Esses são os jogos planejados para 2024:Esse é o problema de viver no passado.
Hoje a estratégia é outra. A pegada é diferente. A MS não quer concorrer com isso, isso não importa. Aceitem que dói menos.
Agora sério: se 2024 a coisa não andar, esquece.
Tem
1. Hellblade
2. Awoed
3. Clockwork
4. ????
Mais um (se o 3 foi realmente confirmado) e eles começam a cumprir a promessa
- ARA: History Untold (PC);
- Avowed;
- Microsoft Flight Simulator 2024;
- Senua's Saga: Hellblade 2;
- Towerborne.
Agora falando mais sério.
Houve uma época em que a Microsoft realmente precisava adquirir estúdios e fortalecer a sua estrutura first party, por dois motivos:
- Com o Game Pass, é preciso ter conteúdo frequente e de qualidade para manter assinaturas longas, e ficar na mão de acordos externos não é um bom negócio já que as empresas podem crescer o olho, tornando o serviço mais difícil de se sustentar;
- A Microsoft sabe que o Xbox dificilmente vai encostar em PlayStation e Nintendo em popularidade, é duro mas é uma realidade que torna mais fácil para alguns estúdios e publishers simplesmente pularem o Xbox, seja por vontade própria ou por acordos de terceiros. Afinal, é a menor base instalada, se for pra cortar alguém pra economizar recursos ou limitar o alcance de jogos com exclusividades definitivas/temporárias, que a menor parte do bolo fique de fora. Então, é bom se mexer pra garantir que alguns jogos/equipes não corram o risco de ficar indisponíveis no futuro por conta disso.
A adição da Activision Blizzard King colocou uma força de trabalho imensa à disposição, com 14 novos nomes (incluindo Blizzard e King, que possuem diversas equipes distintas dentro delas), mas foi algo muito mais de oportunidade do que necessidade. Apareceu a chance, fazia sentido porque o Xbox tem planos de expandir sua participação nos mercados mobile e PC, mas a ideia inicial não era já começar comprando a maior publisher independente do planeta. Surgiu, fechou, show de bola.
A única parte que fica faltando agora, na trinca que a empresa tinha como objetivo para crescer (PC, mobile e Japão) é o Japão. O Xbox tem a Tango como first party e uma parceria com a Kojipro pra OD, tem a ex-Sony Mena Sato Kato atuando para estreitar parcerias locais, mas parece ser pouco para os objetivos de se fortalecer de verdade como uma plataforma viável para os desenvolvedores. Se forem comprar alguma coisa em 2024, acredito que venha de lá e não acredito que tentem comprar uma publisher grande (Bandai, Capcom, Koei, Sega, Square), tanto pelo estresse recente com a Activision como por muitas delas terem questões difíceis internas, como algumas ainda serem controladas pelas famílias fundadoras ou possuírem negócios alheios a games (parques, hotéis, estúdios de animação, etc.).
Se forem comprar alguma coisa, seguindo a lógica de fortalecer aquele tripé, vai ser algum estúdio, e aí a lista de gente disponível e interessante é enorme: Arc System Works, CyberConnect2, Falcom, Level-5, Platinum, Spike Chunsoft, Vanillaware. Dependendo de quem for, vai ser bem legal de acompanhar qual vai ser a abordagem: tornar os futuros jogos exclusivos de Xbox (o que acho que causaria uma revolta muito grande) ou seguir como multiplataforma, apenas garantindo a presença de seus jogos no Xbox + Game Pass.
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