Tópico Oficial Taverna PXB

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
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Rio Grande do Sul
Tem algum dado ou pesquisa que indique o porquê dessa estratégia de exclusivos, hardware, fidelidade à marca e tals ter decaído tanto? Isso pareceria inimaginável 10 anos atrás. Eu sei que existe a "mão" do mercado, a busca constante por lucro e os jogos cada vez mais caros de serem produzidos mas queria saber se tem algum aspecto psicológico ou social do perfil do consumidor pra essa indústria ter decaído tanto. Surreal. Parece que - por enquanto - a Nintendo vão ser a única que tem cacife pra manter essa estratégia funcionando
O perfil do consumidor não mudou, essa parte segue tranquila com boa parte investindo horas e mais horas em jogos multiplayer comprando packs e conteúdos adicionais.

O buraco está na parte de custos da divisão PlayStation, que aumentaram muito nos últimos dois anos:
  • Aumento dos custos de produção dos jogos, como vimos com os mais de $300 milhôes colocados em Spider-Man 2. Nesse aumento dos custos de produção, inclui também o crescimento dos próprios estúdios para dar suporte a esses jogos de maior orçamento e as empreitadas sem sucesso nos GAAS (como o Factions 2, que foi cancelado sem gerar $1 de receita);
  • Aumento dos custos por conta das aquisições de estúdios. A Sony não comprou ninguém entre 2011 e 2019, com a Insomniac. Passaram 2020 em branco e, entre 21-23, compraram outros nove estúdios: Valkyrie, Nixxes, Housemarque, Firesprite, Fabrik, Bluepoint, Neon Koi, Haven e Firewalk, com boa parte desses custos sendo absorvidos pela divisão PlayStation.
O cara dos números vê lá que a receita cresceu 14% no ano a ano, chegando a $30,5 bilhões em 2023, mas a linha do lucro se manteve estável nos 6% mais ou menos - ou seja, os custos também aumentaram na mesma proporção. É de gelar a espinha pensar em um cenário onde a receita se estabilize ou apresente uma queda com os custos em alta.
 
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Linho

Guerreiro
Julho 8, 2014
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Nem tem muito o que explicar, é o que já falaram pra cima.

Pegar uma divisão lucrativa, ver a receita aumentando ano a ano sem que isso represente um crescimento/manutenção de margem (11%-12%) mas sim uma redução pela metade (6%) é insustentável pelo risco envolvido, e a divisão PlayStation fez isso por dois anos seguidos. Existem maneiras muito mais seguras de fazer 6% ao ano e os acionistas sabem disso.

Comunicar que ficarão um ano inteiro sem um grande first party mostra um erro de planejamento bastante grave. Sendo o Totoki também o CFO da Sony, ele sabe muito bem dos números que estão entregando e a pressão dos acionistas recai em cima dele. É bem provável que essas declarações e o bom desempenho de Helldivers 2 acelerem o lançamento dos jogos first no PC.
Nessa linha eu acho muita burrice se a Sony lançar um PS5 Pro. Explico: para esse console ser no mínimo competitivo, ela vai precisar vender o hardware sem lucrar para poder vender a um preço aceitável para o consumidor, mesmo sendo um produto premium. A maioria das vendas vão continuar concentradas no modelo básico do console. Vale a pena investir em marketing e em todo resto do trampo para lançar mais um hardware para uma minoria? isso representaria algum lucro? eu acho que não. PS4 Pro e Xbox One X tiveram um motivo claro, a ascensão das TV 4K, que rapidamente se tornaram padrão no mercado. E sabemos que esses consoles mais potentes não venderam tanto assim. Agora, o motivo seria mais potência, mas fps e mais resolução? acho que o público que tem disposição e preocupação com isso em grande parte já estão nos PCs. A minoria que investiria no PS5 Pro não vale a pena em questão de lucros para a Sony. Bom, é um achismo meu, se tiverem um contra ponto, seria legal saber e ler.
 
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Lightwarrior8

Xbox Gamepass , vê se me dá um tempo....
PXB Gold
Fevereiro 9, 2019
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Juiz de fora
Acho que nem é tanto isso.

É mais pelo fato do aumento absurdo nos custos envolvendo jogos, marketing e também consoles. Tudo isso sem um crescimento da base.

Quando termina uma geração inicia um problema muito grande que é migrar a base de usuários para um novo console.

A MS e a Sony literalmente pagam pro cara sair do ps4 ou one pro series ou ps5. Esse publico que consumia x na antiga geração continuada consumindo o mesmo.

Na minha visão, essa fórmula de jogos que a Sony popularizou não foi benéfica pra indústria, são jogos de orçamentos abasurdos e que não trazem nenhuma inovação e consequentemente perdem o interesse em pouco tempo.

Na contramão tem a nintendo se mantendo com um modelo mais antigo exatamente por não sentir esse aumento absurdo nos custos devido ao formato de jogos que faz além de ganhar com a venda de hardware.
Pois é, pedir para o público abandonar uma base de 100 Mi de consoles (se eu não estiver enganado). Não é como se a gente fosse lá na loja, deixasse o PS4 e saísse com o 5 de graça.
Esses dias fui dar uma olhada no Olx, e tinha muitos PS4 a venda. Talvez para migrar para o 5?
Quem sabe...
 
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Reações: Linho e Asprobocop

Vault Mcfly

Guerreiro
Fevereiro 25, 2021
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São Paulo
Na minha opinião, a Sony acostumou mal o seu público, vai ser difícil se ela quiser voltar a fazer jogos menores como tínhamos na época do PS1, PS2 e PS3, o público aceitar sem ficar pedindo por títulos que custam 200 milhões para cima.

Eu preferia 1 ou 3 AAA desses orçamentos e o resto nível jogo da Nintendo, onde eles conseguiriam balancear a qualidade com o custo do jogo, sem precisar ficar criando só jogo cinematográfico de 200 - 300 milhões.
 

PerijonesBR

Guerreiro
Abril 1, 2017
362
382
Rio de Janeiro
Nessa linha eu acho muita burrice se a Sony lançar um PS5 Pro. Explico: para esse console ser no mínimo competitivo, ela vai precisar vender o hardware sem lucrar para poder vender a um preço aceitável para o consumidor, mesmo sendo um produto premium. A maioria das vendas vão continuar concentradas no modelo básico do console. Vale a pena investir em marketing e em todo resto do trampo para lançar mais um hardware para uma minoria? isso representaria algum lucro? eu acho que não. PS4 Pro e Xbox One X tiveram um motivo claro, a ascensão das TV 4K, que rapidamente se tornaram padrão no mercado. E sabemos que esses consoles mais potentes não venderam tanto assim. Agora, o motivo seria mais potência, mas fps e mais resolução? acho que o público que tem disposição e preocupação com isso em grande parte já estão nos PCs. A minoria que investiria no PS5 Pro não vale a pena em questão de lucros para a Sony. Bom, é um achismo meu, se tiverem um contra ponto, seria legal saber e ler.
Eles precisam oferecer uma opção de experiência premium para competir com o PC. Acredito que este seja o motivo.
 

PunkSxE

Warrior ?‍?
Janeiro 2, 2016
2,760
7,969
São Paulo
Playstation recebendo a versão completa de Outer Worlds e Game Pass até agora nada

a4c0e53dc6b3527d318d9308a49041b5966806ce.jpg
 

Pegazuswarri0R

Te baniram sem você merecer, volte lá e mereça!
PXB Gold
Outubro 19, 2016
8,052
14,316
Araraquara/SP
Feriado de ontem, joguei o dia todo, kkk.
Só parei para as necessidades básicas 🤭
Mano, jogar é isso, se divertir.
Esqueçam isso de xingar o amiguinho só porque ele gosta de um VG ou joguinho diferente.

Vamo trocar idéia com quem joga, falar de jogos, jogar junto, esquece a empresa mano, têm muita gente ganhando milhões por ano para esquentar cabeça com isso. Já passei mal por causa dos movimentos deles, e estratégias. Hoje eu só quero saber de jogar, vai ter nego correndo risco de infarto ae, e eles nem sabem que você existe, kkk.
Só errou numa parte!
 
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Reações: Lightwarrior8

patriciocarval

Guerreiro
Outubro 9, 2014
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340
Garanhuns - Pernambuco - Brasil
Nem tem muito o que explicar, é o que já falaram pra cima.

Pegar uma divisão lucrativa, ver a receita aumentando ano a ano sem que isso represente um crescimento/manutenção de margem (11%-12%) mas sim uma redução pela metade (6%) é insustentável pelo risco envolvido, e a divisão PlayStation fez isso por dois anos seguidos. Existem maneiras muito mais seguras de fazer 6% ao ano e os acionistas sabem disso.

Comunicar que ficarão um ano inteiro sem um grande first party mostra um erro de planejamento bastante grave. Sendo o Totoki também o CFO da Sony, ele sabe muito bem dos números que estão entregando e a pressão dos acionistas recai em cima dele. É bem provável que essas declarações e o bom desempenho de Helldivers 2 acelerem o lançamento dos jogos first no PC.
É capaz da Sony antecipar o ps6 e depois um serviço de nuvem.

O interessante nestas notícias é que houve declínio na vendas do PS5, no entanto ocorreu um aumento na base de clientes Xbox no mesmo período. 🤔
 
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Shrek Realista

Guerreiro
Abril 4, 2020
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São Paulo

Asprobocop

Guerreiro
PXB Gold
Setembro 27, 2019
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Farroupilha
É capaz da Sony antecipar o ps6 e depois um serviço de nuvem.

O interessante nestas notícias é que houve declínio na vendas do PS5, no entanto ocorreu um aumento na base de clientes Xbox no mesmo período. 🤔
A base de usuarios ativos da Sony subiu.

Problema maior é operar em margens baixíssimas de lucro. A Sony falou, acho que ano passado, que não vendia mais Playstation com prejuízo, o que não se mostrou verdade nos relatorios dela.
Seja por promoções ou corte de preço.

Engraçado como, no mesmo período do ano passado a receita aumentou ao mesmo tempo que o lucro diminui de 9 para 6%. Com o agravante do valor da parcela da Bundie não estar nesse último.

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De todas as divisões da Sony o Playstation é o que mais perdeu lucratividade.
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A previsão pra esse ano é de um número menor de vendas de consoles. E, sem um jogo FP de grande expressão a receita do fp vai ficar ainda menores.
As receitas de com jogos third party tendem a aumentar devido as parcerias.

Vamos ver como tudo isso reflete nos lucros da SIE.
 
Agosto 30, 2019
1,261
1,870
Rio de Janeiro
A Sony tá olhando muito para os Pros, mas tem que ver os contras também

U$700,00 no mínimo.

Pensando bem, acho que seria melhor a Microsoft adotar uma postura GameCube -> Wii para a próxima geração. Aproveita o hardware do Series X, faz algumas modificações para baratear a produção, coloca mais RAM, um SSD atualizado e uma tecnologia de upscaling via hardware, tipo DLSS. Assim, poderia vender um console com um custo de produção razoável, preço acessível para o público e com lucro, para garantir a sustentabilidade do negócio.

Preservaria a retrocompatibilidade e seria uma máquina já conhecida e otimizada pelos desenvolvedores. Com o avanço tecnológico, poderia até mesmo ser mais compacto que o Series S. O Series X atual ainda poderia receber suporte por um bom tempo, o que seria excelente para a base de usuários.
 

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