Ronabs mas se isso for levado em conta, pq o CMA não falou nada sobre a Sony adquirir a Insomniac Games em 2019?
Eles poderiam ter falado o seguinte, a IP do Homem Aranha de 2018 vendeu muito bem, uma possivel sequencia e outros jogos podem vender ainda mais, vai atrapalhar o crescimento do serviço da Microsoft - GamePass que está começando a ganhar força.
Se ficar levando em conta isso, vai sempre barrar em alguma coisa.
O impacto das duas aquisições é bem diferente.
Primeiro que a compra da Insomniac foi tão pequena comparativamente ($229 milhões) que nem passou por rodadas de aprovação, igual aos seis estúdios individuais que a Microsoft adquiriu pós-2018. Quem precisou de aprovação regulatória foi a ZeniMax (oito estúdios de uma vez só), uma compra de $7,5 bilhões, 32x mais cara do que a compra da Insomniac e que passou pela European Commission sem restrições. E, agora, a Activision (12 estúdios numa tacada só), que com seus $68,7 bilhões, é 300x mais cara que a Insomniac.
Sobre Spider-Man, o jogo de 2018 vendeu super bem e se tornou gigante, tanto o jogo original mais o remaster e Miles Morales venderam 33 milhões de cópias em questão de quatro anos. A pergunta é: esse era o resultado prévio de jogos do personagem? O
Xbox perdeu milhões de vendas já que os jogos anteriores tinham esse mesmo resultado? Não, a franquia tava lá esquecida, com todos os jogos removidos para compra (quando a licença da própria Activision venceu), tendo até ali jogos de recepção pública/crítica de mediana pra baixo. Nos videogames, só voltou a ser relevante após o jogo de 2018, não era um sucesso pronto, pegaram uma licença (importante salientar que é uma licença e não uma compra definitiva) e desenvolveram, poderia muito bem até dar errado já que esse era o histórico de últimos jogos do personagem.
Agora, vamos comparar isso com Call of Duty, uma franquia que, com um jogo (Modern Warfare 2019) vendeu quase a mesma coisa que três jogos em quatro anos (33 milhões). Uma franquia que, somando tudo, vendeu mais de 425 milhões de cópias e gerou mais de $30 bilhões até junho de 2022. E que, com o recente Modern Warfare 2, teve o maior lançamento da franquia na história, chegando a $1 bilhão de receita em 10 dias. É uma marca construída e bem estabelecida, a Microsoft não está comprando um azarão mas um best seller, e aqui é comprando mesmo: ela vai ser dona da IP quando a negociação passar, ela vai ter poder de definir o que vai ser feito. Aqui também pode muito bem dar errado, mas todo o histórico diz o contrário, que a tendência é de seguir sendo um sucesso.
Existe uma diferença de magnitude entre as duas situações, por isso tem todo esse peso, escrutínio, discussões, mexe muito com a estrutura de toda a indústria. Estamos navegando em um território relativamente novo, é só a terceira publisher adquirida na história (Sony comprou a Psygnosis em 1993 e a Microsoft comprou a ZeniMax em 2021), sendo que a Activision é a maior publisher independente do mercado, e a Microsoft já disse várias vezes que vai seguir comprando gente - o que, depois da Activision, significa literalmente qualquer outro estúdio ou publisher, independente do tamanho.
A questão aqui é o seguinte, a Sony ta tentando resposta pra uma coisa que não é dela, e se o orgão levar alguma coisa desse tipo em conta, ja me parece um exagero altamente forçante.
A Sony vai fazer o possível e o impossível pra negociação não passar e ela não perder as vantagens de marketing que tem com Call of Duty há muitos anos e que nunca mais terá quando a Activision fizer parte da estrutura da Microsoft. E vai usar qualquer argumento pra tentar fazer com que isso não aconteça, por mais fraco que ele seja.