Tópico Oficial Taverna PXB

Jogador76

Guerreiro
PXB Gold
Julho 6, 2017
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Americana, SP
Eu acho que vocês estão interpretando errado o tal contrato. Me parece algo bem “padrãozão” mesmo.

Eu entendi que a obrigação da Capcom é manter a paridade técnica até o limite do que é suportado pela plataforma da Sony, nada demais. Se o PS5 aguenta só até 4K, não impede a Capcom de lançar o jogo em 8K em outra plataforma. A obrigação seria ir até o limite do PS5, que seria 4K. O que a Capcom não poderia fazer é lançar 1080p no PS5 e 4K em outra plataforma, sendo que o PS5 suporta 4K.
 

ronabs

opa
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Novembro 8, 2010
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Nao me parece nada demais esse contrato...
É porque não tem. A Microsoft utiliza a mesma terminologia de ter paridade entre sua plataforma e as outras quando faz acordos com devs/publishers, como mostrei no documento mais pra cima. É algo padrão que não visa limitar uma plataforma, mas garantir que a sua própria esteja a par das outras, caso o próprio hardware permita.

Galera leu o "paridade" e saiu atirando pra tudo quanto é lado em cima disso, criticando a postura lamentável da Sony nessa situação - apesar de, novamente, a Microsoft fazer igual.

O @Jogador76 deu um bom exemplo no post acima, é aquilo ali.

Já a parte do jogo não sair no Game Pass ou outros serviços similares em um ano, essa sim vale uma atenção por ser uma cláusula que pode prejudicar os jogadores. Mas não chega a ser algo que surpreende, já que existe um suporte financeiro da Sony ao jogo e eles querem aproveitar isso de alguma forma, e não sei se isso é algo padrão que outras fazem também (citei casos de dois jogos que entraram no Game Pass e só depois de um ano na PS Now, não dá pra dizer com certeza se foi coincidência ou se houve algum tipo de demanda da Microsoft na hora de assinar o contrato sem ter acesso a isso).

EDIT
O Zhuge comentou que essa cláusula do Game Pass e outros serviços faz parte do acordo de marketing e exclusividade de conteúdos, e foi algo específico pra Resident Evil Village. Dei uma olhada nos prints completos (já que o cara que vazou primeiro não mostrou isso por algum motivo) no caso, mostra lá que o acordo prioriza a Sony pra esse tipo de serviço, ela até tem prioridade pra colocar o jogo na PS Now no primeiro ano; no período de um ano, a Capcom só pode procurar a Microsoft se oferecer o jogo para a PS Now (com mais $$$, claro) e a Sony negar; se apresentar pra Microsoft e aprovar, tem que mostrar pra Sony o acordo e esperar pelo menos 60 dias pra Sony cobrir a oferta ou não.
 
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PunkSxE

Warrior ?‍?
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Impossível não lembrar
 

Saci

Heimdall dos Pampas
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Abril 11, 2007
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É porque não tem. A Microsoft utiliza a mesma terminologia de ter paridade entre sua plataforma e as outras quando faz acordos com devs/publishers, como mostrei no documento mais pra cima. É algo padrão que não visa limitar uma plataforma, mas garantir que a sua própria esteja a par das outras, caso o próprio hardware permita.
Eu achei interessante no documento da MS aquela parte em que diz que se houver dificuldades para atingir a paridade, que as partes trabalhem em conjunto, na boa fé, para tentar resolver. "Se tiver complicado, me chama".

Mas geração passada quem tinha que se preocupar com paridade é o Xbox. Vejam que isso não impediu jogos com resoluções diferentes. Nesta geração também estamos vendo algumas diferenças de resolução.

Eu creio que a coisa da paridade vai mais para o lado de elementos signficativos, como um modo de jogo adicional, uma habilidade de personagem que só exista numa das versões, etc. Coisa que qualquer jogador comum perceba claramente que uma versão "tem mais coisa" que a outra.
 
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Brunolampard

Guerreiro
Maio 22, 2016
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Brasilia DF
Acho que faz parecer esse" bicho de sete cabeças " pelo fato do publico não estar familiarizado com esse tipo de coisa , termos que de fato podem levar a varias interpretações , o Jezz mesmo falou que isso poderia abrir precedentes em relação ao FPS boost ou quick resume, na otica dele ...
Uma questão que a meu ver acaba, é o fato de muita gente minimizar o achismo de alguem em relação a preferencia da produtora no trato com o jogo na plataforma X ou Y . não vimos isso no one X em relação ao pro ? , ok é um ponto, mas podemos considerar o fato de ser ali o final de geração ou reta final ,então acho que isso foi deixado de lado em algum momento. outra questão , em relação ao PS4 e Xone no começo da geração , aonde se tinha varios jogos com resoluções diferentes sendo que o PS4 não era de fato tão mais forte que o Xone , deixo o questionamento se pode ter acontecido algo do tipo ou deixou de acontecer porque a MS não teve esse trato com varios multiplataformas ou a Sony teve acordos pra deixar esses jogos melhores com a "desculpa" em relação a potencia do Xone . Vale lembrar que a diferença do SX é maior ao PS5 se comparado ao PS4 vs Xone.
 

Brunolampard

Guerreiro
Maio 22, 2016
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Brasilia DF
Eu acho que vocês estão interpretando errado o tal contrato. Me parece algo bem “padrãozão” mesmo.

Eu entendi que a obrigação da Capcom é manter a paridade técnica até o limite do que é suportado pela plataforma da Sony, nada demais. Se o PS5 aguenta só até 4K, não impede a Capcom de lançar o jogo em 8K em outra plataforma. A obrigação seria ir até o limite do PS5, que seria 4K. O que a Capcom não poderia fazer é lançar 1080p no PS5 e 4K em outra plataforma, sendo que o PS5 suporta 4K.
Suporta a que custo ? de capar os efeitos visuais pra atingir a resolução , tipo 4k medium , mas o Sx poderia entregar 4k ultra ... existem varias interpretações . não temos uma demo pra poder comparar mas seria condizente e até natural se o SX apresentasse graficos mais satisfatorios pela obvia disparidade , nesse caso podemos até cogitar que a Capcom deixe de estar usando 100% da capacidade do SX por essas questoes . É a mesma coisa de uma ferrari ser obrigada a andar na mesma velocidade de um fusca por conta do limite da pista ser 60 km
 
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Nightwalker

[REDACTED]
Novembro 23, 2016
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Mojave Wasteland
Acho que faz parecer esse" bicho de sete cabeças " pelo fato do publico não estar familiarizado com esse tipo de coisa , termos que de fato podem levar a varias interpretações , o Jezz mesmo falou que isso poderia abrir precedentes em relação ao FPS boost ou quick resume, na otica dele ...
Uma questão que a meu ver acaba, é o fato de muita gente minimizar o achismo de alguem em relação a preferencia da produtora no trato com o jogo na plataforma X ou Y . não vimos isso no one X em relação ao pro ? , ok é um ponto, mas podemos considerar o fato de ser ali o final de geração ou reta final ,então acho que isso foi deixado de lado em algum momento. outra questão , em relação ao PS4 e Xone no começo da geração , aonde se tinha varios jogos com resoluções diferentes sendo que o PS4 não era de fato tão mais forte que o Xone , deixo o questionamento se pode ter acontecido algo do tipo ou deixou de acontecer porque a MS não teve esse trato com varias multiplataformas ou a Sony teve acordos pra deixar esses jogos melhores com a "desculpa" em relação a potencia do Xone . Vale lembrar que a diferença do SX é maior ao PS5 se comparado ao PS4 vs Xone.

Não acredito que seja o caso, o Xbox One era um sistema bem mais fraco que o PS4 e o principal motivo pra isso era o uso do DDR3 em detrimento ao GDDR5 do PS4, o resultado disso era uma diferença enorme da largura de banda disponível para os jogos; sinceramente o uso do DDR3 em um console foi algo simplesmente ridículo e que foi feito por causa da escolha do bundle do Kinect.

Outrossim, a diferença de teraflops entre o XOne e do PS4 era de 50 %, o PS4 foi um console muito melhor resolvido do ponto de vista de hardware, sendo melhor em todos os critérios salvo no CPU, onde o XOne tinha um clock 10 % maior.

Enquanto isso o Series X tem uma vantagem de aproximadamente 18 % mais teraflops numa mesma arquitetura, porém o PS5 por ter um clock maior acaba tendo algumas vantagens em rasterização por exemplo.

Performance is noticeably different, because ‘teraflops’ is defined as the computational capability of the vector ALU. That’s just one part of the GPU, there are a lot of other units – and those other units all run faster when the GPU frequency is higher. At 33 per cent higher frequency, rasterisation goes 33 per cent faster, processing the command buffer goes that much faster, the L1 and L2 caches have that much higher bandwidth, and so on,”

Sem falar que aquele arranjo da velocidade de memória do Series X | S é estranha, pode ou não ser um problema futuramente.

A diferença de performance entre o Series X e o PS5 será pequena ao longo da geração pois ambas as máquinas são bem parecidas, diferentemente da geração passada onde o PS4 era bem superior ao Xbox One e posteriormente o Xbox One X acabou sendo imensamente superior a todo o resto.

Resumo: Series X e PS5 são muito semelhantes, enquanto o PS4 era muito superior ao Xbox One em specs.
 

Brunolampard

Guerreiro
Maio 22, 2016
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Brasilia DF
Enquanto isso o Series X tem uma vantagem de aproximadamente 18 % mais teraflops numa mesma arquitetura, porém o PS5 por ter um clock maior acaba tendo algumas vantagens em rasterização por exemplo.
Não acho que seja vantagem , a grosso modo , o PS5 faz o trabalho em maior velocidade ( que não é nem tão maior assim ) o SX faz em uma velocidade proxima , porem com bem mais pessoas pra fazer o mesmo trabalho . outra questão é o Overclock que ainda não me desceu , NÃO EXISTE nenhum dispositivo que consiga manter o overclock funcionando em tempo integral , uma hora acontece alguma folga e sobrecarga de algum componente ( talvez o clock ajude a segurar isso quando faltar de um lado) é um diferença maior que 18% pois em momento de estresse , essa velocidade pode ser usada pra cobrir a função outro componente , na mesma situação o SX vai sobrar . 30 a 50 % a meu ver seria a diferença de fato . sobre ao Xone e ao PS4 eu não conheço a fundo , ai teria que analisar o componente de ambos pra ter uma noção melhor mas acredito nas suas informações sim . já em relação ao SX e PS5 , hoje já mais inserido no contexto, discordo . A diferença é que a Sony soube mascarar essas questões, como colocando o 10 tfps como se fosse o normal sendo que isso é o maximo dela ja funcionando no clock maximo e talvez não consiga manter isso ainda , que infelizmente não tem nada para que possamos testar . podemos pegar um rumor que a Sony ja está registrando uma outra versão do PS5 mais potente, tendo em vista que a longo prazo podemos sim ter essa diferença explicita .
 
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sehloco

Guerreiro
Setembro 11, 2017
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Santa Catarina
Segundo o Jez, GP bateu em Abril a marca dos 23m de usuários ativos.

Alguém consegue fazer um gráfico dessa evolução? Se possível em comparação com os números da Now.
 
  • Uau
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Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
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Segundo o Jez, GP bateu em Abril a marca dos 23m de usuários ativos.

Alguém consegue fazer um gráfico dessa evolução? Se possível em comparação com os números da Now.


Acho que não tem por quê comparar com a Now, é tipo comparar Netflix com o Look, serviços tem escalas e ambições diferentes. Isso hoje, nada impede que a Sony mude de ideia e transforme seu serviço em algo com mais apelo.
 

Jogador76

Guerreiro
PXB Gold
Julho 6, 2017
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Americana, SP
Suporta a que custo ? de capar os efeitos visuais pra atingir a resolução , tipo 4k medium , mas o Sx poderia entregar 4k ultra ... existem varias interpretações . não temos uma demo pra poder comparar mas seria condizente e até natural se o SX apresentasse graficos mais satisfatorios pela obvia disparidade , nesse caso podemos até cogitar que a Capcom deixe de estar usando 100% da capacidade do SX por essas questoes . É a mesma coisa de uma ferrari ser obrigada a andar na mesma velocidade de um fusca por conta do limite da pista ser 60 km
Não sei se eu entendi o que você quis dizer, mas vou tentar usar sua analogia. Supondo que o PS5 seja o Fusca, que tem velocidade máxima de 80kmh. A Capcom teria que fazer o Fusca andar a 80kmh se ela quiser que a Ferrari possa ultrapassar 80kmh. Ela não poderia andar com a Ferrari a 100 se ela não fizer o Fusca andar a 80, que é o máximo dele.

Ou seja, se ela quer colocar Ultra no SX, ela tem que colocar Ultra no PS5 se ele aguentar. Se ela provar pra Sony que ele não aguenta Ultra com performance boa, a Sony tem que aceitar disparidade técnica porque a limitação é do hardware dela e não do software.
 
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