O perfil do consumidor não mudou, essa parte segue tranquila com boa parte investindo horas e mais horas em jogos multiplayer comprando packs e conteúdos adicionais.Tem algum dado ou pesquisa que indique o porquê dessa estratégia de exclusivos, hardware, fidelidade à marca e tals ter decaído tanto? Isso pareceria inimaginável 10 anos atrás. Eu sei que existe a "mão" do mercado, a busca constante por lucro e os jogos cada vez mais caros de serem produzidos mas queria saber se tem algum aspecto psicológico ou social do perfil do consumidor pra essa indústria ter decaído tanto. Surreal. Parece que - por enquanto - a Nintendo vão ser a única que tem cacife pra manter essa estratégia funcionando
O buraco está na parte de custos da divisão PlayStation, que aumentaram muito nos últimos dois anos:
- Aumento dos custos de produção dos jogos, como vimos com os mais de $300 milhôes colocados em Spider-Man 2. Nesse aumento dos custos de produção, inclui também o crescimento dos próprios estúdios para dar suporte a esses jogos de maior orçamento e as empreitadas sem sucesso nos GAAS (como o Factions 2, que foi cancelado sem gerar $1 de receita);
- Aumento dos custos por conta das aquisições de estúdios. A Sony não comprou ninguém entre 2011 e 2019, com a Insomniac. Passaram 2020 em branco e, entre 21-23, compraram outros nove estúdios: Valkyrie, Nixxes, Housemarque, Firesprite, Fabrik, Bluepoint, Neon Koi, Haven e Firewalk, com boa parte desses custos sendo absorvidos pela divisão PlayStation.
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