Um exemplo do Gaas seria o Destiny, onde você tem um jogo base e depois vão adicionando funcionalidades pro jogo se manter relevante. Pode-se citar Forza Horizon, Mortal Kombat 11 e MUITOS outros.
Olha, sou da sua "faixa", tenho 40 anos, jogo desde o atari...
Mas acho que vc esta misturando as coisas...
Destiny é um SP (single player)/MMO com elementos de GAAS, tem campanha que pode ser jogado sozinho, mas o maior destaque é o fator massivo do multiplayer. Vc pode jogar tudo no game principal, expandir a história com as DLCs e tem um forte fator de Loot para motivar a manter a comunidade contiuamente ativa no game. o gator GAAS é mais em gastar com compra de cosméticos e itens temporários de eventos...
é um game complexo em sua classificação e diversidade da maneira com que se pode jogar e aproveitar ele...
Mortal Kombat é um game de luta e como a maioria em sua categoria pode ser jogado de forma mais tradicional na forma arkade e como é a tendecia atual tem um modo história. Como fator replay do game tem a competitividade e o fator E-Sport, com seu multiplayer on-line que de certa forma é apenas uma evolução do multiplayer local dos games de luta antigos. Ele acrescenta o fator Loot, com itens estetitos na maioria e leves bonus na maneira de cada um jogar como incentivo ao fator replay e para manter a comunidade viva durante a vida do game, mas de forma alguma ele é um GAAS.
Tem DLCs que expande a história, aumenta a quantidade de lutadores ou simplesmente estéticos como as Skins, mas funciona como um game single player e multiplayer, não como um GAAS, ele não se sustenta como um game de serviço, apesar de vc poder gastar dinheiro real para comprar itens dentro do jogo ele não sobrevive disso.
O Forza Horizon ou mesmo Motorsport, tem fator multiplayer, mas tb single player, tem muitas DLCa, de expansão do game ou apenas com opções de carros, mas não se sustenta como um GAAS, da mesma forma que o anteriormente citados...
Veja bem, ter DLCs, seja de expansão do game ou de itens estéticos,Personagens, carros e/ou ter fator multiplayer não tornam estes Jogos de Serviço.
Não tenho paciência para ficar jogando o mesmo jogo por meses (ou anos) a fio, entendo o cara que joga Fifa ou COD exclusivamente todo ano, mas eu não tenho saco. Sem contar que os jogos hoje estão chegando a quase 100 gigas, então é jogar o máximo que puder, desinstalar e avançar a fila do backlog, que tá grande.
Fifa ou COD São jogos com fator GAAS embutido, mas da mesma forma que os anteriores não são considerados games como serviço, pois se sustentam sem esse fator, muitos jogam apenas pelo single player, outros pelo fator multiplayer, tem ainda os que jogar de forma esportiva. Mas de forma geral a maioria das pessoas não jogam como serviço, embora tenham muitas pessoas que gastam verdadeiras fortunas com os pacotes extras que adicionariam o fator serviço. Veja que só o fato de serem lançados anualmente com novas campanhas já mostram que não são um GAAS, pois na ideia do GAAS é ter um jogo permanente que evolui, muda se aprimora, sem que tenha que se comprar um novo jogo e muitas vezes são gratuitos vivendo unicamente do serviço oferecido no jogo, com itens, e passes de temporada....
Vejamos: Sou super fã de jogos de luta, vamos citar Mortal Kombat 11: Jogo excelente e muito divertido. Entretanto, toda hora lançam novas DLCs e, mesmo adorando o jogo, acabei deixando ele para escanteio porque parece que o jogo nunca está acabado e ele acaba consumindo meu tempo e fazendo eu gastar muito mais dinheiro. O DLC aftermath está hoje em promoção, mas mesmo assim não me animo a comprá-lo.
Sempre tive interesse em Dead or Alive 6, mas pesquisem na Live agora e botem Dead or Alive 6 na busca: o jogo tem incríveis 73 itens: desde pacotes de personagens, versões de jogos, roupas, season pass... Confesso que nem saberia como começar a comprar o jogo. Daí acabei deixando ele de lado.
Veja, voltamos ao exemplo de games de luta. Adoro esse estilo, tenho o MK11 com o primeiro Kombat Pass, além do game não gastei nada alem da expansão de personagens. pretendo gastar comprando as novas expansões em alguma promoção, e isso esta funcionando como um game qualquer pra mim, sem fator GAAS. Se gasta dinheiro para comprar itens é pq vc quer acelerar a aquisição normal destes itens dentro do game. Se jogou a campanha e o modo arcade com a leve historia de cada personagem, vc conclui o jogo, o resto é apenas fator replay que vc pode aproveitar ou não Eu jogo as torres, pego itens novos, mas não costumo usar o multiplayer. ele me da um fator replay em modo single player, no meu estilo de jogo, é uma opção.
Ele não é um game que exista ou sobreviva de serviços...
O Dead or alive 5/6 são a mesma coisa, tenho os dois. vc tem a opção free, mais voltada para um multiplayer, a versão paga com personagens básicos ou deluxe com personagens extras que podem ser comprados separadamente e tem um modo historia e outras opções de jogo extra como trial, da mesma forma que qualquer game de luta. sim ele tem centenas de DLCs estéticas, com roupas diferentes para os personagens que vc compra se quiser, mas que não mudam em nada o game em si, pra facilitar ele traz as seasson pass, mais de uma inclusive que nada mais são do que pacotes com essas DLCs na mioria esteticas, para dar um "desconto" pra quem deseja comprar varias destas DLCs, mas tudo opcional... da mesma forma que MK10/11, Injustice, Street Fighter e outros games de luta com menor sucesso.
Vivem da compra do game e de DLCs... The witcher 3 vive do game e de suas expansões, esses games de luta são a mesma coisa, nenhum deles é GAAS, embora os games de luta tenham o fator multiplayer que o The Witcher 3 não tem.
Parece que a Sony sempre investe mais nesse meu estilo, jogos single player que focam na experiência única de jogo, podendo citar The Last of Us ou até Ghost of Tsushima.
A Sony apenas se focou em algo que para ela deu certo. Ela começou investindo em jogos Single player e fez sucesso seguindo por uma linha mais cinematográfica. Funcionou algumas vezes e ela se especializou nesse publico que ela conseguiu encantar. Fez o certo para a empresa, investiu no que estava dando mais lucro sem se arriscar em outras formas que para ela seriam incestas, na questão de conseguir ter sucesso...
Até a Nintendo tem esse foco, com jogos que são referência em sua área, sem abusar de micro transações...
A nintendo sempre teve um foco mais infanto-juvenil e familiar, funcionou pra ela no passado, e ela se especializou nisso, pois para ela é o que estava funcionando como empresa, era o que mais estava gerando grana, da mesma forma que a sony faz.
A nintendo, inclusive investe menos em tecnologia e hardware no sentido que tem equipamentos mais fracos desde a era do Nintendo 64, mas para ela funciona isso, os jogos que ela se especializa para crianças e família não precisam de grandes realismo, muito menos foto-realismo, ela foca na experiência do game sempre tenta inovar na experiência do jogador, seja com controle com sensor de movimento, tablet embutido, console portátil com duas telas e tela com sensibilidade, console hibrido entre portátil e de mesa.... Ela prefere investir em hardware próprio em vez de de outras empresas (a exceção foi o switch, com hardware reaproveitado da nvidea).
Cada empresa foca em um publico, onde ela consegue melhor rentabilidade e alcance....
A microsoft teve a sorte de fazer sucesso com os multiplayers dos forza, gears e halo no 360, e isso fez ela dar um maior destaque nesta geração, tentando conjugar o single player, com o Multiplayer os loot box para o fator replay, mas nunca foram games GAAS. Algumas coisa funcionaram como os modos multiplayer e sportivos, mas outras deram errado como os loot box que foram removidos pois não estavam agradando seu publico....
Acho que GAAS pode funcionar, a exemplo do Fortinite que é uma grande febre e em especial os 99% dos games de celular que são gratuitos mas vivem do Pay to Win e seus fatores de serviço como os passes de temporadas, diamantes e outros....
Cada game tem seu publico, cada gamer tem seu estilo e preferencia.....
Mas não da pra misturar as coisas, embora as vezes sejam muito parecidas, GAAS, MMO, Multiplayer, Season Pass de expansão ou de itens por temporada, coisas diferentes as que as vezes usam nomes parecido ou mesmo iguais para finalidades diferentes....
Agora pessoalmente falndo, gosto de Single player, foco mais em games com história, e nem por isso deixo de gostar muito de Gears, forza (o FH3 pra mim é o melhor, no 4 sinto falta do modo historia, do festival horizon como campanha, mesmo com sua fraca história e motivação). Halo eu gosto, mas da história do universo, mas não sou muito fã de games em primeira pessoa, contudo estou adorando cyberpunk 2077.
Não me importo com DLCs de expansão sejam de história, expansão de mapa como no forza ou de personagens como nos games de luta. Não dou bola para itens estéticos se forem via DLC, mas gosto quando são do tipo loot dentro do game...
Não ligo e praticamente não jogo multiplayer.
Mas tenho muitos amigos e conhecidos que compra apenas um fifa e gastam só com isso, ou ficam só em gamer free como fortinite ou warframe...
vai de cada um....