O Hobbit - Crítica do Omelete (48 FPS)

dlm1982

Novato
Colaborador
Agosto 26, 2007
6,135
1,574
O omelete publicou sua crítica do filme O Hobbit (ingeressos já comprados para sábado em 3D 48 FPS)

O bacana mesmo é ler as impressões sobre o novo formato do filme em "Ultra HD"

hobbit-poster__.jpg


Quase uma década após o final da trilogia O Senhor dos Anéis, Peter Jackson retorna à Terra-média na adaptação em três partes do livro que começou tudo, O Hobbit. Criado como um romance para crianças, a "jornada inesperada" de Bilbo Bolseiro, o pequeno hobbit do título, aos poucos cresceu em seu autor, inspirando J.R.R. Tolkien a continuar escrevendo e desenvolvendo o mundo fantástico que havia inventado, inspirado por lendas e mitos europeus.

Aproveitando o tom mais leve e inocente da obra, Jackson deu ao longa O Hobbit - Uma Jornada Inesperada (The Hobbit: An Unexpected Journey), o primeiro da série, doses extras de humor e aventura e, como já havia feito em O Senhor dos Anéis, toma liberdades criativas com o material original para engrandecer a história. Personagens da Trilogia do Anel, que só foram criados anos depois da concepção de O Hobbit, são "convidados" a participar da aventura, bem como personagens citados apenas nos apêndices dos livros (parte do intrincado processo criativo de Tolkien). Jackson e sua equipe de roteiristas - Fran Walsh e Philippa Boyens, também de O Senhor dos Anéis, com a adição de Guillermo del Toro, que durante alguns anos ficou encarregado do filme -, assim, tornam a narrativa simples, inventiva e apressada do livro de 1937 em algo mais palatável para o grande público moderno, que precisa da estrutura segura de seus blockbusters.

Um vilão, por exemplo, é criado na figura de Azog (Manu Bennett, o Crixus da série Spartacus), um líder orc que flagelou anões nas histórias de rodapé da saga de Tolkien. O personagem é trazido aqui para criar um contraponto à nobreza de Thorin Escudo-de-Carvalho (Richard Armitage), o líder da comitiva de anões que parte, ao lado de Bilbo (Martin Freeman) e Gandalf (Ian McKellen), para reclamar seu legado na Montanha Solitária: a cidade de pedra e seus tesouros roubados por Smaug, o dragão (Benedict Cumberbatch). Jackson também faz mudanças para posicionar mais intensamente a trilogia O Hobbit como prelúdio, eliminando coincidências da trama, dando propósitos firmes a ela e aos seus heróis e vilões e costurando ocorrências como gatilhos para os eventos de O Senhor dos Anéis. A intenção de estabelecer melhor uma hexalogia é claríssima.

Nem tudo é perfeito, porém. Radagast, o Castanho (Sylvester McCoy), um dos magos da ordem de Gandalf, é um tanto exagerado e caricato demais em todos os sentidos (uma espécie de São Francisco de Assis do mundo de Tolkien, com o rosto coberto por cocô de passarinho). Suas cenas, ainda que importantes (é ele quem descobre que o mal se instalou nas ruínas da cidade de Dol Guldur), sempre escalonam para o dispensável e o pastelão - como na corrida de trenó de coelho.

Mas a ideia de exagero da ação, com todas as cenas terminando em pequenas batalhas ou correria, não é privilégio de Radagast. Várias cenas do livro O Hobbit foram mexidas para incluir algum tipo de heroísmo ao final. Com 169 minutos, o filme consegue apenas abordar seis capítulos dos 19 do livro, mais uma introdução e duas cenas de apêndices. Não há sequências "sobrando", mas certamente há alguma gordura em cada uma delas que poderia ter sido dispensada na sala de edição. A impressão é que Jackson ficou com receio das críticas que teria ao realizar três filmes menores e não dois grandes, como originalmente previsto. Uns 20 minutos a menos teriam deixado o filme perfeito em termos de duração considerando o material disponível (especialmente em 3D a 48 quadros por segundo, que geram certa fadiga). A "engrossada", que tira um pouco do brilho das interações entre os excelentes atores, funcionaria melhor em home vídeo, para fãs sedentos por mais material.

Tecnicamente, não há do que reclamar. Jackson basicamente desenvolveu versões 2.0 de todos os efeitos especiais que inventou para a primeira trilogia. O sistema que cria exércitos com movimentação aleatória, para preencher grandes campos de batalha sem a necessidade de figurantes, está inacreditável. Basicamente, é possível acompanhar - com o auxílio da alta definição - qualquer personagem na tela e ver pequenas histórias se desenvolvendo em meio a milhares de embates. As criaturas também atingiram um nível de perfeição de deixar James Cameron com inveja. Os três trolls chegam a ser nojentos de verdade, enquanto wargs, goblins e orcs nunca estiveram tão fisicamente presentes. Sem falar em Gollum (Andy Serkis), que retoma sua coroa de melhor personagem 3D já criado, com um modelo ainda mais detalhado e capaz de mais nuances de expressão.

Igualmente incríveis são os cenários fantásticos, como Valfenda e Erebor. A Terra-média existe na telona e Jackson usa de todos os artifícios que conhece para relacioná-la também em nível emocional com a primeira trilogia. A música de Howard Shore segue os mesmos temas consagrados, agora com o apoio de novas e incisivas melodias para os anões, e até a fonte dos créditos é a mesma de O Senhor dos Anéis.

hobbit-gandalf-01.jpg


Uma Jornada Inesperada... a 48 quadros por segundo

Peter Jackson completa seu retorno à Terra-média com uma novidade tecnológica: os 48 quadros por segundo (desde a aurora do cinema, 24 quadros, metade da novidade, bastavam para que o cérebro humano registrasse as imagens em movimento). O resultado do dobro de informação, toda ela em alta definição e registrada em 3D pelas novíssimas câmeras Red Epic, é hipnótico e um tanto perturbador de tão perfeito. O Hobbit é quase hiper-realista nessa versão.

Basicamente, depois de alguma estranheza inicial (eu demorei uns bons minutos para parar de achar que tudo estava andando em câmera acelerada) e um ou outro momento de certa (pouca) vertigem, a definição cristalina empolga de verdade. É tudo tão irretocável - e dificil de explicar - que você se surpreende parando de prestar atenção no todo para encarar detalhes, como a textura de uma caneca, ou a forma como a água cai em uma cachoeira. É coisa de hobbit chapado depois de umas boas tragadas de Folha de Longbottom em seus cachimbos.

A clareza de imagem e movimento é tamanha que diversas vezes senti-me de certa forma - por mais bizarro que possa parecer - "invadindo" o espaço dos personagens durante os close-ups. Dá pra ver cada poro e nuance de movimento, cada fio de barba, cabelo ou fibra da roupa. É realmente impressionante, talvez até demais. O cinema, em seu mais de século de existência, sempre usufruiu de uma "aura" mágica estabelecida pela película e que aos poucos vem sendo quebrada pelos formatos digitais. Peter Jackson renega essa aura e dá um novo sentido a ela, entregando ao espectador uma visão em primeira pessoa não de fora da tela, mas dentro dela. Bem-vindo à Terra-média - e ao futuro do cinema.


Bilbo-e-os-anoes.jpg
 

Schwarzz

Guerreiro
Fevereiro 18, 2008
12,914
11,039
Critica constante que eu li sobre o filme é sobre a duração dele.

Aparentemente o corte de cinema é equivalente a ao corte do diretor. Eu sabia que ia ficar muita enrolação quando anunciaram 3 filmes.

De qualquer maneira pré-estreia amanhã aqui vou eu.

E é o primeiro que elogiou o 48fps, o resto da critica sentou porrada na tecnologia. Comparam até com Benny Hill.
 

dlm1982

Novato
Colaborador
Agosto 26, 2007
6,135
1,574
[quote1355328970=Schwarzz]
Critica constante que eu li sobre o filme é sobre a duração dele.

Aparentemente o corte de cinema é equivalente a ao corte do diretor. Eu sabia que ia ficar muita enrolação quando anunciaram 3 filmes.

De qualquer maneira pré-estreia amanhã aqui vou eu.

E é o primeiro que elogiou o 48fps, o resto da critica sentou porrada na tecnologia. Comparam até com Benny Hill.
[/quote1355328970]
Ter transformado o filme em trilogia eu também achei exagerado. O ideal seria dividir em 2.

Mas o pior você não sabe, Schwarzz, parece que já planos para uma versão extendida do filme !amazed !amazed

Eu estou bastante empolgado com o filme, pq sempre achei O Hobbit mais divertido que SdA.

Li os livros muito antes de assistir os filmes, e já fui ver a trilogia original nos cinemas como fã das obras.

Sobre os 48 FPS, cara, já vi demonstração dessa tecnologia em TV. O FEV disse que comprou uma TV assim e que o efeito é bacana.

Apesar de elogiar, o Erico Borgo, autor da crítica, admite que dá um certo desconforto inicial e que cansa ao longo do filme.

O negócio vai ser experimentar mesmo. Espero que a qualidade da projeção no cinema que eu vou seja satisfatória.
 

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
9,114
5,732
Nem vou ler porque prefiro ver e tirar minhas conclusões.

Sobre os 48 fps, parece mais uma tática desesperada da indústria do cinema para justificar ingressos mais caros e concorrer com as outras mídias. Passo.
 

Creedz

Jogador
Maio 8, 2010
914
0
[quote1355330493=Johannes]
Nem vou ler porque prefiro ver e tirar minhas conclusões.

Sobre os 48 fps, parece mais uma tática desesperada da indústria do cinema para justificar ingressos mais caros e concorrer com as outras mídias. Passo.
[/quote1355330493]

Acho que nos primórdios do cinema mudo, eles também devem ter achado desnecessário adicionar sons e as cores depois.

Não acho que torcer o nariz pra todas as novidades seja a resposta correta, apesar de te entender e também achar que ultimamente tem ocorrido alguns apelos desnecessários nos filmes.
 

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
9,114
5,732
[quote1355331026=Creedz]
[quote1355330493=Johannes]
Nem vou ler porque prefiro ver e tirar minhas conclusões.

Sobre os 48 fps, parece mais uma tática desesperada da indústria do cinema para justificar ingressos mais caros e concorrer com as outras mídias. Passo.
[/quote1355330493]

Acho que nos primórdios do cinema mudo, eles também devem ter achado desnecessário adicionar sons e as cores depois.

Não acho que torcer o nariz pra todas as novidades seja a resposta correta, apesar de te entender e também achar que ultimamente tem ocorrido alguns apelos desnecessários nos filmes.
[/quote1355331026]

Você exagera, não dá pra comparar implementação de imagem colorida e sons com aumento de FPS.

E eu não torço o nariz por ser nova tecnologia. Pra mim o mais importante é que ela seja realmente relevante e diferente como é o caso das telas em iMax. Aquilo sim é tecnologia nova e relevante. 3D (atual) e agora 48 fps são mais estratégias de marketing que inovação.
 

Deco84RJ

Jogador
Dezembro 24, 2007
4,380
16
[quote1355331217=Johannes]
[quote1355331026=Creedz]
[quote1355330493=Johannes]
Nem vou ler porque prefiro ver e tirar minhas conclusões.

Sobre os 48 fps, parece mais uma tática desesperada da indústria do cinema para justificar ingressos mais caros e concorrer com as outras mídias. Passo.
[/quote1355330493]

Acho que nos primórdios do cinema mudo, eles também devem ter achado desnecessário adicionar sons e as cores depois.

Não acho que torcer o nariz pra todas as novidades seja a resposta correta, apesar de te entender e também achar que ultimamente tem ocorrido alguns apelos desnecessários nos filmes.
[/quote1355331026]

Você exagera, não dá pra comparar implementação de imagem colorida e sons com aumento de FPS.

E eu não torço o nariz por ser nova tecnologia. Pra mim o mais importante é que ela seja realmente relevante e diferente como é o caso das telas em iMax. Aquilo sim é tecnologia nova e relevante. 3D (atual) e agora 48 fps são mais estratégias de marketing que inovação.
[/quote1355331217]
até porque o olho humano não consegue enxergar 48 quadros por segundo. São 18 quadros que literalmente a gente não vê.
 

dlm1982

Novato
Colaborador
Agosto 26, 2007
6,135
1,574
[quote1355330903=Creedz]
[quote1355330493=Johannes]
Nem vou ler porque prefiro ver e tirar minhas conclusões.

Sobre os 48 fps, parece mais uma tática desesperada da indústria do cinema para justificar ingressos mais caros e concorrer com as outras mídias. Passo.
[/quote1355330493]

Acho que nos primórdios do cinema mudo, eles também devem ter achado desnecessário adicionar sons e as cores depois.

Não acho que torcer o nariz pra todas as novidades seja a resposta correta, apesar de te entender e também achar que ultimamente tem ocorrido alguns apelos desnecessários nos filmes.
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O cinema não pode parar de evoluir. E o cinema não tem medo das outras mídias (mídias de filmes - DVD, Bluray, ondemand), pq são elas que dependem do cinema para existir.

Ok. O cinema pode ter tido uma queda na sua arrecadação como um todo, mas imaginem se de uma hora para outra, os grandes filmes parassem de ser produzidos por falta de público. evidente que todas as outras mídias iriam desaparecer por não ter a matéria prima (filmes) para adaptar ao formato.

Não dá para ficar parado, senão estariamos vendo filmes mudos ou em preto e branco. sem sistema de som digital surround, exibição digital sem borrão no filme e etc.

Acho que toda a evolução que agregue válida e isso demanda custo. Mas pode ter certeza que as salas de cinema lucram muito mais com o combo pipoca+refrigerante do que com o próprio ingresso do filme.

PS: sério, aqui no RJ uma coca 700ml + pipoca doce saiu por 18 reais...um tiro no saco de qualquer cidadão de bem. O ingresso saiu por 13. ~:(
 

Nirv

Guerreiro
Outubro 21, 2010
3,146
1,998
[quote1355331529=Deco84RJ]
até porque o olho humano não consegue enxergar 48 quadros por segundo. São 18 quadros que literalmente a gente não vê.
[/quote1355331529]

Se você não enxerga, sinto muito, eu enxergo 60 fps fácil (costume de jogar no PC dá nisso).

Fora isso, fica uma pergunta: essa nova tecnologia melhora algo na imagem ou só aumenta os fps mesmo no cinema? (Não sou muito de ir em cinemas, então fico por fora das novidades).
 

dlm1982

Novato
Colaborador
Agosto 26, 2007
6,135
1,574
[quote1355331693=Nirv]
[quote1355331529=Deco84RJ]
até porque o olho humano não consegue enxergar 48 quadros por segundo. São 18 quadros que literalmente a gente não vê.
[/quote1355331529]

Se você não enxerga, sinto muito, eu enxergo 60 fps fácil (costume de jogar no PC dá nisso).

Fora isso, fica uma pergunta: essa nova tecnologia melhora algo na imagem ou só aumenta os fps mesmo no cinema? (Não sou muito de ir em cinemas, então fico por fora das novidades).
[/quote1355331693]
Sim, melhora a imagem. Mas pode causar estranheza inicial.
 

dlm1982

Novato
Colaborador
Agosto 26, 2007
6,135
1,574
[quote1355331780=Deco84RJ]
[quote1355331217=Johannes]
[quote1355331026=Creedz]
[quote1355330493=Johannes]
Nem vou ler porque prefiro ver e tirar minhas conclusões.

Sobre os 48 fps, parece mais uma tática desesperada da indústria do cinema para justificar ingressos mais caros e concorrer com as outras mídias. Passo.
[/quote1355330493]

Acho que nos primórdios do cinema mudo, eles também devem ter achado desnecessário adicionar sons e as cores depois.

Não acho que torcer o nariz pra todas as novidades seja a resposta correta, apesar de te entender e também achar que ultimamente tem ocorrido alguns apelos desnecessários nos filmes.
[/quote1355331026]

Você exagera, não dá pra comparar implementação de imagem colorida e sons com aumento de FPS.

E eu não torço o nariz por ser nova tecnologia. Pra mim o mais importante é que ela seja realmente relevante e diferente como é o caso das telas em iMax. Aquilo sim é tecnologia nova e relevante. 3D (atual) e agora 48 fps são mais estratégias de marketing que inovação.
[/quote1355331217]
até porque o olho humano não consegue enxergar 48 quadros por segundo. São 18 quadros que literalmente a gente não vê.
[/quote1355331780]

se fosse assim, ninguém ia ficar de mimimi porque o xbox e ps3 só conseguem rodar no máximo jogos a 30FPS e que os PCs rodam em 60 ou mais tornando os gráficos melhores.
 

les420

Jogador
Outubro 13, 2008
1,766
11
Outro filme que está muito bem na crítica e a duração tem puxado pra baixo é o Django Unchained.

Ainda bem que duração pra mim não é problema.

Não li o livro, já estou com ele, mas vou praticar o exercício de assistir antes de ler, já que sempre que eu leio antes, acho o filme/série áquem do esperado.

Uma pena que aqui em Brasília não tem nenhum IMAX, nem sala que vá rodar em 48 fps, senão iria assistir feliz da vida. Acho muito válido esse tipo de inovação. Comentário do Diego foi perfeito, salvo as devidas proporções é como torcer pra que a geração atual de videogames demore mais alguns anos antes de morrer completamente. Sem cabimento.
 

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
9,114
5,732
Os gráficos não ficam melhores por causa da taxa de frames. A taxa de frames só deixa a imagem mais fluída no caso dos jogos. Já no cinema, além de deixar mais fluida ela ajuda a melhorar a resolução do filme que antes rodava com um efeito texturizado, borrado mesmo.

Aqui tem um vídeo do Pablo Villaça do site Cinema em Cena explicando de forma excelente como funciona o efeito e porque ele pode tanto ser um fracasso como pode ser revolucionário:

[youtube]xHjiEuKeBls[/youtube]
 

les420

Jogador
Outubro 13, 2008
1,766
11
[quote1355333446=Schwarzz]
Foda do Django é que ficou pro ano que vem aqui :(
[/quote1355333446]

Uma pena, esse eu tô afim de ver.

Só a comparação que fizeram com a atuação do Jamie Foxx no Collateral, já abriu a minha carteira.
 

dlm1982

Novato
Colaborador
Agosto 26, 2007
6,135
1,574
[quote1355333477=Schwarzz]
Foda do Django é que ficou pro ano que vem aqui :(
[/quote1355333477]
nem ligo. Particularmente acho o Tarantino superestimado.
 

IAJ

Jogador
Janeiro 15, 2011
298
0
[quote1355334096=les420]
Outro filme que está muito bem na crítica e a duração tem puxado pra baixo é o Django Unchained.
[/quote1355334096]
Nem tava sabendo desse filme. Como sou grande fã dos filmes do Franco Nero, com certeza vou assistir esse. Que ótima novidade (pelo menos pra mim)!
 

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
9,114
5,732
[quote1355334288=Diego Morais]
[quote1355333477=Schwarzz]
Foda do Django é que ficou pro ano que vem aqui :(
[/quote1355333477]
nem ligo. Particularmente acho o Tarantino superestimado.
[/quote1355334288]

Não o acho superestimado, ele tem um estilo bem particular. Pra mim o melhor filme dele foi Pulp Fiction, seguido de perto por Cães de Aluguel e Jacky Brown. Não gostei muito de Kill Bill 1 e 2, que sempre apontam como melhores filmes dele. Algo que gosto muito dos filmes dele é que ele sabe melhor que qualquer diretor atual, como resgatar alguns momentos interessantes do cinema geralmente vistos como trash. O amigo dele Robert Rodriguez é um que sempre tenta copiar o estilo, mas não chega perto e acaba fazendo uns filmes bem medíocres.
 

Nirv

Guerreiro
Outubro 21, 2010
3,146
1,998
Como assim não gosta do Robert Rodriguez??? Nunca assistiu MACHETE (Danny Trejo, Robert De Niro, Steven Seagal, etc..)?? Filme trash mais foda de todos... O filme é tão ruim, mais tão ruim que chega a ser bom XD.
 

Marosse

Guerreiro
Janeiro 30, 2009
2,532
155
Uberlandia
Irei forte no cinema assistir nas férias... A pre estreia é amanha? Porque parece que aqui em uberlandia tava rolando o filme domingo... Será que me confundi...
 

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