Não sei se é caso de estar certo ou errado. É uma estratégia, uma direção que a empresa julga ser melhor para o seu modelo de negócio. Só o tempo dirá se a direção foi acertada ou não. A MS está mudando a prioridade de suas franquias e tudo isso que estamos vendo são as dores do parto desse processo. Fica cada vez mais claro que Sony e Nintendo (talvez até mesmo pela cultura japonesa dessas empresas) focam em IPs exclusivas que priorizam a experiência SP como ponto central (Horizon, Zelda, Uncharted, Mario...). Outro ponto é que nenhuma dessas duas empresas nipônicas está interessada em cumprir calendário. É super comum elas lançarem trailers e gameplays de jogos sem qualquer tipo de data atrelado à eles. Os jogos dessas empresas vão sair quando estiverem prontos! E é isso! Piadinhas de 2014 e 2015 de que PS4 não tem jogo é por causa dessa cultura da empresa, "o jogo vai sair quando estiver pronto, e nenhum momento antes".
Por outro lado, a MS quer focar mais nos IPs exclusivos que priorizam jogos como serviços e de preferência com forte apelo MP (ou pelo menos co-op). Junto à isso, existem claros indícios que (até mesmo por terem poucos estúdios próprios) a MS não pode se dar ao luxo de atrasar jogos que precisam de mais tempo. Caso contrário ficará sem lançamentos exclusivos em datas importantes, como festividades de fim de ano por exemplo. Então ainda que o jogo precise ficar um pouco mais no forno antes de ver a luz do dia, mas a MS precisa cumprir calendário e o jogo está jogável e aceitável na maior parte, ela lança. Caso claro de Recore. De maneira alguma é um jogo ruim, mas fica claro que ele foi lançado com falta de polimento geral, seja nos controles que não são exatamente 100% corretos, os ambientes secões e sem muitos detalhes, gameplay derivativo e repetitivo etc. É conhecido que Fable 4 já tinha história, design e estava em estágios iniciais de produção pela Lionhead. Fable Legends virou o que virou por determinação da MS que optou por desfigurar completamente sua antiga franquia SP para virar jogo MP de 4v1 porque era a febre do momento (Evolve da Turtle Rock, Shadowlands da Bioware). E isso NUNCA da certo: pegar um jogo e transformá-lo em algo completamente diferente. Pergunta para a EA se ela teve boa resposta ao trazer de volta Syndicate (um jogo de estratégia) como um jogo de tiro de primeira pessoa. Aliás, não é de hoje que Fable é o saco de pancadas da MS. Vai um Fable Journey aí? Alguém? Ninguém? A mudança de foco também responde pelos problemas de Ś̶̼̟̩͓̳̼̲̺͙͔͔̼̫̼̺̫̫͚͕͕͇͋͊͆͗̑͛͌́̈́́͗̂̂̕͜͝͝͝ͅc̷̢̨̹̳͈̮̳̝̝͖̘̣͔̝̝͒͋̿̍͂̿̈́͛a̷͔̜̬̰͖͓͔̦͉̖̗̠̱̦͚̒͗̊̊̐̃̐́́̋͐̿̓͑̀̑̆͒͝ͅl̵̨̙̝̱͔̞͖͓̼͎̘͉̯͇̫̭̓̒̿ę̶̢̛̛̩̦̬͇͕͚̠̬̫̪̻̼̪͉̼̱̤͛̃̔̊̂͐̓̽̈̿̅̀͒̀̓́̕̕̕͘͜͜͜͝͠b̴̧̲̘̘̟̠̺͖̟̽̓́̚͘o̷̢̠̻̱͌̓̂͋̇̓̑̋̿̒͑͌͌̈́̀̈́͋̚̚͠͝͠͝u̸̧̻͈̠͕̳͖̤͙̠͈̪̰͈̺̯̼̠͈͆̽́͌̉́͊͛̚͜͜ṅ̵̨̛̝̹̪̤͎̥͎̱̼͇̝̭̙͝ͅḓ̷̢̢̳͖̖̠̣̲̖̣̖̱̜͍̮̙͍͇̤̊͐̆̈́̀̿̏̆̓̐̚͘͝. Se você ver o primeiro trailer de gameplay do jogo e o último, parecem ser games completamente diferentes. A ideia original da Platinum era um jogo SP de ação frenética, algo que eles sabem fazer muito bem (Bayonetta, Nier, Metal Gear Rising, Vanquish...), e ao longo dos anos eles tiveram que adequar o projeto ao que a MS tinha em mente - um jogo CO-OP mais focado em MP.
Não é por acaso que na santíssima trindade da MS - TODOS - os jogos são fortemente embasados em experiências MP. É a visão central da companhia. Mesmo em Ryse teve que colar um modo MP para justificar o investimento. Com recepção abaixo do esperado nas suas tentativas exclusivamente SP como Sunset Overdrive e Quantum Break, eu ficarei verdadeiramente surpreso se a MS não abandonar (ou ao menos reduzir bastante) exclusivos SP no futuro. Veja os exclusivos deste ano: Gigantic é um MOBA, Crackdown 3 é Co-Op/MP, Sea of Thieves é um MMO, e até mesmo State of Decay 2 que no 1° era SP passará a ser uma experiencia MP (só não se sabe se será MP estilo Dark Souls ou estilo The Division). Não há nada de certo ou errado com a estratégia dessas empresas, tudo depende do seu gosto pessoal. Para alguém que prefere mais experiências SP a Nintendo e Sony estão fazendo um trabalho melhor, mas para quem prefere co-op e MP a MS é o caminho óbvio.