É o "total minshare" acontecendo, e isso vai cobrar um preço inestimável no futuro. A geração da x360, que foi um sucesso, tem ficado cada vez mais distante na mente da galera, e o Series já não tem feito um sucesso tão diferente quanto o
Xbox One.
E o doido é perceber que a Sony e Nintendo, empresas já antigas que lucram muito com o saudosimo dos millennials (30+), tem
renovado seu público com a galera jovem (10~20). Tipo, um cara de 12~16 anos não sabe direito o que é Mario, o que é Kratos, ele não viveu isso, e é aí que a
Xbox poderia atuar "de igual para igual". Só que, na prática, esse jovem tá assistindo Mario no cinema, ouvindo dos grandes lançamentos de Zelda na mídia, série de TLOU, God Of War voltando como referência de tecnologia, e no processo cai no colo de coisas novas, como Horizon ou Returnal. Acaba que a coisa só se renova nos mesmos moldes de antes.
Esse pra mim é o fracasso mais duro da
Xbox como marca. Imaginar que a Sony lucra com o milenial de 30 anos que jogava God Of War 1 hoje, e que daqui 20 anos provavelmente vai lucrar com o zoomer/alpha que sente saudades da série do TLOU e GoW Ragnarok. É assustador.