O futuro da indústria do videogame é microtransação, de acordo com Take Two

jairopicanco

Guerreiro
Junho 27, 2015
8,255
19,038
Manaus
Eu estou observando com calma essas e outras coisas pra ver onde eu me encaixo neste 'futuro'.
Atualmente sou mais inclinado a jogos que não fazem uso desses métodos in game, por questão de perfil.
Sem contar que estabeleci uma timeline própria de jogos. Tem muita coisa boa já lançada que ainda pretendo jogar, e assim vou levando.
 

Linho

Guerreiro
Julho 8, 2014
3,577
5,572
GTA VI vai ter campanha single de 5 horas kkkk

Os caras iam lançar expansão do GTA V e largaram de mão porque a criançada viciou naquele online.
 
Última edição:

gluccafaedo

Guerreiro
Outubro 28, 2017
304
189
Joinville, SC
É que no futuro vai dar pra comprar uma loot box e aí sim abrir pra ver qual jogo compramos.

Rindo pra não chorar EUAHEUHEUHAEUAEHUEA

Provavelmente os jogos serão vendidos em capítulos, tipo Telltale. Somente um boicote poderia parar isso, mas sou cético quanto a esta possibilidade.

Eu, sinceramente, nunca vi muito problema com esse modelo, mas é claro que depende do jogo. Não creio que GTA, ou Red Dead ou jogos com uma campanha melhor amarrada (não sei exatamente o que eu quis dizer com isso pra ser sincero) funcionem nesse modelo, mas Hitman por exemplo, na minha visão funcionou muito bem, baixei o prólogo na faixa, fiz o que tinha pra fazer de conquista, gostei, fui ver o preço do jogo na Live, ache salgado. Procurei mídia física, salgado também. E com certeza é daqueles jogos que eu ia acabar comprando o bundle, jogar algumas horas a fio, fazer 50% e ia ficar acumulando poeira na prateleira até eu voltar a jogar. Nesse esquema de capítulos, eu vou acabar gastando mais, mas eu também posso gastar quando eu quiser, posso comprar um capitulo esse mês, caçar todas as conquistas, jogar outro jogo nos próximos dois meses e compro outro capitulo. E assim vai. Mas isso é só como eu me sinto quanto à esse modelo.
 
  • Curtir
Reações: JosiasSilva1980

Vitor Vaz

Guerreiro
Setembro 13, 2017
424
342
Rio de Janeiro
Nunca vi problema nenhum com micro transações até jogar Forza Horizon 3 e ver que a Lamborghini Veneno custava quantidade insana de CR e se eu quisesse pagar em dinheiro de verdade sairia por volta de 190 reais, O DOBRO DO QUE EU PAGUEI PELO JOGO.

Eu sou mais acostumado com esse negócio de gastar dinheirinho em jogo por já ter jogado muito MMO na vida, mas todos eles eu baixava e me divertia de graça, então era meio que justo eles cobrarem em itens e tals.

O que vai nos salvar futuramente além dos emuladores e retrocompatibilidade será os indies, que já nos salva de muita cagada que as produtoras de AAA fazem, queriam jogo de terror de verdade hoje temos Outlast, queriam um RPG raiz hoje temos Divinity: Original Sin, queriam jogo com 100% coop local teremos A Way Out e assim vai. A nossa parte é dar valor a esses games e produtoras que fazem os jogos que desejamos da forma que queremos, assim eles crescem fazem mais jogos nesse estilo e todo mundo fica feliz :)

Enviado do meu Moto G (4) usando o app mobile do PXB!
 

jairopicanco

Guerreiro
Junho 27, 2015
8,255
19,038
Manaus
Tendência de mercado. São milhões abraçando ou dispostas a abraçar jogos GAAS, ou com conteúdo dinamicamente monetizável. Take Two é empresa, afinal.
Eu vejo essa tendência como uma versão moderna da era dos Arcades. Alguns devem se lembrar dos jogos 'papa-ficha', que arrastavam multidões aos fliperamas.

Me lembrei de um amigo na live com + de 100 DIAS no Smite, o que sozinho equivale a tudo que joguei no Xbox One até o momento, em horas jogadas.
Pessoalmente acho insano, extravagante e tal, me dá uma fadiga mental só de pensar, mas tenho ciência de que ele faz parte de uma ponta do mercado distinta ao qual me encontro. Quer dizer, a relação com os videogames para pessoas do perfil dele é bem prática e objetiva: Observa o conteúdo, e paga o que acha que deve, sem frescura.
E isso também é visto em diversas outras áreas do entretenimento.

Eu naturalmente já me posiciono fora da faixa que algumas grandes publishers pretendem alcançar, então tranquilo.
A relação entre oferta de conteúdo de interesse + o que consigo efetivamente jogar tem sobrado, pelo menos ainda.
 

fblipe

?️‍??
Março 15, 2015
3,351
5,770
Curitiba
Recomendo a leitura: https://adrenaline.uol.com.br/2017/...e-tornando-um-verdadeiro-problema-todas-elas/
Especialmente pra quem adora repetir um ou mais dos seguintes "argumentos":"Se for só cosmético, tudo bem | Só compra quem quer | Você não precisa comprar pra jogar"
Bastante interessante mesmo. Eu confesso que perdi bastante o interesse em games depois desse "boom" de microtransações. Por sorte a Nintendo estava ali me olhando e me chamando de volta. Talvez seja o único lugar onde ainda é possível fugir um pouco dessa mentalidade.
Eu espero que o mercado consumidor comece a notar que está sendo feito de otário e dê à industria a resposta que ela merece sobre esse assunto, porque se microtransações forem o futuro esse mercado não vai mais ter lugar pra mim.
 
  • Curtir
Reações: Johannes

Spartan776

Velho Sumido
Janeiro 30, 2014
1,263
926
Belo Horizonte
Recomendo a leitura: https://adrenaline.uol.com.br/2017/...e-tornando-um-verdadeiro-problema-todas-elas/
Especialmente pra quem adora repetir um ou mais dos seguintes "argumentos":"Se for só cosmético, tudo bem | Só compra quem quer | Você não precisa comprar pra jogar"
Dei uma lida e achei muito interessante o ponto de vista do jornalista,
Na minha opinião o fato é que com microtransações você tem um ralo aberto infinito de dinheiro pras produtoras, a ponto de você pagar o próprio valor do jogo várias vezes sem perceber, se você for mais incauto.
Eu já torrei muito dinheiro em Star Wars Galaxy of Heroes para Android e depois disso decidi mudar a forma com que eu via o jogo e o gasto em si.
Você pensa: "é baratinho! é só X!" Mas aí você faz isso toda hora.
É como foi dito no artigo. No começo é tudo fácil, depois vai dificultando cada vez mais. O que fala mais alto é a tal da ansiedade do jogador, que quer tudo "pra ontem". Realmente esses "pacotes" são poupa-tempo, mas você tem que se lembrar que tem dinheiro envolvido.
E quem menos percebe isso é quem não precisa se preocupar com isso, como crianças e adolescentes, que não trabalham e tem alguém que banca esse hobby por eles.
Eu acredito que para as produtoras, essas microtransações são "a mina de ouro" e não vão embora. Gostemos ou não, as microtransações vieram para ficar, porque acima de tudo as produtoras são empresas e são geridas pelos acionistas baseadas em lucro.
Claro que muitas fodem com o equilíbrio do jogo e enquanto tiver gente disposta a pagar por elas (o que eu sinceramente acredito que sempre vai ter), elas vão continuar por aí.
 

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,610
75,678
Rio Grande do Sul
Recomendo a leitura: https://adrenaline.uol.com.br/2017/...e-tornando-um-verdadeiro-problema-todas-elas/
Especialmente pra quem adora repetir um ou mais dos seguintes "argumentos":"Se for só cosmético, tudo bem | Só compra quem quer | Você não precisa comprar pra jogar"
Talvez se liguem quando a primeira empresa tiver a audácia/coragem de botar algo como "você gastou todas as suas vidas hoje, espere 8h para recuperá-las ou desbloqueie o pacote Infinite Lives Ex+α por apenas $2 e volte agora ao campo de batalha" no seu jogo single-player.

Aquilo que falei na primeira página, de comprar uma loot box e depois abrir pra ver qual jogo tem dentro, comentei na brincadeira, mas no fundo mesmo eu to assim:
DOO2eNWWkAA_2Sm.jpg:large
 
Última edição:

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,911
51,196
THE PLOT THICKENS


Quando a gente fala "devs" normalmente é um grupo multidisciplinar que faz o jogo. Mas os diretores e donos do estúdio também são os devs, e esses bônus por desempenho econômico certamente são incentivos que os fazem brilhar os olhinhos, não apenas por questão de desejo de riqueza, ou de ver que os fins de semana trabalhando serão recompensados, mas tem a questão de saber que com o retorno financeiro incentivará novos projetos.

Então, sim, me parece natural que ideias agressivas sobre micro transações não partam apenas da Publisher. Como o cara disse na sequência da conversa, "são pessoas", sujeitas as mesmas fraquezas, medos ou ganância, independente de onde trabalham.

Enviado do meu ASUS_Z012DC usando o app mobile do PXB!
 

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)