Você não acha que é uma sinuca de bico também? Tipo a MS lançou o XOX sem exclusivos para, entre outras razões, não alienar aqueles que haviam embarcado com ela no XBO padrão ou no S, correndo o risco de diminuir o apelo do XOX para pessoas como que gostariam que tivesse.
E se depois ela vier com exclusivos, como faz? "Então pessoal, veja bem né..."
Com o modelo de saltos geracionais esse problema não existe. Tipo é um novo console, os jogos são outros e pronto.
Agora com um modelo continuo, é um novo console mas não é... Não tem exclusivo... (depois de um tempo) agora tem. Enfim...
A não ser que ela consiga segurar o XOX sem exclusivo até a chegada do próximo modelo.
Tem essa questão de dar mais segurança pra base atual consolidada, com certeza.
Mas uma hora não tem, o One não vai mais conseguir acompanhar o mínimo necessário pra uma experiência decente.
Nessa hora vão vir as críticas de "ué, e o fim das gerações? quero esse jogo no meu One de 2013 também".
Então sim, por um período o One X não terá um exclusivo pra chamar de apenas seu.
É uma época de transição pras duas empresas, terreno novo e ambas estão estudando o comportamento do pessoal pra saber como agir daqui pra frente.
É por isso que a Sony ainda está no papo de "PS5 é nova geração e ponto". Até a turma estar acostumada com esses upgrade mid-gen, não dá pra cravar que esse será o modelo do futuro. Em outubro/16, PS4 tinha vendido 47 milhões de unidades. Em junho/17, passou dos 60 milhões. PS4 Pro veio em novembro, e Sony diz que 20% das vendas desde então são de Pro.
São 2,6 milhões de consoles, arredondando isso é 4,5% da base instalada. É considerável, mas não é um nível que diga "nossa a galera embarcou em peso, acho que é um modelo que a turma aceitou de boa". Pegou os fãs mais fanáticos que comprariam mesmo se fosse uma geladeira e a galera que gosta de acompanhar as novidades. Talvez com a base menor do
Xbox esse percentual de adesão seja maior com o One X daqui a 9 meses, mas é o que todo mundo que não se ilude comenta: vender no day 1 é mamão com açúcar, bucha vai ser continuar vendendo depois disso.
A sinuca de bico da Microsoft é que ela "não tem" mais o direito de cometer deslizes com a sua base de fãs. Foi muita gente perdida desde o
Xbox 360, por vários motivos diferentes, e se não reconquistar consumidores ou encantar novos, corre o risco de falar sempre com o mesmo target e aí já era. Parte desse povo ela espera recuperar com o argumento de que os melhores gráficos estarão no One X.