[Opinião] A batalha da framerate na era das resoluções e a mudança na percepção do consumidor

O que você preferiria que no Scorpio?

  • Rodar games na máxima qualidade gráfica e em 4K nativos, mas a 30fps

    Votes: 8 12.9%
  • Rodar games em boa qualidade gráfica e resolução inferior aos 4K, mas a 60fps

    Votes: 54 87.1%

  • Total voters
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brenicio

Guerreiro
Agosto 4, 2016
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Goiania
Bem.. 30, 60, 120 fps em 1k,2k,3k ou 4k to nem ai kkk Tenho tanto coisa pra jogar no One que por agora não penso em um scorpio, mais em um futuro não muito distante com certeza vou comprar independente da opinião de outrem.
 
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DoutorGoriBR

Ga♏erssauro
Março 27, 2007
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É chato ver que Sony e MS basicamente não ajudam na inovação com essa corrida sem sentido e é preciso a Nintendo aparecer com algo realmente diferente para que a indústria volte a buscar se diferenciar.

Até onde eu sei a MS ta inovando desde o caixão, passando pelo revolucionario 360, com rede de qualidade, serviços, conquistas, agora assinaturas, o proprio resgate de genero FPS com Halo CE, controle, multifuncionalidade, etc etc etc.

A industria de videojogos moderna esta indo pra direção de serviços inclusive, por conta justamente da MS.

O que a Nintendo ta fazendo é se diferenciar pra NÃO MORRER.
Não vai ser o caminho mainstream, sim uma opcao.

Não vai ter publico geral abandonando COD, GTA, ect e afins pra ir pra proposta da Nintendo.


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xJohnKennedy

Guerreiro
Dezembro 31, 2015
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Goiás
Até onde eu sei a MS ta inovando desde o caixão, passando pelo revolucionario 360, com rede de qualidade, serviços, conquistas, agora assinaturas, o proprio resgate de genero FPS com Halo CE, controle, multifuncionalidade, etc etc etc.

A industria de videojogos moderna esta indo pra direção de serviços inclusive, por conta justamente da MS.

O que a Nintendo ta fazendo é se diferenciar pra NÃO MORRER.
Não vai ser o caminho mainstream, sim uma opcao.

Não vai ter publico geral abandonando COD, GTA, ect e afins pra ir pra proposta da Nintendo.


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Para alguns isso significa inovação = controles destacáveis.
Ooooooooooooooohhh
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Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
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Até onde eu sei a MS ta inovando desde o caixão, passando pelo revolucionario 360, com rede de qualidade, serviços, conquistas, agora assinaturas, o proprio resgate de genero FPS com Halo CE, controle, multifuncionalidade, etc etc etc.

A industria de videojogos moderna esta indo pra direção de serviços inclusive, por conta justamente da MS.

O que a Nintendo ta fazendo é se diferenciar pra NÃO MORRER.
Não vai ser o caminho mainstream, sim uma opcao.

Não vai ter publico geral abandonando COD, GTA, ect e afins pra ir pra proposta da Nintendo.


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Inovou com o 360, mas com o One? Não mesmo.

O que pode ser inovação pra você pode não ser pra mim. Tudo que você citou não é novidade alguma nessa geração.
 
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DoutorGoriBR

Ga♏erssauro
Março 27, 2007
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Inovou com o 360, mas com o One? Não mesmo.

O que pode ser inovação pra você pode não ser pra mim. Tudo que você citou não é novidade alguma nessa geração.
A real multifuncionalidade, o gamepass, o EA acess, tudo inovação no one.

E não precisa ser inovação nem pra mim, nem pra vc.

Tem que ser para a indústria e gerar tendência real, o que ainda saberemos o impacto real em alguns anos (das do One, no caso).

O Wii tentou inovar com os motions? Sim, mas flopou miseravelmente pois não é o padrão da industria e não parece que será (vide kinect e move).
É padrão na nintendo e só

O consenso é que a Nintendo precisa correr a margem, pra não morrer

A visão da MS, que ela tentou impor de games como licença/serviço, que foi demonizada por muitos, ta descendo na goela aos poucos com a virada pra tudo digital, pras licenças temporarias de gamepass e ea acess, etc.

E tá descendo tão macio agora que ninguem ta reclamando quase.

E gamestops da vida definhando

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faelveloso

Guerreiro
Janeiro 23, 2014
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A questao nao eh o que preferimos numa E3: Jogos novos ou retro.
O que falei e repito eh que na E3 de 2015 enquanto a Microsoft trouxe p nos a retro jah funcionando( mesmo com alguns problemas ) a Sony foi e jogou no ventilador um monte de PROMESSAS de jogos que ate hj ninguem sabe e ninguem viu.
A midia lambedora foi lah e quase teve orgasmos com essas promessas.
Alguem jogou esses jogos? Curtiu? Eh bom? Os tals de fps estao fluidos?? Kkkk
Ninguem sabe pq eram soh historia pra boi dormir. Promessas para um futuro, quem sabe se nada mudar. Kkkklll
E agora esses mesmos lambedores da sony estao vendo que o MONSTRO ta chegando e comecaram a chorar sobre fps. Horas, pelo menos assuma as materias que escrevia ate 1 ano atras, que fps era tudo, e nao fique om conversinha mole agora que fps nao importa.
Falo isso para aqueles que antes ficavam com fps pra lah fps pra cah. Eu particularmente nunca liguei muito para isso mas se ligasse teria vergonha de agora estar tirando o meu da reta.
Agora imagina,só imagina se a Sony anuncia a retrô ao invés da MS??? Heim??? Como não seria e estaria a internet neste momento....

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DoutorGoriBR

Ga♏erssauro
Março 27, 2007
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Se flopar é vender mais de 100 milhões de unidades então todas empresas querem chegar ao flop kkk


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Nao adianta distorcer. Eu nem tava falando de vendas.

Flopou a tentativa de criar um padrao na industria mainsteam. Criou padrao somente pra nintendo.

Esse era o assunto. Vendas nao tem nada a ver com isso. Era inovacão.

Pode fazer uma feature, ter bilhoes em vendas, se essa caracteristica for descartada pela industria logo em seguida, a feature flopou.

Que nem a onda do VR, poderia ate vender horrores, mas nao ser incorporada no mainstream, e sumir.

O 3D pra televisão, era "inovacao" vendeu bem, mas tb foi descartada. Agora vai sumir.

Agora imagina,só imagina se a Sony anuncia a retrô ao invés da MS??? Heim??? Como não seria e estaria a internet neste momento....

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Pois é...
 
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The Herdy

VASCO
Março 1, 2011
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Nao adianta distorcer. Eu nem tava falando de vendas.

Flopou a tentativa de criar um padrao na industria mainsteam. Criou padrao somente pra nintendo.

Esse era o assunto. Vendas nao tem nada a ver com isso. Era inovacão.

Pode fazer uma feature, ter bilhoes em vendas, se essa caracteristica for descartada pela industria logo em seguida, a feature flopou.

Que nem a onda do VR, poderia ate vender horrores, mas nao ser incorporada no mainstream, e sumir.

O 3D pra televisão, era "inovacao" vendeu bem, mas tb foi descartada. Agora vai sumir.



Pois é...

Tanto criou que as concorrentes tiveram que rebolar pra seguir da forma que deu, olha a quantidade absurda de jogos que foram lançadas pra movimento.
Uma coisa é vc transformar cods e gtas da vida isso nunca vai acontecer, pode vir a revolução que for se ela for realmente grande eles não vão se encaixar, evoluem dentro do que já é criado a anos. Pra mim criar um novo padrão é quando sua ideia é comprada e milhares de jogos são lançados com essa ideia e eu tenho certeza absoluta que a Nintendo foi feliz com o que o wii deixou.
Uma hora as ideias esgotam os padrões mudam e a vida continua, sua ideia de flopar é bem diferente da minha. Nada disso que vc citou pra mim é revolução, é só a tecnologia avançando naquilo que é óbvio, o mainstream sempre será o mesmo e caminhará na mesma direção.


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DoutorGoriBR

Ga♏erssauro
Março 27, 2007
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Tanto criou que as concorrentes tiveram que rebolar pra seguir da forma que deu, olha a quantidade absurda de jogos que foram lançadas pra movimento.

Bom, tanto PS Move como Kinect foram pro limbo já no final da geração passada, e a MS quase enterra o One com a obrigatoriedade dele no inicio.
O que ficou é que a interface entre console e gamer se manteve com os manetes padrões. Sem sensor de movimento.
Inovacao ficara somente na nintendo. Sem revolucoes aqui.


Pra mim criar um novo padrão é quando sua ideia é comprada e milhares de jogos são lançados com essa ideia e eu tenho certeza absoluta que a Nintendo foi feliz com o que o wii deixou.
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A Nintendo foi. Isso eu disse. Mas a inovação é restrita a ela. Se a nintendo não inova pra se manter a margem da concorrencia, ela morre. O mainstream seguira seu rumo independente.


Uma hora as ideias esgotam os padrões mudam e a vida continua, sua ideia de flopar é bem diferente da minha. Nada disso que vc citou pra mim é revolução, é só a tecnologia avançando naquilo que é óbvio, o mainstream sempre será o mesmo e caminhará na mesma direção.
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Sim, minha escolha de palavra confundiu um pouco. Flop aqui tem uma conotação muito dramática. Mas é somente algo que criou tendencia forte e depois reduziu a um nicho, o que se aplica bem aos sensores de movimento (a não ser que o VR surpreenda)

Quanto a revolução, usei a palavra para descrever o 360. E mantenho minha opinião. Revolucionou E criou novos padrões. Trouxe para os consoles ideias e conceitos novos e alguns já correntes no PC.
 

The Herdy

VASCO
Março 1, 2011
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Eu entendi seu ponto mas não consigo concordar, até pq grandes mudanças não abrangem todo o conteúdo e o conteúdo dito main é bem imutável


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xJohnKennedy

Guerreiro
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Eu entendi seu ponto mas não consigo concordar, até pq grandes mudanças não abrangem todo o conteúdo e o conteúdo dito main é bem imutável


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Uma mudança pra ser grande deve atingir o maior conteúdo que for possível e ainda se mostrar relevante para o futuro, algumas dessas "grandes mudanças" você usa até hoje e é tão normal que parece simples como alguém tenha pensado nisso.
 
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The Herdy

VASCO
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Uma mudança pra ser grande deve atingir o maior conteúdo que for possível e ainda se mostrar relevante para o futuro, algumas dessas "grandes mudanças" você usa até hoje e é tão normal que parece simples como alguém tenha pensado nisso.

Grande que eu digo é "fora da caixa" diferente, as mudanças que abrangem os grandes AAA de hoje é mto mais a tecnologia avançando num campo já existente do que a criação de um novo tipo de jogo


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DoutorGoriBR

Ga♏erssauro
Março 27, 2007
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Uma mudança pra ser grande deve atingir o maior conteúdo que for possível e ainda se mostrar relevante para o futuro, algumas dessas "grandes mudanças" você usa até hoje e é tão normal que parece simples como alguém tenha pensado nisso.

Concordo.
Mudou muito desde como comecei a jogar nos anos 80. Mas foi tudo transição até suave e gradual.
Analizando periodos menores, nos ultimos 10 anos por exemplo, parece tudo estavel e imutavel.

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Rafaelkar

Guerreiro
Outubro 6, 2015
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São Paulo
Pois é, parece que o que eu temia nesse tópico aconteceu. Microsoft teoricamente vai cumprir os 4K nativos, mas a framerate parece esquecida novamente... O mais triste é ver a lavada que os 4K nativos tomou perante os 60fps na enquete sequer foi ouvida por nenhuma desenvolvedora, inclusive da Microsoft.

Gears 4 4K@30FPS na campanha
Destiny 2, franquia cujos sonhos de 60fps na primeira versão sempre me apareciam, a 30fps
Assassins Creed Origins a 30fps
The Elder Scrolls V: Skyrim 30fps
Forza Horizon 3 a 30fps
Crackdown 3 (esse foi triste demais, o jogo tem gráficos cartunescos meu deus do céu) a 30fps

O único game até agora que aparentemente vai mudar a resolução será o de ARK, onde vai rodar 1080p@60fps e eu não a vi ninguém dando desculpa de "incompatibilidade". Uma desenvolvedora pequena, desenvolvendo um jogo praticamente indie, foi a única que trocou a framerate do jogo. Interessante que o jogo tem vários servers diferentes, praticamente só funciona em multiplayer e, mesmo assim, conseguiram aprimorar a framerate e não teve desculpa.

Não que o console não deva ter a opção de 4K nativos com gráficos estonteantes, mas custa deixar uma opção de framerate aberta pelo menos? Eu não entendo qual a dificuldade, qual o custo de colocar pelo menos duas opções gráficas diferentes, uma prezando gráficos e outra a framerate... Não peço 2000 opções diferentes como o PC, apenas duas já estaria de bom tamanho. Simplesmente não consigo entender esses "custos extras", essa "incompatibilidade de servidores", esse bando de desculpas esfarrapadas que nós consolistas estamos sendo obrigados a ouvir como justificativa de preguiça de desenvolvedor.

Para games somente single-player e coop não há desculpas, já que essa famosa "vantagem" é vantajosa apenas para si mesmo (single) ou para todos (coop). Mas sobre as "vantagens no multiplayer", elas já não existem há muito tempo fora da framerate? Em games de luta, em games de corrida... Ou não existem controles e volantes específicos pra isso que são aceitos no multi? Ou não existe input lag e derivados que provavelmente afetam mais o gameplay do que uma framerate de 30 vs 60? Microtransações pay-to-win? Quem paga mais sempre tem algum tipo de vantagem, esse negócio de isonomia no multiplayer não existe. A não ser, claro, no caso de teclado e mouse vs controle que é uma história bem diferente.

Enfim, só não migro novamente para o PC porque já me frustrei demais com essa plataforma. Se a coisa está ruim nos consoles, ela está 10x pior no PC com jogos mal feitos, jogos saindo com atraso e jogos nem saindo como é o caso de alguns... Infelizmente acho que me frustrei por achar que esses novos consoles reuniram os pontos positivos do PC com os dos consoles. Parece uma atualização dos consoles atuais rodando os mesmos games, na mesma framerate e com o mesmo aparato de texturas e coisas do gênero, com a única diferença de ter mais pixels na tela pra fazer screenshots pra postar em fóruns e vender TVs 4K.
 

jairopicanco

Guerreiro
Junho 27, 2015
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19,135
Manaus
Framerate não vende TV nova.
;)
Sabe que hoje em dia temos mais jogos a 60fps que antigamente?
E vou mais além: nunca os jogos foram tão estáveis como hoje, em matéria de desempenho.

Os lendários jogos da era 32 bits em diante (Quake, Duke Nuken 3d, Need for Speed e cia, mal conseguiam chegar a 30fps nos consoles da época, e muitos jogos era sub 20fps com frequencia. Tem até matéria do DF mostrando o desempenho do Duke Nuken no Saturn e Ps1.
Eu mesmo lembro como era jogar o Duke nuken no ps1 rs.
Já o Shenmue no Dreamcast era fluido, mas 30fps constantes.

Outra constatação que faço é a maior ênfase e exigência de uma parcela de jogadores com essa e outras questões.
Claro, tudo faz parte do avanço da informação e do próprio desenvolvimento dos jogos, mas é sempre razoável questionar até que ponto isso é crucial na experiência geral de um jogo. O debate é sempre válido.

Hoje em dia temos numerosos jogos lindos rodando a 60fps em consoles. Na pior das hipóteses, nos é entregue 30fps sólidos.
E tudo isso aliado ao enorme avanço gráfico de 2 décadas pra cá.
 
Última edição:

The Herdy

VASCO
Março 1, 2011
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Eu acho extremamente crucial e também acho que não é nada mais do que obrigação com a tecnologia de hoje o desempenho ser melhor, pagamos por isso e muuuuito bem pago.


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