As vezes é melhor parar de criar teoria da conspiração e só esperar pra ver o que vai acontecer, tem tanta coisa pra jogar ...
Verdade, se não passar, é melhor partir mesmo pra outra... publisher.As vezes é melhor parar de criar teoria da conspiração e só esperar pra ver o que vai acontecer, tem tanta coisa pra jogar ...
Como falei anteriormente, todos nós entendemos que os valores são diferentes. Porém com os argumentos mostrados pela Sony, só reforçam que a compra não pode ser barrada. E que se for, tem um bode muito maior envolvido.O impacto das duas aquisições é bem diferente.
Primeiro que a compra da Insomniac foi tão pequena comparativamente ($229 milhões) que nem passou por rodadas de aprovação, igual aos seis estúdios individuais que a Microsoft adquiriu pós-2018. Quem precisou de aprovação regulatória foi a ZeniMax (oito estúdios de uma vez só), uma compra de $7,5 bilhões, 32x mais cara do que a compra da Insomniac e que passou pela European Commission sem restrições. E, agora, a Activision (12 estúdios numa tacada só), que com seus $68,7 bilhões, é 300x mais cara que a Insomniac.
Sobre Spider-Man, o jogo de 2018 vendeu super bem e se tornou gigante, tanto o jogo original mais o remaster e Miles Morales venderam 33 milhões de cópias em questão de quatro anos. A pergunta é: esse era o resultado prévio de jogos do personagem? O Xbox perdeu milhões de vendas já que os jogos anteriores tinham esse mesmo resultado? Não, a franquia tava lá esquecida, com todos os jogos removidos para compra (quando a licença da própria Activision venceu), tendo até ali jogos de recepção pública/crítica de mediana pra baixo. Nos videogames, só voltou a ser relevante após o jogo de 2018, não era um sucesso pronto, pegaram uma licença (importante salientar que é uma licença e não uma compra definitiva) e desenvolveram, poderia muito bem até dar errado já que esse era o histórico de últimos jogos do personagem.
Agora, vamos comparar isso com Call of Duty, uma franquia que, com um jogo (Modern Warfare 2019) vendeu quase a mesma coisa que três jogos em quatro anos (33 milhões). Uma franquia que, somando tudo, vendeu mais de 425 milhões de cópias e gerou mais de $30 bilhões até junho de 2022. E que, com o recente Modern Warfare 2, teve o maior lançamento da franquia na história, chegando a $1 bilhão de receita em 10 dias. É uma marca construída e bem estabelecida, a Microsoft não está comprando um azarão mas um best seller, e aqui é comprando mesmo: ela vai ser dona da IP quando a negociação passar, ela vai ter poder de definir o que vai ser feito. Aqui também pode muito bem dar errado, mas todo o histórico diz o contrário, que a tendência é de seguir sendo um sucesso.
Existe uma diferença de magnitude entre as duas situações, por isso tem todo esse peso, escrutínio, discussões, mexe muito com a estrutura de toda a indústria. Estamos navegando em um território relativamente novo, é só a terceira publisher adquirida na história (Sony comprou a Psygnosis em 1993 e a Microsoft comprou a ZeniMax em 2021), sendo que a Activision é a maior publisher independente do mercado, e a Microsoft já disse várias vezes que vai seguir comprando gente - o que, depois da Activision, significa literalmente qualquer outro estúdio ou publisher, independente do tamanho.
A Sony vai fazer o possível e o impossível pra negociação não passar e ela não perder as vantagens de marketing que tem com Call of Duty há muitos anos e que nunca mais terá quando a Activision fizer parte da estrutura da Microsoft. E vai usar qualquer argumento pra tentar fazer com que isso não aconteça, por mais fraco que ele seja.
Daqui a alguns anos, depois que a compra da Activision for aprovada, a Microsoft vai dizer que o mercado ainda está 60/40 pra Sony e que por isso ela deve poder comprar a EA e a Ubisoft.Verdade, se não passar, é melhor partir mesmo pra outra... publisher.
prefiro a take twoDaqui a alguns anos, depois que a compra da Activision for aprovada, a Microsoft vai dizer que o mercado ainda está 60/40 pra Sony e que por isso ela deve poder comprar a EA e a Ubisoft.
CMA vai a loucura, mas não é uma má ideia, rsDaqui a alguns anos, depois que a compra da Activision for aprovada, a Microsoft vai dizer que o mercado ainda está 60/40 pra Sony e que por isso ela deve poder comprar a EA e a Ubisoft.
Comprando a Take-Two eles talvez coloquem um desconto bom nos DLCs de The Outer Worlds.prefiro a take two
Rumor da MS botando 10 anos da ABK multi. Nem duvido que role, acho que a MS vai tentar bastante coisa MP nos próximos anos antes do cloud entrar forte.
Essa proposta de 10 anos que a Microsoft ofereceu e a Sony recusou inclui disponibilizar Call of Duty na PlayStation Plus no lançamento assim como é no Game Pass.Vi uns comentários, q provavelmente já rolou aqui mas não li, que a sony nao quer nem na PSN+. Ela quer é manter o full price dela nadando de braçada.
Aí não, por mim mela a compra se for assim. Compra só a king e fodas.Essa proposta de 10 anos que a Microsoft ofereceu e a Sony recusou inclui disponibilizar Call of Duty na PlayStation Plus no lançamento assim como é no Game Pass.
Nesse caso a Sony teria que soltar o trocado pra botar o jogo. Obviamente não faria o menor sentido financeiro pra Sony.Aí não, por mim mela a compra se for assim. Compra só a king e fodas.
Aí não, por mim mela a compra se for assim. Compra só a king e fodas.
Isso, seria um acordo para que ela pudesse colocar o jogo na Plus se quisesse, a Microsoft não iria fechar o jogo só no Game Pass, que é uma preocupação dos tios de gravata.Nesse caso a Sony teria que soltar o trocado pra botar o jogo. Obviamente não faria o menor sentido financeiro pra Sony.
No lugar de ganhar, teria que gastar
Sim sim. Disse como caixista.Nesse caso a Sony teria que soltar o trocado pra botar o jogo. Obviamente não faria o menor sentido financeiro pra Sony.
No lugar de ganhar, teria que gastar
Tudo indica que a maior preocupação da Sony nesse momento é de que o mercado seja focado em assinaturas e quantidade de telas, logo, cod day one na Plus seria impensável mesmo que fosse num valor baixo, seria dar munição para o tipo de mercado que não beneficia ela no momento.Isso, seria um acordo para que ela pudesse colocar o jogo na Plus se quisesse, a Microsoft não iria fechar o jogo só no Game Pass, que é uma preocupação dos tios de gravata.
A Sony teria que pagar o preço que vale ter Call of Duty no lançamento em seu serviço, que deve ser pra lá de caro.
A Microsoft traçou um plano de futuro onde o Game Pass é o grande caminho para alcançar mais jogadores, ela está disposta a isso e vem investindo há uma década nesse negócio (nuvem, estúdios, produtos, plataformas).Não é uma questão da MS oferecer 10 anos de paridade ou não, e sim de prolongar o máximo possível o status quo para que ela possa sugar e tirar o máximo de proveito e também se estruturar o suficiente para que possa competir com a MS com tranquilidade no mundo cloud/assinaturas.