Só há um adendo, o Kinect muito pelo contrário fez foi aumentar a diferença de vendas a favor do 360, o motivo que fez o ps3 iniciar sua recuperação não foi o fracasso da câmera, mas sim o fato da psn dar games de graça, não esqueçamos que a Sony só tomou essa decisão porque, vinha perdendo bastante terreno em vendas e ficou por quase 2 meses com sua plataforma online fora do ar, quanto ao "americanizado" a Microsoft inicialmente apostou numa diversidade maior de games inclusive alguns jrpg, porém o que caiu no gosto do seu público foram seus blockbusters.
Acho que em todo segmento, sempre há uma entidade que consegue cativar mais a empatia do público, porém o que o se discute aqui é o papel da mídia, que deveria ser menos parcial.
PSN não foi o único fator, os exclusivos de peso que a Sony passou a entregar contaram muito mais, enquanto a MS não saia de Halo, Fable, Forza e Gears.
JRPG ainda vende bem e o PS4 segue sozinho atraindo esse público.
Os jornalistas de jogos são tão afetados pelas decisões principais dessas empresas, quanto os consumidores comuns. É natural que tomem partido por alguma marca de preferência, ainda mais quando essa mídia especializada ainda é bem pouco profissional e recente. Isso não incomoda a quem tem senso crítico suficiente pra avaliar aquilo que lê ou vê vindo dessa mídia.