco profissional e recente. Isso não incomoda a quem tem senso crítico suficiente pra avaliar aquilo que lê ou vê vindo dessa mídia.
 

thibr1978

Casual
Julho 2, 2015
39
10
MG
Como nosso amigo, ali atrás disse a maior prova do Sonysmo nacional é o BaixakJogos, eu pude acompanhar as conferências ano passado da E3 e era descarada a diferença, qualquer coisa que o apresentador da sony ia falar eles já ficavam em êxtase sem saber o que era, as desse ano não pude ver então não posso falar, esse shenmue 3 não sei nem se é exclusivo e nem sei quando sai, mas se o produtor vai no banheiro o BJ coloca notícia e se não me engano foi apresentado na conferência da Sony, e um jogo que eu acho que merece mais atenção é o Rare Replay mas você não vem nem cheiro de notícia dele no BJ, parei de acompanhar o site por isso.
Infelizmente isso sempre vão acontecer, ainda mais com essa geração Fanboy que está vindo aí.
Acho que virou meio que um desespero da mídia também, a Sony não está correspondendo com a expectativa criada antes do lançamento do PS4, então é melhor dar menos atenção a uma coisa boa de algo que não gosta, para tentar dinuir seus feitos.
Eu, com minha idade de vida "36", evito ver coisas a esse respeito. Respeito o Baixaki Jogos. Mas, como um site de nome nacional, deveriam ser mais imparciais em suas matérias. Eles tentam, mas não conseguem. O certo é....eu defendo o console que tô jogando. One ta sendo excelente pra mim. Que venha Windows 10 e directx 12 pra estabilliza-lo. Baita console, e, suporte também.
 
  • Curtir
Reações: Senta a pua

Burga

Guerreiro
Junho 5, 2006
9,277
4,553
Bom, não sei dizer em questão de sites nacionais. Desprezo eles integralmente e não acompanho.

Na questão internacional, a minha lista no Feedly tem Eurogamer.net (Não os bobalhões lusitanos), Destructoid, Polygon, Kotaku, Giant Bomb e Rock Paper Shotgun, e relacionados um pouco a games, Engadget, Gizmondo, The Verge e io9. Acho que excluindo Destructoid, Giant Bomb e RPS, todos os outros entram na vala comum de ter uma tendência ao Playstation. Alguns mais, outros menos, alguns sutis e outros escancarados.

Claro que sempre tem exceções. A Eurogamer mesmo teve uma matéria excelente sobre a retrocompatibilidade do Xbox One e que estavam super ansiosos para conversar tecnicamente com a MS para saber mais sobre como fizeram acontecer.

Meu favorito da lista de leitura é o RPS, disparado. Como eles cobrem a Glorious PC Gaming Master Race, estão pouco se lixando pra consoles, e quando são citados na maioria das vezes é pra tirar sarro.
 

freedowsRoO

Guerreiro
PXB Gold
Janeiro 7, 2010
3,760
4,185
Rondonópolis - MT
Discordo de todos que falam que a mídia é assim por causa dos anúncios bosta ANTES do lançamentos do Xbox, não tem nada haver o Xbox anunciado com o que foi de fato lançado, e digo mais uma vez que desde o lançamento a MS vem trabalhando melhor que a sony em jogos exclusivos, suporte e conteúdo.
Nessa E3 de 2015 a MS simplesmente mostrou que está em outro nível em questão de conteúdo e foi frustrante como ninguém deu os méritos pra MS, o que se via depois da E3 era só noticias de Shenmue, FF e TLG.

Resumo da E3 após conferencia:
MS: Temos 5 exclusivos para esse ano, temos um controle super mega fudido com 500 botões além de Gears, quantum break e Ś̶̼̟̩͓̳̼̲̺͙͔͔̼̫̼̺̫̫͚͕͕͇͋͊͆͗̑͛͌́̈́́͗̂̂̕͜͝͝͝ͅc̷̢̨̹̳͈̮̳̝̝͖̘̣͔̝̝͒͋̿̍͂̿̈́͛a̷͔̜̬̰͖͓͔̦͉̖̗̠̱̦͚̒͗̊̊̐̃̐́́̋͐̿̓͑̀̑̆͒͝ͅl̵̨̙̝̱͔̞͖͓̼͎̘͉̯͇̫̭̓̒̿ę̶̢̛̛̩̦̬͇͕͚̠̬̫̪̻̼̪͉̼̱̤͛̃̔̊̂͐̓̽̈̿̅̀͒̀̓́̕̕̕͘͜͜͜͝͠b̴̧̲̘̘̟̠̺͖̟̽̓́̚͘o̷̢̠̻̱͌̓̂͋̇̓̑̋̿̒͑͌͌̈́̀̈́͋̚̚͠͝͠͝u̸̧̻͈̠͕̳͖̤͙̠͈̪̰͈̺̯̼̠͈͆̽́͌̉́͊͛̚͜͜ṅ̵̨̛̝̹̪̤͎̥͎̱̼͇̝̭̙͝ͅḓ̷̢̢̳͖̖̠̣̲̖̣̖̱̜͍̮̙͍͇̤̊͐̆̈́̀̿̏̆̓̐̚͘͝ que provavelmente são para o ano que vem.
Sony: Não temos nada pra esse ano galera, mas temos para o ano que vem Uncharted, Shenmue para 2018. (Não vou nem falar de FF por que não é exclusivo) e uma nova IP (que foi TOP) mas também sem data de lançamento nem nada.

Não estou desmerecendo a sony, geração passada peguei um PS3 só pra jogar The Last of Us, mas a mídia simplesmente abafou a MS depois da conferencia da sony e isso é claramente o fanboiolismo falando mais alto.
 

bsteinmacher

SUSPENSO D:
Março 11, 2014
2,445
1,491
.
uh63532,1277294569,mimimi11.jpg
 

Pebertli

Novato
Outubro 26, 2008
25
23
Eu acho a IGN US extremamente tendenciosa para a SONY. Ele tem títulos de postagens como "Compre com desconto o melhor controle da nova geração (falando do DS4)" ou "O PS4 já venceu esta geração". No brasil nem se fala, lembro quando saiu a notícia do backward compat pro X1, a globo.com colocou a matéria "Conheça os PIORES jogos de Xbox 360". Ridículo. Meus colegas de trabalho nem sabem que jogos são exclusivos de um ou de outro, por conta da mídia tendenciosa.
 
  • Curtir
Reações: Senta a pua

FreeNefus

Cedo demais O'Conner...
Fevereiro 25, 2014
1,603
915
Area 51
Eu penso o seguinte:.
"Indiferente de suas preferências, um jornalista tem a obrigação de ser imparcial."
Ele deve mostrar os fatos e deixar cada um com sua leitura e interpretação escolher. Existem muitos que fazem matérias direcionadas e acabam levando pau de quem conhece do assunto. Exemplo disso, 'Techtudo' que tem a fama de ser "samsunguista" hahaha, sempre vejo matérias ressaltando defeitos da apple enquanto a samsung passam a mão na cabeça, e muitos leitores veem isso.
 

Marcus_007

Guerreiro
Fevereiro 1, 2010
3,797
4,380
Galera, quanto choro :rolleyes:
Há 6-7 anos atrás quando era a Sony o patinho feio e tudo quanto é site, blog e jornalista só exaltava os louros do X360 aí a mídia não era caixista não? Naquela época podia, mas hoje não pode? Então fanboyismo só ocorre se for a Sony que estiver no seu momento de glória, mas a MS não?

Não gosta da forma que um site mostra suas notícias, não tem problema, escolha outro. Felizmente não faltam opções nesse sentido. Eu não assisti a E3 pela IGN BR e sim pela IGN US então não posso comentar à respeito de opiniões pessoais dos apresentadores daqui, mas vejo muitos postando que os caras falaram que curtiram mais a conferência da Sony do que da MS por isso e aquilo etc. Se for esse o grande problema eu queria entender qual é o ponto de stress. Então o cara não pode exprimir sua opinião pessoal num ambiente de debate? Ninguém é âncora ali, não é o jornal da E3. Se o propósito é discutir e debater os jornalistas não podem mais demonstrar suas preferencias então? Isso não é fanboyismo. Fanboyismo é algum jornalista dizer "A MS é um LIXO, o XB1 é uma MERDA! Corram agora e comprem um PS4 IMEDIATAMENTE, pois é o ÚNICO videogame válido nessa geração". É noticiar os relatórios de venda de consoles no mês e se a Sony ficar na frente acrescentar um "Chupa MS!!!!!!" no final. ISSO é fanboyismo jornalístico.

Mas eu concordo que tenhamos criadores de conteúdo e expositores de notícia mais objetivos e críticos, isso é sempre salutar. Mas que tenhamos leitores críticos também. Porque se ao ler alguma coisa que mostra que o concorrente está fazendo algo certo e você acha que o site é fanboy por noticiar isso....você é o fanboy e não o site. Quem tiver um pouco mais de domínio de inglês eu convido à assistir os três podcasts da IGN US: Game Scoop (variedades), Podcast Beyond (Sony) e Podcast Unlocked (MS). Os 3 são muuuuuuiiito bons, engraçados e informativos. E os mais importante, os caras discutem tudo na maior liberdade e de forma descontraída. Os apresentadores do podcast unlocked recebem os membros do podcast beyond numa boa, discutem assuntos, notícias recentes e em nenhum ponto eles são imparciais com o que discutem. Em nenhum único episódio deles você verá algum apresentador falando que o console deles é o melhor, que o outro é uma merda etc, mas cada podcast canta sim os louros de sua plataforma específica, sem detrimento do concorrente, mas eles também metem o ferro se a empresa em questão estiver fazendo merda, o pessoal não perdoa. Esses podcasts específicos não são lugares para quem deseja ver apenas o lado bom da sua plataforma de escolha e ignorar os problemas. Aliás, eu diria que todo podcast possui fortes cargas de preferencias de seus participantes, pois o formato induz ao debate e não ao simples relato de notícias. Isso acaso tornaria todo podcast uma plataforma inerente ao fanboyismo?

Que tal se a gente simplesmente relaxasse, curtisse os jogos, e absorvesse as notícias boas, e as ruins. E daí se o PS4 está vendendo mais? E daí se a mídia está fazendo festa com a conferência da Sony? Você se sente pessoalmente ofendido ou injustiçado com isso? Acaso você está descontente com os jogos do seu XB1 ou não gostou da notícia de retrocompatibilidade? Agora, se você está plenamente satisfeito com sua escolha, qual é mesmo o problema? Vai continuar existindo "nós" contra "eles" enquanto as pessoas continuarem se declarando como "nós" e se referindo aos demais como "eles".
 
Última edição:

Archangel2035

Casual
Setembro 17, 2008
2,445
1,769
Cara odeio este tipo de papo, parece aquelas brigas atuais do Face (Se você não é favor, você é contra)

O povo fala hoje de Playstation pois ao longo dos anos a sony entregou jogos com destaque melhor (que virarão classicos na midia pop) e fez ótimas campanhas de marketing, soube vender seu peixe. Todas as campanhas de Marketing foram direcionadas ao publico global

A M$ por sua vez, sempre dedicou a um publico especifico (Americanos e FPS), é só verificar as E3 anteriores e jogos apresentados.

O que vemos hoje são os resultados de como estas campanhas atingiram o públicos e a midia. Tirando de lado a qualidade e mérito dos jogos, os jogos e marcas Playstation estão mais lembrados na cultura pop do que a marca Xbox. Da mesma forma que as pessoas lembram mais de Iphone do que android (nem cito Windows Phone). Jornalistas por sua vez tem vender a noticia, então sempre escrevem o que as pessoas querem ler.

O que a M$ tem que fazer é correr atrás do prejuízo, a E3 deste ano foi um grande passo nesta campanha de divulgação, mas não será da noite para o dia que algum jogo da M$ vai fica na memoria das pessoas.
 
  • Curtir
Reações: Egirao

AkRaJ3

Novato
Junho 15, 2010
1,240
866
BH
Midia sendo ou nao sonysta, vamos aos fatos como empresa. 4 anos seguidos que a Sony declara prejuízo, vendeu a SOE, vendeu a Vaio. A cada ano bate recorde de prejuízos, 2014 foi 1bi negativo. MS: suas açoes cresceram 18% 2013 para 2014, One vende mais que o previsto e dá lucros, não precisa ser lider de vendas para gerar dinheiro, prova disso é o wii que no final das contas mesmo vendendo absurdos nao sustentou a Nintendo e esta numa crise brava.

To tranquilo e satisfeito com One, que o mito Phill Spencer continue dando essa maravilha de suporte. Alias falando em suporte, a live tem suporte br, chat br, telefone br, e é considerada mundialmente um dos melhores suportes que existe.

Enquanto a midia e fanboys tentam salvar a iminente falencia da mesma, eu continuarei com meu W10+One jogando com todos xD
 

BeBr

Membro
Setembro 24, 2007
1,045
832
Taió Santa Catarina
O jornalismo de uma forma geral é e sempre foi tendencioso. Tanto que se você formar sua opinião seguindo apenas uma determinada mídia você pode estar sendo manipulado. É importante procurar em fontes diferentes a informação para depois formar uma opinião. Penso que é difícil julgar as pessoas pois de alguma maneira todos tem sua própria opinião e cada uma tem a sua verdade, sendo que não existe uma verdade universal.
Se existe um Sonysmo também existe um Caixismo e desde que o mundo é mundo as coisas são assim, nenhuma novidade, já estou acostumado.
 

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,611
75,687
Rio Grande do Sul
Fanboyismo é algum jornalista dizer "A MS é um LIXO, o XB1 é uma MERDA! Corram agora e comprem um PS4 IMEDIATAMENTE, pois é o ÚNICO videogame válido nessa geração"
Opa, então já temos um confirmado aí hein. :p
gaming-edgemagazine-ps3.jpg


Falando sério, não ligo pra essa questão de valorizar lado A ou lado B.
É igual futebol, sempre vai parecer que um time como o Flamengo tem mais "apoio" da mídia do que outros, simplesmente por ser o de maior torcida e, assim, ter o maior público. A Sony tem quase o dobro de consoles, é natural que tenha mais cobertura.
E isso só faz a Microsoft trabalhar mais e mais pra justificar a compra de um One, lançando atualizações, jogos, suporte, feedback e outras coisas.
Como consumidor que escolheu o One pra iniciar a geração, estou extremamente satisfeito.
 

Goleiro

Suspenso
Maio 20, 2013
475
480
Há um certo exagero de quem vê toda a mídia ou grande parte dela como "sonysta". O pessoal que defende isso convenientemente esquece alguns fatores importantes: primeiro, nos últimos 3 anos da geração passada a MS simplesmente tirou o foco do público hardcore e foi tentar repetir o Wii com o fracassado Kinect. Evidente que muito jogador hardcore percebeu isso e passou a desprezar essa nova direção da empresa. Não é à toa que muitos abandonaram o 360 e foram para o PS3. Segundo, estão esquecendo bem rápido que a MS falhou miseravelmente no lançamento do Xbox One com aquela série absurda de políticas anti-consumidor. Se já existia uma animosidade contra a MS carregada do final da geração passada e por conta de outros fatores como Windows, ela foi potencializada ao máximo no começo dessa geração e com razão.

É evidente que a marca PS é muito forte na Europa e que é uma preferência do público europeu por diversos fatores. A meu ver o principal deles é que o PS sempre foi um console mais "internacionalizado", enquanto que o Xbox, especialmente o One, é americanizado demais. Isso influencia sim uma grande parte da imprensa vinda de lá. Mas ao invés de lamentarem pela MS, deveriam reconhecer que está aí um sinal claro de que ela precisa trabalhar mais no apelo do produto para um público diferente do americano.

Fora isso, já foi falado aqui: os milhões de PS vendidos desde o PSOne devem ter contado alguma coisa para o peso da marca na consciência coletiva, seja imprensa ou não.

E por fim, me parece um pouco de fanatismo demais ficar lamentando por uma empresa do tamanho da MS como se ela fosse uma grande injustiçada e incapaz de se defender da "mídia golpista sonysta". Por favor, menos...


Assino embaixo! Falou tudo o que eu ia dizer. Além de todos os problemas do final de geração anterior e o começo da nova, Playstation é sinônimo de video-game no imaginário coletivo e não importa o quanto o Xbox tenha sucesso, isso é algo muito difícil de quebrar.
Eu tenho um One e um ps4, mas só pensei em adquirir um One quando ele conseguiu afastar aquela imagem passada na E3 2013.
É um grande console, mas, largou em último, quebrou na saída e teve de largar dos boxes, tendo que se recuperar na corrida. Ainda está se recuperando.
 
  • Curtir
Reações: John. e Johannes

Goleiro

Suspenso
Maio 20, 2013
475
480
Opa, então já temos um confirmado aí hein. :p
gaming-edgemagazine-ps3.jpg


Falando sério, não ligo pra essa questão de valorizar lado A ou lado B.
É igual futebol, sempre vai parecer que um time como o Flamengo tem mais "apoio" da mídia do que outros, simplesmente por ser o de maior torcida e, assim, ter o maior público. A Sony tem quase o dobro de consoles, é natural que tenha mais cobertura.
E isso só faz a Microsoft trabalhar mais e mais pra justificar a compra de um One, lançando atualizações, jogos, suporte, feedback e outras coisas.
Como consumidor que escolheu o One pra iniciar a geração, estou extremamente satisfeito.

Mas essa revista é pós-E3 2013. Totalmente válida.
Naquela época, o One ainda era aquele trambolho anti-consumidor, internet sempre On, jogo vinculado ao console.
Aquela época, a revista estava totalmente de acordo com a realidade. Só acionistas da M$ escolheriam o One.
E, queiram ou não, a imprensa nunca é imparcial. É só ler a Veja (totalmente de direita) e a Carta Capital (totalmente de esquerda).
Opiniões são válidas, claro.
O que não pode é mentir.
Mas opinar, totalmente cabível e desejável.
 

DouglasFranchin

Jogador
Junho 7, 2011
2,566
1,887
Vou dar minha opinião sobre o que eu ouvi no podcast, e sobre o que eu tenho percebido nessa mídia.
Primeiro, o cenário hoje é o mesmo da geração passada, mas com os protagonistas em papéis invertidos. A Sony hoje vive o que a MS viveu até a metade da geração passada.
Playstation 4 é a plataforma líder, é a plataforma escolhida pros jogos serem mostrados, tal qual acontecia com o 360. Plasystation 4 tem uma boa adoção dos desenvolvedores tal qual acontecia com o 360 também.
Todos nós sabemos que essa indústria se vale do "hype", se vale da empolgação. Me lembro bem de como o PS3 era deixado de lado, ou pelo menos não era o centro de atenções. Me lembro bem de textos de comparação de gráficos por exemplo, enaltecendo o x360 e etc... Ou de como a Xbox Live era o monte olimpo e a PSN era a lixeira...
MS fazia conferência, era aplaudida também e todos a louvavam.
Como foi dito no podcast, a E3 é um show. E foi isso o que fizeram. O erro do pessoal da imprensa é se manifestar quanto à determinadas apresentações. No caso do anúncio de FF7 remake, me pareceu algo espontâneo ali, mas não penso que tenha sido uma ação de louvor À sony naquele momento, mas sim uma ação de louvor ao jogo.
Se no passado o PS4 tivesse sido anunciado com o One foi, e fosse como o One é, não tenha dúvidas de que hoje, Plasytation ainda continuaria sendo o segundo plano como o PS3 foi, e não estaríamos falando sobre mídia "sonysta" .
Se a mídia na geração passada foi caixista, a de agora é sonysta.
 
Junho 30, 2010
398
231
Belo Horizonte
O nosso problema é a mídia como ela é e não a suposta "mídia contra a MS". A mídia hoje no mundo tem este viés de apoiar quem está por cima e jogar pedra em quem está por baixo invés de cumprir o seu papel e fazer uma análise ampla. O problema é que este tipo de comportamento ajuda a manter quem está em cima mesmo não tendo mais méritos(pois se chegou lá uma hora teve méritos) e força quem está por baixo a ter muito mérito para competir, e este hoje é o caso da MS com o XBOX ONE.

A MS já foi muito beneficiada com este tipo de mídia principalmente no período 2002-2010 na era "maior empresa do mundo" onde eram comum frases como "A MS não entra em um mercado para competir ela entra para dominar o mercado" ou "A MS está pensando 10 anos a frente de todo mundo".

Só pra mostrar que isto é geral. Basta lembrar que foi mesma coisa no caso da seleção brasileira que era linda antes do 7x1, não vou citar partidos políticos para não inflamar ainda mais mas a mídia apoia quem está no poder e só critica o poderoso quando este está muito mal.

Temos é que criticar a forma como a mídia o jornalismo trabalham senão vai ser sempre assim.
 
Status
Este tópico está fechado para novas postagens.
Caso tenha uma nova notícia sobre o assunto, recomendamos a criação de um novo tópico.
Se realmente deseja comentar algo pertinente a esta discussão, entre em contato com a equipe PXB para desbloqueá-lo.

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)