Qual estúdio/publisher você quer que a Microsoft compre em 2024?

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,574
75,538
Rio Grande do Sul
Esse é o problema de viver no passado.
Hoje a estratégia é outra. A pegada é diferente. A MS não quer concorrer com isso, isso não importa. Aceitem que dói menos.

Agora sério: se 2024 a coisa não andar, esquece.
Tem
1. Hellblade
2. Awoed
3. Clockwork
4. ????

Mais um (se o 3 foi realmente confirmado) e eles começam a cumprir a promessa
Esses são os jogos planejados para 2024:
  • ARA: History Untold (PC);
  • Avowed;
  • Microsoft Flight Simulator 2024;
  • Senua's Saga: Hellblade 2;
  • Towerborne.
Clockwork Revolution não tem previsão de lançamento ainda.

Agora falando mais sério.

Houve uma época em que a Microsoft realmente precisava adquirir estúdios e fortalecer a sua estrutura first party, por dois motivos:
  • Com o Game Pass, é preciso ter conteúdo frequente e de qualidade para manter assinaturas longas, e ficar na mão de acordos externos não é um bom negócio já que as empresas podem crescer o olho, tornando o serviço mais difícil de se sustentar;
  • A Microsoft sabe que o Xbox dificilmente vai encostar em PlayStation e Nintendo em popularidade, é duro mas é uma realidade que torna mais fácil para alguns estúdios e publishers simplesmente pularem o Xbox, seja por vontade própria ou por acordos de terceiros. Afinal, é a menor base instalada, se for pra cortar alguém pra economizar recursos ou limitar o alcance de jogos com exclusividades definitivas/temporárias, que a menor parte do bolo fique de fora. Então, é bom se mexer pra garantir que alguns jogos/equipes não corram o risco de ficar indisponíveis no futuro por conta disso.
Essas duas questões foram bem supridas com as compras de estúdios em 2018 e 19 e com a ZeniMax em 2020. Além disso, os esforços da Microsoft em se aproximar de desenvolvedoras japonesas que pulavam o Xbox "porque sim" (Yakuza, Persona, Guilty Gear, BlazBlue, Octopath Traveler, etc.) ajudou a melhorar a imagem da marca, de ser uma plataforma menos ocidentalizada e que também supria a necessidade de trazer mais jogos orientais - alguns, encontrando um público fiel na plataforma, como os Yakuza/Like a Dragon.

A adição da Activision Blizzard King colocou uma força de trabalho imensa à disposição, com 14 novos nomes (incluindo Blizzard e King, que possuem diversas equipes distintas dentro delas), mas foi algo muito mais de oportunidade do que necessidade. Apareceu a chance, fazia sentido porque o Xbox tem planos de expandir sua participação nos mercados mobile e PC, mas a ideia inicial não era já começar comprando a maior publisher independente do planeta. Surgiu, fechou, show de bola.

A única parte que fica faltando agora, na trinca que a empresa tinha como objetivo para crescer (PC, mobile e Japão) é o Japão. O Xbox tem a Tango como first party e uma parceria com a Kojipro pra OD, tem a ex-Sony Mena Sato Kato atuando para estreitar parcerias locais, mas parece ser pouco para os objetivos de se fortalecer de verdade como uma plataforma viável para os desenvolvedores. Se forem comprar alguma coisa em 2024, acredito que venha de lá e não acredito que tentem comprar uma publisher grande (Bandai, Capcom, Koei, Sega, Square), tanto pelo estresse recente com a Activision como por muitas delas terem questões difíceis internas, como algumas ainda serem controladas pelas famílias fundadoras ou possuírem negócios alheios a games (parques, hotéis, estúdios de animação, etc.).

Se forem comprar alguma coisa, seguindo a lógica de fortalecer aquele tripé, vai ser algum estúdio, e aí a lista de gente disponível e interessante é enorme: Arc System Works, CyberConnect2, Falcom, Level-5, Platinum, Spike Chunsoft, Vanillaware. Dependendo de quem for, vai ser bem legal de acompanhar qual vai ser a abordagem: tornar os futuros jogos exclusivos de Xbox (o que acho que causaria uma revolta muito grande) ou seguir como multiplataforma, apenas garantindo a presença de seus jogos no Xbox + Game Pass.
 
Última edição:

Tauguro

I've been waiting for this
PXB Gold
Outubro 25, 2017
8,410
13,694
Rio de Janeiro
Esse é o problema de viver no passado.
Hoje a estratégia é outra. A pegada é diferente. A MS não quer concorrer com isso, isso não importa. Aceitem que dói menos.

Agora sério: se 2024 a coisa não andar, esquece.
Tem
1. Hellblade
2. Awoed
3. Clockwork
4. ????

Mais um (se o 3 foi realmente confirmado) e eles começam a cumprir a promessa
Foi só um tópico pra descontrair, relaxa um pouco e respira ?
 

leandromede

Guerreiro
Maio 1, 2017
713
930
Se for pra brincar pode trazer a parte ocidental da Square Enix que foi pra Embracer, Warner Bros com tudo que tem hoje.
Queria alguns estúdios indies porque é um pedaço muito promissor, podia começar com a Moon.

Agora sobre o meu desejo estou plenamente satisfeito, o Xbox tem muito mais apoio hoje que na geração passada sobre as thirds, e dá pra fazer conteúdo próprio que eu nunca vou conseguir dar conta de jogar.
 

Lightwarrior8

Xbox Gamepass , vê se me dá um tempo....
PXB Gold
Fevereiro 9, 2019
8,833
18,340
Juiz de fora
Quem diria que iríamos sair daquela febre de " qual vai ser a próxima compra ", para, " acho que já está bom, vamos apenas aguardar os jogos".

Na real eu também estou de boa, seria legal assim, um caso de algum estúdio que têm potencial mas não está tendo recursos. Um estúdio criativo, com boas IP's mas que está jogado de lado.

Neste caso, a Crystal Dynamics seria a minha escolha. Tomb Raider é uma IP muito forte para ser abandonada, já no Japão eu arriscaria na Platinum. Eles parecem ter potencial, mas estão sempre correndo atrás de grana, e sem a tranquilidade para apostar na criatividade.
 

jairopicanco

Guerreiro
Junho 27, 2015
8,252
19,033
Manaus
Querer querer mesmo, nenhum, já que tem mais estúdio do que jogo efetivamente lançado.
Creio que as atenções estejam mais voltadas em ter lançamentos de alto nível, além de uma boa comunicação.
Mas que é legal acompanhar todo o embróglio que envolve a aquisição de uma publisher grande, isso é.
 

patriciocarval

Guerreiro
Outubro 9, 2014
241
340
Garanhuns - Pernambuco - Brasil
Crystal, Eidos Montreal, Asobo e Frictional Games.
Dos estúdios menores sou muito fã da Supergiant e da Team Chery, porém acredito que ambos estarão melhores como independentes mesmo, não vejo necessidade de aquisição deles.
Na verdade nenhuma.
Gostaria que MS fizesse o uso correto dos estúdios que tem e com isso lance mais jogos, porque isso é o mais importante.
 

Macedo992

Jogador
Maio 27, 2023
184
196
Brasil
sim ué, se outras empresas grandes também compram estúdios, e pq não a ms? isso é briga de peixes grandes. e á vantagem de comprar elas, vc não precisa se submeter a umas exigências bizarras pra ter uma exclusividade já que MS não tem a benção da Sony e Nintendo.
O foco da empresa não é exclusivos, mas sim o jogo ir para o gamepass, se ela administrar bem os estúdios que já possui, já é mais do que suficiente.
A questão é que a administração dos estúdios tá bem estranha e com a activision entrando isso vai se complicar mais, prefiro que ela não transforme uma remedy ou asobo numa arkane austin ou turn10/343i.
 
  • Curtir
Reações: Nerd Guapo

Rafaelkar

Guerreiro
Outubro 6, 2015
4,966
10,613
São Paulo
É normal que algumas pessoas recebam a compra de um estúdio com indiferença hoje. Das primeiras aquisições, de 2018 pra cá, a Microsoft provou três coisas: comprar estúdios não significa necessariamente mais jogos, jogos melhores ou jogos exclusivos. E há exemplos abundantes para as três coisas.

Infelizmente eu acredito que ainda há muita gente incompetente liderando a XGS, de verdade. Gente que não entende de videogame, que se você coloca Redfall e Prey lado a lado, concluem ser a mesma coisa: produtos para o Game Pass. Videogame não é só arte, liberdade, deixar o estúdio fazer o que quer. É também técnica, é processo, é dinheiro, suor, e isso exige um bom planejamento e liderança.

Lembro há pelo menos uns 3 ou 4 anos de uma discussão, que aconteceu nas primeiras aquisições, sobre a XGS criar uma cultura interna de criação de jogos, sedimentar as bases processuais, o controle de qualidade, compartilhar know-how entre estúdios, metas e planejamento, enfim, tornar a XGS real. Algo que a Playstation, por ser muito mais antiga, é referência. Só que hoje, 6 anos depois, a impressão é que eles continuam absurdamente distantes desse objetivo, sendo a XGS um retalho de diversos estúdios fazendo o que querem e quando querem. Talvez até pior: os tradicionais pedigrees do hardware Xbox, como a Turn10, 343i e The Collition, entregaram jogos muito abaixo em termos de qualidade e técnica do que era feito lá atrás e/ou com atrasos bizarros. Talvez até o que tinha ali, documentadinho, foi perdido.

E o resto a gente já sabe, cada vez mais displicentes, divagando sobre mobile, Cloud, "todas as telas", quando o produto de fato são os jogos, sejam eles na Xbox, Playstation, PC, Mobile, geladeira. Eu não tenho dúvidas de que, nesse ritmo, a coisa vai acabar mal. O ritmo de lançamento e qualidade de alguns estúdios têm demonstrado que existem executivos mandando e desmandando sem nunca ter jogado nada.
 

Asprobocop

Guerreiro
PXB Gold
Setembro 27, 2019
2,556
4,437
Farroupilha
Acredito que eles tenham interesse mas não vai fazer tão logo. Não até o processo da abk estar 100% finalizado e a poeira baixar.
Nos últimos anos o xbox ganhou uma importante gigantesca pra MS, desde sua existência era visto como o patinho feio, hoje é visto como uma peça fundamental para o futuro da companhia.
Se não fossem esses problemas com os órgãos ela iria direto na Sega.
O que ela pode fazer por hora é criar uma estrutura para melhorar o suporte e controle de qualidade nos mais de 30 estudios que ela tem.
Equipes responsáveis por questões técnicas e de qualidade seriam de fundamental importância. Assim ela evita quebrar calendários de lançamentos e catástrofes como Redfaall ou jogos que, apesar de bons, não sofram com downgrades ou tantas melhorias como Forza Motorsport.
 

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Guerreiro
PXB Gold
Dezembro 10, 2023
300
847
Hell
Estou bem de boa com a quantidade de jogos first, ao contrário de 2022, que foi fraquíssimo. Se a Microsoft mantiver o nível de lançamentos que tivemos em 2023, não terei do que reclamar. Em 2023 tivemos:

- Forza Motorsport
- Starfield
- Redfall
- Hi-Fi Rush
- Minecraft Legends
- Versão Xbox do Age of Empires IV
- Versão Xbox do Age of Empires II DE
- Versão Xbox do Ghostwire Tokyo
- Quake 2 Remaster e GoldenEye (port)

Se for considerar a ABK, que estará na equipe no próximo ano, dá pra incluir Cod MW3, Diablo IV e Crash Team Rumble.

Pra 2024 tem anunciado:

- Towerborne
- Hellblade 2
- Flight Simulator 2024
- Ara: History Untold (exclusivo PC)
- Avowed

Claro, fora os que ainda serão anunciados. Já tem rumores de que em 2024 teremos um Cod Gulf War, por exemplo. E tem o ano inteiro pra anunciarem mais algum jogo pra 2024.

Se mantiver nesse ritmo, tá ótimo pra mim. E pela quantidade de jogos anunciados e jogos de rumores, dá pra manter tranquilamente.
 
Última edição:
  • Curtir
Reações: Shivan e Asprobocop

jackzsul EX

Guerreiro
Março 10, 2014
3,071
2,586
É normal que algumas pessoas recebam a compra de um estúdio com indiferença hoje. Das primeiras aquisições, de 2018 pra cá, a Microsoft provou três coisas: comprar estúdios não significa necessariamente mais jogos, jogos melhores ou jogos exclusivos. E há exemplos abundantes para as três coisas.

Infelizmente eu acredito que ainda há muita gente incompetente liderando a XGS, de verdade. Gente que não entende de videogame, que se você coloca Redfall e Prey lado a lado, concluem ser a mesma coisa: produtos para o Game Pass. Videogame não é só arte, liberdade, deixar o estúdio fazer o que quer. É também técnica, é processo, é dinheiro, suor, e isso exige um bom planejamento e liderança.

Lembro há pelo menos uns 3 ou 4 anos de uma discussão, que aconteceu nas primeiras aquisições, sobre a XGS criar uma cultura interna de criação de jogos, sedimentar as bases processuais, o controle de qualidade, compartilhar know-how entre estúdios, metas e planejamento, enfim, tornar a XGS real. Algo que a Playstation, por ser muito mais antiga, é referência. Só que hoje, 6 anos depois, a impressão é que eles continuam absurdamente distantes desse objetivo, sendo a XGS um retalho de diversos estúdios fazendo o que querem e quando querem. Talvez até pior: os tradicionais pedigrees do hardware Xbox, como a Turn10, 343i e The Collition, entregaram jogos muito abaixo em termos de qualidade e técnica do que era feito lá atrás e/ou com atrasos bizarros. Talvez até o que tinha ali, documentadinho, foi perdido.

E o resto a gente já sabe, cada vez mais displicentes, divagando sobre mobile, Cloud, "todas as telas", quando o produto de fato são os jogos, sejam eles na Xbox, Playstation, PC, Mobile, geladeira. Eu não tenho dúvidas de que, nesse ritmo, a coisa vai acabar mal. O ritmo de lançamento e qualidade de alguns estúdios têm demonstrado que existem executivos mandando e desmandando sem nunca ter jogado nada.
preciso e cirúrgico. Muito boas as colocações.
Falava ontem esse a situação da T10 num grupo de Forza. Pessoal tá até gostando do jogo, mas é unânime lá que esse último Forza é o pior lançamento deles. E como vc bem colocou outros estúdios que eram "orgulho" da comunidade hoje parecem estar batendo cabeça.
 

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)