Square Enix diz que jogos como serviço serão o futuro da indústria.

Coruja

Guerreiro
Junho 17, 2014
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Já não é de hoje que a gente escuta essa história... eu particularmente estou de boas com isso. Creio que muita gente tem certa aversão a ideia por achar que ela vai substituir de imediato o "modelo" que nós temos atualmente. Esse "futuro" já vem chegando aos poucos ai, devagarinho, sem colocar a carroça na frente dos burros.

O mercado de jogos é vasto para cacete, um oceano de consumidores com gostos distintos... creio que ainda vai continuar tendo games que agradem a todos os perfis de jogadores.
a ideia eh excelente, mas como eu disse ai em cima, ela tem seus "porens" e com esses "porens" acaba nao sendo um bom modelo pra ser usado hoje em dia

se os jogos capados custassem R$100 e ai a pessoa gasta mais R$100 de DLC pago, premium, etc, ia ser uma coisa excelente pq a pessoa vai ta pagando um preço justo pelo o que ela ta levando. Mas querer fazer igual esses jogos atuais tao fazendo (BF1, Titanfall 2, etc) de cobrar R$250 na versao basica do jogo capado e ainda mais R$150 so de DLC / season pass chega a ser uma grande sacanagem
 

Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
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Não é doutrinação, infelizmente pra você é o que o "povo" escolheu - política feelings - o sucesso estrondoso de jogos como Destiny, The Division, Overwatch, e sem contar os MOBA's não deixam dúvidas nas mentes dos investidores do mundo inteiro.

Jogos já são serviços há bastante tempo. Se estão se referindo apenas aos shooters MMO recentes, eles são novidade apenas nos consoles, mas o modelo de negócios já é velho. MOBAs estão há aí há anos, junto com F2P, freemiuns, etc. Esses modelos vieram dos smartphones e PC. Até os MMORPGs se adequaram a isso, mas por esse motivo passaram a existir menos jogos single e no modelo tradicional? A meu ver não, até porque tenho mais de 60 jogos do meu interesse na minha lista e nenhum deles segue esse modelo de serviço.

Quem não gosta desse modelo, vai continuar tendo muito o que jogar.
 

CaptainXbox

Guerreiro
Março 13, 2017
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São Paulo
Só falou o óbvio igual o Phil disse. Aceitem ou não, pelo andar da carruagem o futuro é esse, e a tendência é crescer cada vez mais. Olha o GTA Online que é mais jogado que o próprio GTA V. Quem diria que o jogo online do GTA fizesse sucesso assim? E isso influenciou no Red Dead Redemption 2 de uma forma muito bruta podem anotar quem quando o RDR2 for lançado teremos um leve foco no Online.

A única empresa que eu vejo que anda contra o mar é a Sony que só está apostando em jogos Single. Ela nem precisa se preocupar com isso, considerando que seus consumidores compraram seu produto justamente pra jogar jogos focados no Single, mas enfim... vamos ver esse Gran Turismo Sport se tenta quebrar esse "tabu" de jogo online que faz sucesso para a Sony.

É muito simples, é só ver o blockbusters mais vendidos da geração e só vemos jogos multiplayer, com algumas exceções como Batman Arkham Knight e The Witcher 3. Eu só espero que isso não influencia diretamente em jogos que o foco sempre foram o Single como eu disse no caso do Red Dead 2, façam uma experiência boa na campanha e não foquem só no Multiplayer.
 

Morts

Guerreiro
Agosto 21, 2009
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Cotia
Eles vão tentar de qualquer forma empurrar essa tendencia para nós.
Imagina que lindo, lança um jogo incompleto com preço cheio e vai adicionando coisas no decorrer do tempo, em 10 anos vc terá o jogo completo e ja terá gastado uns 500 reais de DLC.
 

Max

Em Abstinência ?
PXB Gold
Janeiro 19, 2011
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Rio Grande do Sul
Não confundam jogos online como único meio de serviço. Tem muito jogo multiplayer que não é um serviço. Um jogo single também pode se tornar um serviço.

Quem cria o serviço é a plataforma, a produtora e a forma que esse jogo vai ser entregue ao consumidor final. E eu acho que é esse o ponto que as produtoras estão analisando.

Elas não estão dizendo que vão deixar de fazer jogos single, pelo contrário. O modo de consumo está mudando pessoal, existem serviços que provam isso, e as produtoras estão extremamente certas de já estarem planejando como vão entregar seus jogos futuramente e transformar essa experiência cada vez melhor para o consumidor.
 
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Schwarzz

Guerreiro
Fevereiro 18, 2008
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Lembra o papo do ano passado de por que os jogos ocidentais da Square estavam tão estranhos.





Basicamente Square vem tentando fazer isso em especial com jogos ocidentais.

Por algum motivo Rise of the Tomb Raider tem micro transações.

Just Cause 3 era pra ser na verdade um jogo 100 multiplayer, por isso ele parece um jogo tão vazio.

Hitman virou episodico e a gente sabe como isso deu certo pra IO.

FFXV tem cacetada de DLC e o jogo ainda está sendo terminado, vamos ter carro offroad em algum momento desse ano ainda.

FFVII R vai ser quebrado em multiplos jogos.

Enquanto isso Players Unknow Battleground, um jogo feito com troco de bala está chegando perto de vender 2 milhões.
 
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Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
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Não confundam jogos online como único meio de serviço. Tem muito jogo multiplayer que não é um serviço. Um jogo single também pode se tornar um serviço.

Quem cria o serviço é a plataforma, a produtora e a forma que esse jogo vai ser entregue ao consumidor final. E eu acho que é esse o ponto que as produtoras estão analisando.

Elas não estão dizendo que vão deixar de fazer jogos single, pelo contrário. O modo de consumo está mudando pessoal, existem serviços que provam isso, e as produtoras estão extremamente certas de já estarem planejando como vão entregar seus jogos futuramente e transformar essa experiência cada vez melhor para o consumidor.

A confusão é porque o conceito é bem amplo. Se for considerar tudo serviço, então qualquer jogo comprado por download é serviço já que você depende de uma autenticação do servidor pra iniciar o jogo. É assim no PC (Steam, Origin, Uplay), no Xbox One e no PS4.

A meu ver, o que interessa nessa discussão é o tipo de jogo feito pra durar e render dinheiro para a publisher via DLCs, microtransações, season pass, etc. E o fator online é determinante aí quando você só pode jogar online. Não é o mesmo que um TR ou Deus Ex MD que têm microtransações, mas você pode desprezar todas elas e jogar off.
 

Felipe fms

Go to hell, for heaven's sake
Março 23, 2011
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Rio de Janeiro
Enquanto isso Players Unknow Battleground, um jogo feito com troco de bala está chegando perto de vender 2 milhões.

E isso porque o jogo está em early access, com performance sofrível.

Interessante ver como hoje os jogos mais jogados são mods ou foram criados a partir de um mod, League of Legends, DOTA, Counter Strike e agora Battlegrounds.
 
Janeiro 6, 2013
887
647
Rio de Janeiro - NI
Isso pq o Phil não sabe de nada, e quando ele disse todos os sites que se dizem especializados, pegaram só uma parte da entrevista e destorceram tudo. Mídia especializada sei como é. Vamos ver o estardalhaço que faram agr com Square falando a mesma coisa e a Ubi já praticando isso a tempos.
 

Schwarzz

Guerreiro
Fevereiro 18, 2008
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Isso pq o Phil não sabe de nada, e quando ele disse todos os sites que se dizem especializados, pegaram só uma parte da entrevista e destorceram tudo. Mídia especializada sei como é. Vamos ver o estardalhaço que faram agr com Square falando a mesma coisa e a Ubi já praticando isso a tempos.

Eu como consumidor continuo preferindo jogos completos e não feitos para sugar todo meu dinheiro em caixas randomicas.

Cof Cof Injustice 2 me obrigando a comprar caixa para poder platinar o jogo Cof Cof.
 

Schwarzz

Guerreiro
Fevereiro 18, 2008
12,914
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Que história bizarra é essa??

Então tem uma conquista/trofeu que se chama

Catfight
Catwoman must defeat Cheetah with the final hit coming from Cat Call

Só que esse ataque Cat Call não tem por padrão no moveset dela, ele é um ataque que você ganha numa das caixas de loot, é um ataque raro, ou seja tem probabilidade baixa de aparecer nas caixas.

Ou seja você tem 3 opções.

Ou da sorte desgraça e ganha o ataque.

Gasta fortuna em caixas

Grida pra caralho para comprar caixas com o dinheiro do jogo e continua rezando para o ataque vir.
 

Gularr

Casual
Outubro 28, 2009
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176
Belo Horizonte-MG
Sou da velha guarda dos jogos, daquela época de single player para onde olhar. Porem confesso que estou em paz com o online, na verdade é jogo do mesmo jeito, e sendo serviço ou não sendo bom eu to dentro.
Penso que os tempos mudam, e cabe a cada um decidir mudar também ou ficar parado ate onde gostou.
Claro que toda empresa quer ter uns Trumps mensais, até pq no capitalismo vc tem de se remodelar para continuar sobrevivendo.
Porem sendo online ou não, sendo serviços ou não, pra mim é jogo do mesmo jeito. Basta ser bom, me cativar que to dentro!
Esse negocio de não querer ver as coisas mudarem considero uma ideia ultrapassada, poís as coisas vão mudar e enquanto alguns estão se resmungando ai milhões estão se divertindo com esse novo estilo de jogo, então bora se divertir tb.
 

Morts

Guerreiro
Agosto 21, 2009
14,455
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Cotia
Olha eu acho que essa pode ser a tendencia, mas não vejo o single player morrendo, como alguns pregam.
Eu particularmente, prefiro jogos single player, pois posso aproveitar do meu modo e vou ir para o lado da empresa que puder me entregar mais coisas do meu agrado.
Em geral jogos online, não da pra pausar, tanto q quando vou jogar algo MP eu logo aviso a patroa q vou jogar uma partidinha MP, e ela ja sabe q naquele periodo eu fico incomunicavel, e eu acho isso ruim...
Duvido muito que uma empresa ou outra decrete a morte do SP, para sempre, mas podemos ver jogos sempre pensados sempre com algum conteudo online.
Creio tb q esse modelo pode ser fogo de palha, vc ve a E&A, tomou tanto na cabeça com DLC's, que deu uma diminuida, a propria UBisoft é outra q abusa das DLC's e teve uma redução de pessoas comprando seus jogos. Tanto que fizeram a promoção lá do WD2, dando 3h do jogo gratis, pq confiavam no jogo, mas os consumidores em geral não acreditavam mais na empresa.
Quem dita a tendencia somos nos consumidores e não as empresas...elas tentam ditar o que queremos, mas nem sempre funciona.
 

felipevasco31

Guerreiro
Janeiro 23, 2015
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Rio de janeiro
Política nova da square é que seu quadro principal vai só cuidar das franquias grandes, jogos menores ficarão a cargo de studios terceirizados. Ou seja, os carros chefes sobre a batuta da empresa e os menores com liberdade e criatividade dos studio independentes.
 

DinobotGP

Novato
Abril 15, 2009
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Belém
Eu particularmente conto nos dedos os DLCs que comprei.
O que é necessário é um equilíbrio. DLC como core do jogo é uma prática ruim e as empresas que adotaram esse negócio tiveram que recuar.
DLC como customização cosmética ganha dinheiro dos consumidores desenfreados, não o meu.
Algumas vezes os DLCs podem ser bons. As vezes a gente até pede por eles. Alguns exemplos de jogos que achamos que poderiam ser DLC ao invés de um jogo stand alone: fifa de copa do mundo, wolfstein old blood, battfield hardline, etc.
O problema é que a maioria dos DLCs tem pouco valor agregado, pelo menos na minha visão.
No fim das contas até acho que empresas pequenas precisam particionar os jogos para um financiamento gradativo, mas vai de cada um comprar ou não.

Enviado do meu SM-J105B usando o app mobile do PXB!
 
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Max

Em Abstinência ?
PXB Gold
Janeiro 19, 2011
3,990
1,780
Rio Grande do Sul
DLC não é um serviço gente, é um produto. Não confundam.
Só porque as produtoras estão pensando jogos como um serviço, não significa que todo jogo vai ser entupido de DLC.
 

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