[quote1361816473=Dornish]
[quote1361815692=dlm1982]
Continuo não entendendo a birra de alguns com jogos de aventura, FPS ou TPS lineares.
Parece que só o que presta são jogos open world etc e tal.
Uncharted 2 ainda é o melhor jogo de console da geração e é totalmente linear. Isso não tira o mérito do jogo. Essa é a proposta dele e assim que deve ser encarado. Não é todo jogo que deve ser dada liberdade extrema. Vide Skyrim, de que de tão aberto as possibilidades se tornou um jogo "sem final" com o se char podendo fazer de tudo em um único gameplay, mas que isso implique em diversas incongruências dentro da narrativa.
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Cara, gosto é gosto. Não importa se a "critica especializada" diz que tal jogo é o melhor que todo o resto da humanidade vai gostar do mesmo modo.
São tantos elementos que caracterizam se um jogo é bom ou ruim que para diferentes pessoas, diferentes elementos tem mais ou menos valor.
Forçar uma percepção no publico ou então desqualificar uma opção é pedantismo e faz mal para a industria.
É ótimo que existam legiões de jogadores de FIFA ou CoD. Jogos de genero só existem porque outros podem garantir a rentabilidade do mercado.
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Thadeu, vc não entendeu o que disse e só pq leu Uncharted no post já veio mimizando. O que estou dizendo é que para um jogo ser bom não importa se ele é linear ou não. O que conta é o conjunto da obra
Independente do que a "crítica especializada" diga, Uncharted é um bom jogo. Assim como Rayman Origins, como Gears Of war, God of war e etc são bons jogos. O que eles tem em comum? são lineares e foram pensados para serem lineares. De outra forma a narrativa seria prejudicada.
o Fato é que tem gente que espera que todo jogo tenha decisões que mudem o final do jogo. QWue tenham 565 modos de se passar pela fase. Que todo jogo tinha que ser mundo aberto e etc e tal, caso contrário menospreza o jogo, diz que não vale o quanto pagou e etc.
Claro que de um jogo como Mass Effect, The Witcher e etc se espera quilos de opções de escolha, de mudança de runmos, de se concluir as quests de n formas possiveis.
Mas um jogo como Tomb Raider não. Ele foi desenvolvido e pensado para ser realmente linear. simples assim. E isso não tira a qualidade dele e nem de todos outros tantos jogos lineares.
Agora, se o gameplay é curto e etc., cabe a crítica nesse ponto. Mas tem jogos que simplesmente por se dar tanta opção, o foco na narrativa se perde. Vide Far Cry 3, o jogo que mais gostei em 2012. Mas se vc for analisar bem, o senso de liberdade que ele te dá é inompatível com a trama, que é de resgatar o mais rápido possivel seus amigos. Vc pode ficar infinitamente caçando, em busca de tesouros e etc, sem ter depois de 60 horas de gameplay cumprido uma missão principal. Isso tira o foco do jogo e do que eu mais aprecio em games, que é jogar para terminar a história. Ver o final do "filme".
Mas claro, gosto é que nem bunda, cada um tem o seu.
PS: e só pra vc ficar estressadinho Thadeu, U2 pode não ser o melhor jogo para vc, mas ainda é o mais premiado jogo de console da geração e isso é algum indicativo não acha? ou a sony enganou todo mundo???