Bem interessante a pesquisa, aquele choque de realidade pra vermos como o mercado de videogames no Brasil é bem diferente desse que acompanhamos todos os dias. Até sacrifiquei um e-mail pra receber a versão completa gratuita da pesquisa por ser um assunto que me interessa.
É bastante claro como somos um país atrasado em termos de tendências, o que faz mais sucesso aqui em consoles não é o atual mas os passados. Mas deve ser bastante positivo ver que
PS5 (15,4%) e Series X|S (13,8% somando os dois) estão bem posicionados e próximos, inclusive, algo que ajuda a acirrar a concorrência por aqui na geração atual. Só achei curiosa a
falta do Xbox One, mesmo não sendo uma plataforma que fez tanto sucesso quanto o 360, é difícil imaginar que menos entrevistados tenham ele do que um Switch. Pelo menos na versão gratuita da pesquisa, o console não é mencionado.
Outros dados legais.
Percentual da
mulherada jogando de modo geral vem aumentando proporcionalmente nos últimos anos, enquanto os homens estão diminuindo.
Ver anexo 10514
Esse aqui é interessante por mostrar que os
dispositivos móveis são o único meio onde a maior parte dos entrevistados joga diariamente. Em todos os outros meios (consoles, PC, portáteis, streaming e outros), a maioria do público não joga todos os dias.
Ver anexo 10515
O gráfico abaixo dá uma esperança do mercado nacional passar a ser mais valorizado de forma geral, pois mostra uma tendência de
cada vez menos pessoas baixarem apenas jogos gratuitos para jogar. Ou seja, apesar de não figurarmos nos tops, o público migrou de um consumo majoritariamente F2P para o B2P.
Ver anexo 10517
Surpresa pra mim, mas redes como a
Xbox Network e a PSN Network são mais conhecidas e acessadas pra jogar do que o Steam. Legal também ver a penetração da Epic Games Store, mais ou menos 2/3 do Steam.
Ver anexo 10518
Desde 2017,
jogadores de consoles consideram que o PlayStation (PS4 de 2017 a 2021 e PS5 em 2022 e 2023)
entrega a melhor experiência de jogos. A pergunta é
aberta e muito baseada na percepção, já que não era necessário ter a plataforma em si. Isso ajuda a entender, em partes, o motivo do sucesso da marca no país, já que a percepção de qualidade é um fator importante na hora da compra.
Ver anexo 10513
O público de consoles é majoritariamente masculino, com mais de 70%. Destes,
mais da metade ainda se consideram hardcore.
Ver anexo 10519
Massa também ver a relação de pais e filhos, com
a grande maioria jogando juntos, inclusive.
Ver anexo 10520