[Opinião] A batalha da framerate na era das resoluções e a mudança na percepção do consumidor

O que você preferiria que no Scorpio?

  • Rodar games na máxima qualidade gráfica e em 4K nativos, mas a 30fps

    Votes: 8 12.9%
  • Rodar games em boa qualidade gráfica e resolução inferior aos 4K, mas a 60fps

    Votes: 54 87.1%

  • Total voters
    62
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Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,911
51,196
Recomendo a leitura do texto abaixo. É exatamente a minha visão sobre o equívoco da aposta nos famigerados 4k.

https://www.theverge.com/2017/6/20/15836204/xbox-one-x-true-4k-vs-ps4-pro-wrong-target

Enviado do meu Moto G (4) usando o app mobile do PXB!

Dessa reportagem:
"To be clear, neither Microsoft nor Sony are mandating that developers work on 4K output — studios are free to use the extra power to deliver better 1080p performance if that’s what they want to do. But the design and positioning of these systems makes it a lot easier and more desirable to concentrate on resolution at the expense of all else. It’ll be riskier and probably more time-consuming to work on a pristine 1080p Xbox One X release when Microsoft has pushed the “native 4K” message so strongly, even if ultimately it would make a more noticeable difference to consumers."
"Could Sony and Microsoft have made more fundamental improvements to their CPUs as well? Maybe, but almost certainly not without significant implications for compatibility."

Eu coloquei em outro post um retrospecto do que costuma acontecer quando se dá mais poder aos desenvolvedores a cada mudança de geração: eles no geral não focam em 60 fps, preferem aumentar a qualidade dos objetos na tela. Falando apenas do Xone X, pois não se aplica ao Pro: a conta do poder foi feita com base na transformação de uma experiência 1080p 60fps no One para transformá-la em uma experiência 4K 60 fps. Este foi o ponto de partida da matemática, e resultou em uma máquina que muitos consideram em um preço inacessível para consoles, mesmo que esteja subsidiada.

Eu percebo um quaaase consenso entre as pessoas que se MS e Sony obrigassem resolução, seria uma coisa muito feia por parte delas, irritaria desenvolvedores, etc. Mas se elas forçassem 60 fps, com TODAS as implicações sérias de design que isso traria, parece que estaria tudo bem (já que se um jogo não apresenta 60 fps, todos parecem culpar as fabricantes).

Se eu fosse um desenvolvedor e visse as pessoas reclamando com a Sony e MS que meu jogo não oferece suporte a 60 fps em 1080p, eu ficaria bem confortável em ignorar esses apelos.
 

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
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Recomendo a leitura do texto abaixo. É exatamente a minha visão sobre o equívoco da aposta nos famigerados 4k.

https://www.theverge.com/2017/6/20/15836204/xbox-one-x-true-4k-vs-ps4-pro-wrong-target

Enviado do meu Moto G (4) usando o app mobile do PXB!

Esse artigo acerta em cheio no x da questão. Empurrar consoles que têm foco em 4k, mas com performance sofrível (30 fps) pra atingir esse 4k e sem opção de melhorar a performance pra quem quer jogar em resolução mais baixa é um erro crasso de MS e Sony.

Dessa reportagem:
"To be clear, neither Microsoft nor Sony are mandating that developers work on 4K output — studios are free to use the extra power to deliver better 1080p performance if that’s what they want to do. But the design and positioning of these systems makes it a lot easier and more desirable to concentrate on resolution at the expense of all else. It’ll be riskier and probably more time-consuming to work on a pristine 1080p Xbox One X release when Microsoft has pushed the “native 4K” message so strongly, even if ultimately it would make a more noticeable difference to consumers."
"Could Sony and Microsoft have made more fundamental improvements to their CPUs as well? Maybe, but almost certainly not without significant implications for compatibility."

Eu coloquei em outro post um retrospecto do que costuma acontecer quando se dá mais poder aos desenvolvedores a cada mudança de geração: eles no geral não focam em 60 fps, preferem aumentar a qualidade dos objetos na tela. Falando apenas do Xone X, pois não se aplica ao Pro: a conta do poder foi feita com base na transformação de uma experiência 1080p 60fps no One para transformá-la em uma experiência 4K 60 fps. Este foi o ponto de partida da matemática, e resultou em uma máquina que muitos consideram em um preço inacessível para consoles, mesmo que esteja subsidiada.

Eu percebo um quaaase consenso entre as pessoas que se MS e Sony obrigassem resolução, seria uma coisa muito feia por parte delas, irritaria desenvolvedores, etc. Mas se elas forçassem 60 fps, com TODAS as implicações sérias de design que isso traria, parece que estaria tudo bem (já que se um jogo não apresenta 60 fps, todos parecem culpar as fabricantes).

Se eu fosse um desenvolvedor e visse as pessoas reclamando com a Sony e MS que meu jogo não oferece suporte a 60 fps em 1080p, eu ficaria bem confortável em ignorar esses apelos.

Não tem como obrigar nenhum dos dois, simplesmente porque não é possível garantir que todo jogo novo vai rodar em 4k nesses consoles novos. Os 60 fps, seriam plenamente alcançáveis na maioria dos jogos se isso não implicasse maiores custos de desenvolvimento entre um console e outro, fora o fator online que não permite diferença de frame rate.

Se houvesse essa obrigação estapafúrdia, não teríamos visto jogos como TLOU e GTA V na geração passada.

MS e Sony sempre marketearam seus consoles inflando aquilo de que eles são capazes de entregar, não mudou nada agora. Geração passada era o full HD, mas quase nenhum jogo pesado atingia essa resolução e o que se via eram jogos em 720p com os sofríveis 30 fps de sempre. Agora, com mais poder, ao invés de finalmente entregarem o 1080p a 60 fps, eles aumentam a aposta pra 4k e segue a sina de jogos tentando alcançar resoluções impraticáveis para o hardware fraco ao custo da performance.
 
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SolidSnakeNet2

Guerreiro
Outubro 27, 2015
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São Paulo
Uma coisa que eu não vi de forma fácil, é se para quem jogar em tv full hd (1080p) vai poder jogar os jogos em 1080p x 60fps em jogos que receberem update. Por exemplo, eu gostaria de jogar na campanha ou modo horda do Gears of War 4 com 60fps na campanha.
 

DinobotGP

Novato
Abril 15, 2009
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721
Belém
A maioria das pessoas agora estão dizendo que querem maior frame rate ao invés de resolução, querem performance. Ao mesmo tempo em outro tópico tem gente reclamando porque Anthem no X vai rodar com resolução dinâmica e isso não é True 4k. O mundo não sabe o que quer.
Aumentar a quantidade de pixels exige um grande esforço computacional das GPUs. Dobrar a taxa de quadros é mais complexo. Exige uma melhoria em todos os aspectos, mas principalmente do processador, onde não houve grande transformação no X.
A verdade é o que X foi feito pra rodar os jogos da mesma forma que roda no One, só que com quatro vezes mais pixels.
Acho que 4k 60fps como padrão só na pra próxima leva de consoles.

Enviado do meu SM-J105B usando o app mobile do PXB!
 
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Saci

Heimdall dos Pampas
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Abril 11, 2007
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em outro tópico tem gente reclamando porque Anthem no X vai rodar com resolução dinâmica e isso não é True 4k
Não é bem reclamação o nome daquilo. Basta ver de onde veio.

Acho que 4k 60fps como padrão só na pra próxima leva de consoles.
Lembra quando achavam que os próximos hardwares depois de One e PS4 trariam 60 fps como padrão?
Pois é, não vai vir. O poder aumenta toda vez. Mas nunca há compromisso com 60 fps. PS4 e One podiam atingir isso provavelmente se mantivessem o target de 720p pra resolução nativa. Mas Pro e One X não conseguem garantir isso mesmo que mantenham 1080p nativos, a GPU vai bem, mas a CPU, não. Se conseguirem bolar, na próxima leva, uma CPU potente e barata suficiente, pode ser que melhore. Mas eu não tenho expectativas.
 

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
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Acho que 4k 60fps como padrão só na pra próxima leva de consoles.

Enviado do meu SM-J105B usando o app mobile do PXB!

Duvido muito disso. No máximo teremos os jogos de sempre (corrida e indies) rodando dessa forma e a grande maioria presa ao passado. Isso se já não quiserem empurrar o 8k na metade da geração que vem.

E no começo da geração, dificilmente veremos jogos que façam bom uso de consoles novos, até porque eles ainda estarão presos à geração anterior pela base instalada. Vai ter muito jogo rodando a 30 fps pela desculpa do multiplayer nos consoles antigos.
 
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Schwarzz

Guerreiro
Fevereiro 18, 2008
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Isso se já não quiserem empurrar o 8k na metade da geração que vem

A gente tá chegando no ponto onde não faz mais diferença para o olho humano aumentar resolução.

resolution_chart.jpg


Eles vão ter que inventar alguma coisa para vender TV na próxima geração.

esperando marcus vir me corrigir
 
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Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
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A gente tá chegando no ponto onde não faz mais diferença para o olho humano aumentar resolução.

resolution_chart.jpg


Eles vão ter que inventar alguma coisa para vender TV na próxima geração.

Uma evolução natural hoje seria para 1440p que é padrão de muitos monitores no PC. Ficaria muito bom no upscale para tv 4k e ainda deixaria mais desempenho pra muito jogo.

4k é puro consumismo e não se justifica com nenhum argumento válido.
 
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Saci

Heimdall dos Pampas
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Eles vão ter que inventar alguma coisa para vender TV na próxima geração.

Ah, sempre tem alguma coisa. 3D, HDR, 2400 Hz, novas conexões, tecnologia do próprio painel (OLED, IPS, pontos sub-atômicos).
Alguma coisa eles inventam.
Mas não acho que 4K vá ser padrão por menos tempo do que o FullHD (que ainda É padrão em termos de base entre consumidores de tecnologia e será assim por alguns anos ainda)
 
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Schwarzz

Guerreiro
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Ah, sempre tem alguma coisa. 3D, HDR, 2400 Hz, novas conexões, tecnologia do próprio painel (OLED, IPS, pontos sub-atômicos).
Alguma coisa eles inventam.
Mas não acho que 4K vá ser padrão por menos tempo do que o FullHD (que ainda É padrão em termos de base entre consumidores de tecnologia e será assim por alguns anos ainda)

4K deve ser padrão do entretenimento por um tempo.

O que eu tinha lido é que os japoneses já querem empurrar 8k para transmissão das olimpíadas de 2020.
 

Johannes

Guerreiro
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Why Ultra HD 4K TVs are still stupid
The flood of TVs with higher resolution than 1080p is inevitable, but at typical TV sizes, quadruple the pixels makes no difference in picture quality and are not worth the extra price.
https://www.cnet.com/news/why-ultra-hd-4k-tvs-are-still-stupid/

Sempre tem o argumento de "pega uma full HD e coloca do lado de uma 4k". É uma comparação descabida porque só os modelos 4k estão saindo com novas tecnologias que seriam perfeitamente viáveis em TVs full HD. Evidente que os fabricantes não querem manter o full HD atualizado, já que é mais negócio pra ele chutar o preço do produto com a desculpa do aumento de resolução.
 
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Saci

Heimdall dos Pampas
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O que eu tinha lido é que os japoneses já querem empurrar 8k para transmissão das olimpíadas de 2020.
Lindo. Nada contra eles gravarem a fonte das imagens assim.
Mas quem vai transmitir?
Aqui não vai chegar.
 

DinobotGP

Novato
Abril 15, 2009
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Belém
A questão toda é o que fazer com essa potência disponível. É invevitável o aumento do poder computacional dos consoles. Até então existiam aspectos muito claros onde esse poder computacional deveriam ser aplicado. Na quantidade de poligonos, depois em texturas, iluminação, sombras, enfim. Os jogos foram evoluindo e de certo modo todo mundo sabia qual deveria ser o próximo passo. Acho que a questão toda agora é que não existe um concenso do que deve ser a prioridade, até porque visualmente os jogos alcançaram um nível muito alto. Qualquer melhoria visual perceptível vem ao preço de muito custo computacional e que nem sempre se traduz em melhorias reais na jogabilidade, imersão, etc.
Eu pessoalmente não sou um defensor do 4K, eu sou muito mais fan dos 60 fps. Agora, historicamente existe uma tendência dos desenvolvedores de console abrirem mão da taxa de quadros. Just Cause 3 é um exemplo claro disso. O jogo é lindo, mas no console tem momentos sofríveis. A minha pergunta é: o que custa abrir mão de um detalhe aqui ou ali para que o jogo rode liso? No PC eu facilmente abro mão de qualidade por estabilidade e acho que a maioria é assim. Talvez a maioria não se de o trabalho de medir a taxa de quadros, mas sempre busca um conforto visual, ainda que seja intuitivo.
O que eu gostaria mesmo é que os consoles me dessem a opção de configuração, mais ou menos como no PC, talvez não tão detalhada, mas onde eu pudesse escolher o que eu quero. Só não vejo isso acontecedo.
 
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Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
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Eu pessoalmente não sou um defensor do 4K, eu sou muito mais fan dos 60 fps. Agora, historicamente existe uma tendência dos desenvolvedores de console abrirem mão da taxa de quadros. Just Cause 3 é um exemplo claro disso. O jogo é lindo, mas no console tem momentos sofríveis. A minha pergunta é: o que custa abrir mão de um detalhe aqui ou ali para que o jogo rode liso? No PC eu facilmente abro mão de qualidade por estabilidade e acho que a maioria é assim. Talvez a maioria não se de o trabalho de medir a taxa de quadros, mas sempre busca um conforto visual, ainda que seja intuitivo.
O que eu gostaria mesmo é que os consoles me dessem a opção de configuração, mais ou menos como no PC, talvez não tão detalhada, mas onde eu pudesse escolher o que eu quero. Só não vejo isso acontecedo.

Não acho que abram mão, mas sim que os consoles são fracos mesmo. A CPU de todos, até dos mais recentes, é algo vergonhoso e ele sozinho puxa pra baixo o frame rate de muitos jogos, especialmente quando é mundo aberto.

Mas também há sim uns que priorizam gráficos e sacrificam a performance pra atender o público que na maioria sempre acaba achando que o mais bonito é melhor. Vide essa guerrinha tosca de resolução.
 
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