Stormlands - Conheça o jogo da Obsidian cancelado que era exclusivo do Xbox One

Guilherme Augusto

Guerreiro
Outubro 18, 2015
4,203
3,999
a
Erros e acertos do passado passaram por Don Mattrick (Xbox) e Phil Spencer (Microsoft Studios), assim como erros e acertos presentes/futuros passam/passarão por Phil Spencer (Xbox) e Shannon Loftis (Microsoft Studios), além claro de outras dezenas/centenas de profissionais envolvidos no processo mas que não tem tantos holofotes e a gente não conhece tanto.

Às vezes a intenção é boa mas a coisa não anda, acontece.
Pode ter certeza que os acertos do Spencer nos últimos anos passam pelo aprendizado que ele teve na época de Microsoft Studios.
Com certeza!!! Acho que ele aprendeu muito tomando conta da Microsoft Studios, por isso acho que o Xbox está em mãos certas, ele sabe muita coisa, pode saber trilhar o caminho certo.

Apesar de admitir que esse ano foi fraco, vejo uma margem de evolução muito grande nesses próximos 2 anos e num futuro só tende a evoluir.
 
  • Curtir
Reações: Linho e Saci

kaizen

Suspenso
Julho 9, 2016
2,105
2,593
Uberaba
Não é só Crackdown 3, Sea of thieves e State of decay 2 também estão atrasados, principalmente SOT que estava previso pro início desse ano. Realmente o gerenciamento dos projetos na Microsoft está lamentável.




Em 2014 só foi mostrado um teaser do jogo que significa que ele já estava em desenvolvimento. No Gameplay da Gamescon 2015 que apresentaram um teaser de um co-op MP de 4 players no final da apresentação, o fato do MP ser apresentado como teaser da a entender que ele não havia sido desenvolvido ainda e foi pedido posteriormente. Só vimos o co-op MP mesmo na E3 2016 quando mostraram o Gameplay daquele monstro aquático gigante e foi lá que vimos que o frame rate do jogo estava sofrível.


No final desse teaser já mostram um monstro gigante e mais 3 pessoas (com seus respectivos dragões) se unindo ao protagonista. Isso é uma clara referência a coop.
 

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,757
76,386
Rio Grande do Sul
Com certeza!!! Acho que ele aprendeu muito tomando conta da Microsoft Studios, por isso acho que o Xbox está em mãos certas, ele sabe muita coisa, pode saber trilhar o caminho certo.

Apesar de admitir que esse ano foi fraco, vejo uma margem de evolução muito grande nesses próximos 2 anos e num futuro só tende a evoluir.
A relação com os estúdios independentes menores é uma mostra dessa evolução.
No início da geração, a relação da Microsoft Studios com esses devs foi, em sua ampla maioria, horrível.
Já hoje o ID@Xbox é um programa exemplar que atrai cada vez mais desenvolvedores - e, consequentemente, jogos.
 
  • Curtir
Reações: Guilherme Augusto

MainFrame93

Velhato
PXB Gold
Dezembro 12, 2013
1,712
3,298
Curitiba
Eu comecei a mudar meu pensamento sobre adiamentos e cancelamentos. Acho que o problema não são eles, até porque isso deve acontecer tão corriqueiramente que a gente nem sonha.

O maior erro pra mim é prometer/anunciar o jogo sem o mesmo ter nem se quer uma 'estrutura vertebral' pronta.

Postei um tópico hoje na área do PS4 sobre isso inclusive. Uncharted 4 foi anunciado com uma ideia completamente diferente do que ele foi lançado. O teaser inicial era um conceito completamente diferente do atual, ou seja, anunciaram o jogo e o roteiro não tinha sido nem concluído...

Devem existir centenas de projetos em andamento pela MS, só que se revelar agora e dar uma zebra no futuro o negócio é bem pior.
Esse é um problema recorrente dos anúncios da E3. Antigamente nós só íamos saber dos jogos que viriam já quase no seu lançamento quando compravamos as revistas. Hoje em dia nós acompanhamos ao vivo com interatividadem, em 4k e com tradução em tempo real. As duas grandes tomaram posturas diferentes quanto a E3 moderna dessa geração.
A Sony acredita que a E3 é uma padaria pra vender sonhos... FF7 Remake que o diga.
Já a Microsoft assumiu a postura de mostrar a vitrine do próximo ano e só mostrar jogos com janelas de lançamento pra no máximo 2 anos. O problema é que nem isso conseguem visto que Crackdown 3 e Sea of Thieves se arrastam desde 2014 e 2015 respectivamente.
 

Brunolampard

Guerreiro
Maio 22, 2016
3,408
4,035
Brasilia DF
É aquela discussão que a gente teve quando o jogo de dragão com protagonista descoladinho foi cancelado.

A PG fez 500 outros projetos com meia duzia de outras empresas e eles nunca tiveram problema, não que a gente saiba.

Mas quando foi com a MS deu 'errado'

Pra mim sempre mostrou que tem algo de errado no lado da MS e não da PG.


"A PG fez 500 outros projetos com meia duzia de outras empresas e eles nunca tiveram problema, não que a gente saiba." o negocio é que esse projeto em especifico era o maior e mais ambicioso do qualquer outros 500 projetos que eles já tenham feito antes , segundo eles mesmos.
 

Tauguro

I've been waiting for this
PXB Gold
Outubro 25, 2017
8,489
13,900
Rio de Janeiro
Tava lendo uma materia sobre a Obi e vi que tinha um exclusivo de Xbox one que tinha sido cancelado, não conhecia e dei um google, esse tópico foi o primeiro que apareceu e nossa que historia bacana. Feliz que tudo no final deu certo e a Microsoft adquiriu o estudio, mas nossa como as coisas eram diferentes 9 anos atras
 
  • Curtir
Reações: Marcos Assis e Saci

Creis92

Guerreiro
Novembro 1, 2015
9,329
14,781
Pernambuco
Tava lendo uma materia sobre a Obi e vi que tinha um exclusivo de Xbox one que tinha sido cancelado, não conhecia e dei um google, esse tópico foi o primeiro que apareceu e nossa que historia bacana. Feliz que tudo no final deu certo e a Microsoft adquiriu o estudio, mas nossa como as coisas eram diferentes 9 anos atras
Pá de Ouro.

Na verdade esses dias surgiu outro jogo cancelado da Obsidian em parceria com a Disney. Seria um RPG de ação dos sete anões em um universo dark fantasy inspirado na terra-media.


Também teve um RPG de Alien em parceria com a Sega que foi cancelado também.


Coitada da Obsidian. Parece que o povo fazia parceria com eles só pra cancelarem.
 
  • Curtir
  • Haha
Reações: dperaltx e Tauguro

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,911
51,196
Isso aconteceu na era Matrick, aconteceu na era Spencer. E ainda não vi uma declaração da empresa reconhecendo ser um erro esse lance de empurrar features. Isso me preocupa.

Aproveitando que o @Tauguro subiu o tópico, achei este comentário meu de 2017 preocupado com a forma que a MS estava lidando com os estúdios contratados.
Hoje felizmente posso dizer que já vi várias vezes representantes do Xbox falando sobre não se meter tanto em como o jogo deve ser. Deixa o estúdio, que sabe melhor que os executivos até onde a perna abre, definirem o que eles podem fazer. Aprova ou reprova o conceito macro inicial, mas depois não inventa coisa no meio do caminho.
E já vimos pelos jogos entregues no ano passado que está indo bem assim.
 

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,911
51,196
Coitada da Obsidian. Parece que o povo fazia parceria com eles só pra cancelarem.

Tem uma parte da matéria do primeiro post em que o Faergus diz uma coisa e parece que pouca gente deu bola: ele falhou em comunicar as dificuldades, não soube dizer "pera aí, pessoal, infelizmente essa parte a gente não pode prometer porque ja´estamos com um desafio enorme em atender o prazo, e não vai adiantar colocar mais gente nesse momento". Ele pode ter cometido erros semelhantes com outras publishers ali por aqueles anos.

Mas visivelmente as lições foram aprendidas, o estúdio ficou bem mais produtivo depois.
 

fabiorgc

Jogador
Setembro 21, 2020
126
143
São Paulo
Como foi decepcionante essa geração do Xbox One com esses cancelamentos, foi bem na época que troquei o XOne pelo PS4, no lado verde lançavam Uncharted 4, Horizon, anunciavam Spider-man e TLOU2, por exemplo, e do lado verde só jogo cancelado. Esse Stormland parece que teria muito potencial, ainda mais vindo da Obsidian...
 

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,757
76,386
Rio Grande do Sul
Dando um up nesse tópico só porque saiu a parte 2 do documentário da Obsidian trazendo algumas informações sobre Stormlands, título que quase quebrou o estúdio no início dos anos 2010. O vídeo abaixo começa na minutagem certa do assunto, mas recomendo demais assistir o vídeo inteiro, esse documentário dos 20 anos da Obsidian tá muito legal.



Até 2010-2011, a Obsidian fez muita coisa licenciada e queria criar algo próprio deles. Stormlands seria isso. Misturando fantasia que sofreu um apocalipse mágico, a Obsidian queria impressionar e foi uma das únicas vezes que a equipe montou uma demo jogável para apresentar para potenciais publishers. A build apresentada foi feita no Xbox 360 e apresentada para a Microsoft, e a ideia era que Stormlands fosse um jogo para o lançamento do Xbox One.

Segundo Feargus Urquhart, parecia que as estrelas tinham se alinhado para ser o grande projeto após Fallout New Vegas. Mas, após assinarem o contrato, um novo produtor executivo entrou na Microsoft com ideias diferentes, que começou a questionar o orçamento, a timeline, coisas que começaram a impactar a relação entre as partes porque não seria mais possível lançar a tempo de sair junto com o One.

Josh Sawyer falou que passou a existir um acompanhamento extremo, que tornava o trabalho até mais difícil, com a Microsoft trazendo alguns conceitos que eles desejavam ver os jogos destacarem no novo hardware (One/Kinect), mas o time passou a sentir que Stormlands não se encaixava com isso. Sawyer ainda destacou que a equipe achava que não conseguiria entregar o que a Microsoft queria do ponto de vista tecnológico mesmo, como os devs se quesitonavam se o jogo seria divertido de jogar por conta das coisas que precisavam estar presentes. Sawyer estava preocupado que os jogadores não iriam gostar, eles (devs) não se sentiriam orgulhosos e era algo tecnologicamente impossível. Feargus questionou o motivo de não contar isso para a Microsoft, e o receio era da empresa cancelar o projeto.

A situação toda começou a degringolar e, em 2012, eles receberam uma ligação da Microsoft cancelando o projeto. Tanto Feargus quando Crhis Parker consideram essa onda de demissões como a pior que já enfrentaram na Obsidian. A mulher de Parker era a diretora de RH e ela e uma assistente de Feargus começaram a papelada imediatamente para mandar uma galera embora. Brandon Adler, hoje diretor de The Outer Worlds 2 mas na época em seu primeiro trabalho na indústria, estava nessa onda de demissões e se sentiu frustrado com a situação, achou que estavam sendo ferrados pela Microsoft e a sensação era de insegurança até pelo futuro da Obsidian.

Para Darren Monahan, esse foi o momento em que o estúdio se ligou que precisava recorrer a novas formas de se manter aberto, não dava mais pra ficar pulando de projeto em projeto. Na época, se vivia a ascensão de plataformas de financiamento coletivo, e a Obsidian começou a traçar planos para ver como poderia se sair nessa nova etapa. Disso, surgiu Project Eternity, que ganhou força no Kickstarter e que se transformaria na hoje conhecida e aclamada franquia Pillars of Eternity.
 

Lightwarrior8

Xbox Gamepass , vê se me dá um tempo....
PXB Gold
Fevereiro 9, 2019
8,894
18,480
Juiz de fora
Dando um up nesse tópico só porque saiu a parte 2 do documentário da Obsidian trazendo algumas informações sobre Stormlands, título que quase quebrou o estúdio no início dos anos 2010. O vídeo abaixo começa na minutagem certa do assunto, mas recomendo demais assistir o vídeo inteiro, esse documentário dos 20 anos da Obsidian tá muito legal.



Até 2010-2011, a Obsidian fez muita coisa licenciada e queria criar algo próprio deles. Stormlands seria isso. Misturando fantasia que sofreu um apocalipse mágico, a Obsidian queria impressionar e foi uma das únicas vezes que a equipe montou uma demo jogável para apresentar para potenciais publishers. A build apresentada foi feita no Xbox 360 e apresentada para a Microsoft, e a ideia era que Stormlands fosse um jogo para o lançamento do Xbox One.

Segundo Feargus Urquhart, parecia que as estrelas tinham se alinhado para ser o grande projeto após Fallout New Vegas. Mas, após assinarem o contrato, um novo produtor executivo entrou na Microsoft com ideias diferentes, que começou a questionar o orçamento, a timeline, coisas que começaram a impactar a relação entre as partes porque não seria mais possível lançar a tempo de sair junto com o One.

Josh Sawyer falou que passou a existir um acompanhamento extremo, que tornava o trabalho até mais difícil, com a Microsoft trazendo alguns conceitos que eles desejavam ver os jogos destacarem no novo hardware (One/Kinect), mas o time passou a sentir que Stormlands não se encaixava com isso. Sawyer ainda destacou que a equipe achava que não conseguiria entregar o que a Microsoft queria do ponto de vista tecnológico mesmo, como os devs se quesitonavam se o jogo seria divertido de jogar por conta das coisas que precisavam estar presentes. Sawyer estava preocupado que os jogadores não iriam gostar, eles (devs) não se sentiriam orgulhosos e era algo tecnologicamente impossível. Feargus questionou o motivo de não contar isso para a Microsoft, e o receio era da empresa cancelar o projeto.

A situação toda começou a degringolar e, em 2012, eles receberam uma ligação da Microsoft cancelando o projeto. Tanto Feargus quando Crhis Parker consideram essa onda de demissões como a pior que já enfrentaram na Obsidian. A mulher de Parker era a diretora de RH e ela e uma assistente de Feargus começaram a papelada imediatamente para mandar uma galera embora. Brandon Adler, hoje diretor de The Outer Worlds 2 mas na época em seu primeiro trabalho na indústria, estava nessa onda de demissões e se sentiu frustrado com a situação, achou que estavam sendo ferrados pela Microsoft e a sensação era de insegurança até pelo futuro da Obsidian.

Para Darren Monahan, esse foi o momento em que o estúdio se ligou que precisava recorrer a novas formas de se manter aberto, não dava mais pra ficar pulando de projeto em projeto. Na época, se vivia a ascensão de plataformas de financiamento coletivo, e a Obsidian começou a traçar planos para ver como poderia se sair nessa nova etapa. Disso, surgiu Project Eternity, que ganhou força no Kickstarter e que se transformaria na hoje conhecida e aclamada franquia Pillars of Eternity.

Caraca , quase fuderam com os caras. Quase não né ?! Pqp
Que bom que o Xbox conseguiu fazer as pazes , e ainda adquirir o estúdio , e quem sabe esse jogo não renasça algum dia.
 
  • Curtir
Reações: CaioNF

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,911
51,196
Caraca , quase fuderam com os caras. Quase não né ?! Pqp
Que bom que o Xbox conseguiu fazer as pazes , e ainda adquirir o estúdio , e quem sabe esse jogo não renasça algum dia.
Eu acho que Avowed pode ser algo na linha do que eles gostariam de fazer. Mas na época a expectativa gráfica era uma, hoje o investimento é maior.
 
  • Curtir
Reações: JucaTollabur

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)