Depois de bastante tempo sem postar aqui, preciso compartilhar as minhas impressões sobre este jogo. Quem me conhece já sabe que eu sou um grande fã do primeiro Ori, então provavelmente a minha opinião é bastante parcial, mas algumas coisas mudaram um pouco esta minha visão durante o desenvolvimento de Will of the Wisps, e o principal fator foi Hollow Knight. O combate e plataforma impecáveis de HK elevaram demais a barra desse gênero. Fiz 112%, que equivale a todo o conteúdo até o lançamento da DLC Godmaster, então posso dizer que gostei bastante do que ofereceram. Então eu resolvi rejogar Blind Forest mês passado para já ir aquecendo as turbinas para o novo jogo e acabei ficando um pouco decepcionado, nem a memória afetiva conseguiu salvar a experiência. Combate péssimo, transposição de plataformas só fica agradável depois que vc libera Bash, projéteis inimigos se confundem com outras partículas ou cores do cenário. Enfim, continuava um bom jogo, mas longe de ser aquela maravilha que eu achava antes.
Mesmo assim, posso falar que as minhas impressões sobre Ori and the Will of the Wisps são excelentes!!!
Joguei no PC rodando a 2160p. Fiz o pre-load, mas segui as instruções do
@ronabs e acabei desinstalando o jogo e baixando tudo novamente para evitar bugs. Não tive nenhum problema grave, apenas o som que dava alguns estalos ou ruídos, principalmente durante as cutscenes (este bug já está listado para correção, mas eu não quis esperar, pois não estava afetando a minha experiência).
Os gráficos melhoraram muito, mantendo a arte original, que era um dos pontos fortes do primeiro jogo. A história e os personagens carismáticos, que tb já eram de alto nível no primeiro jogo, foram ainda mais explorados. Senti uma diferença na trilha sonora, não necessariamente para pior, mas menos intensa em vários pontos. Uma abordagem diferente, mas ainda excelente. Traversal logo no início do jogo melhorou bastante e vc consegue bem rápido novas habilidades que deixam o personagem muito mais ágil. Eles não chegaram a refinar a jogabilidade, mas encurtar o tempo que se leva até encontrar essas habilidades resolveu o problema.
Agora, a questão mais importante: o combate. Logo no início, quando vc encontra aquela tocha, minha primeira experência foi PÉSSIMA. Eu completei o jogo no Hard e tenho quase certeza que o hitbox daquela tocha está com problemas. Levei umas 10 tentativas para passar daquele primeiro inimigo (tipo um gato selvagem, não sei o nome) pq não queria passar apenas na sorte, queria encontrar o ponto certo de contato entre os hitboxes da tocha e do inimigo. Bom, acabei desistindo. kkkkkk. Felizmente, logo após nós já recebemos a Spirit Edge e o jogo muda COMPLETAMENTE. O combate ficou uma delícia depois disso, conseguindo até mesmo rivalizar com HK em alguns momentos (mas nem todos). Só um comentário: a habilidade Spike é MUITO overpowered, espero que corrijam isso no futuro. Além disso, dá pra passar o jogo inteiro apenas usando Spirit Edge e Spirit Smash, então a variedade de habilidades de ataque acaba não fazendo tanta diferença.
Uma única reclamação, mas talvez seja só minha: na parte final, onde vc precisa usar bastante aquela habilidade de cavar na areia (sem spoilers), eu tive muitos problemas com o cursor azul (que indica que vc pode apertar o botão para lançar Ori perfurando a areia) sem aparecer e tb para direcionar o personagem quando ele saltava para fora da areia.
Finalizando, Ori and the Will of the Wisps consegue melhorar em absolutamente todos os aspectos quando comparado com Blind Forest. Foi muito bem recebido pela mídia e espero que a recepção do público seja ainda melhor, pois a Moons Studios merece, fizeram um trabalho excepcional e ouviram as reclamações e comentários da comunidade. Pra quem curte o gênero, é um jogo essencial.
Nota: 95