O que eu acho que todo mundo deveria enteder é algo simples. Nem MS, nem Sony, e nenhum outro fabricante de hardware tem como garantir resolução e taxa de quadros. As fabricantes só podem dar potencial, quem determina a taxa de quadros e a resolução é a desenvolvedora, simples assim!
Podemos fazer uma analogia com um carro por exemplo. O hardware é como um motor. O que esse motor vai fazer depende do que se coloca em cima. Eu posso ter um motor de um F1, mas se eu coloco em um caminhão, o desempenho certamente não vai ser de F1, ainda que o motor tenha esse potencial.
Os dois VG, tanto o X quanto o Pro, têm capacidade de rodar 4K 60fps, sendo que o X certamente tem mais potencial. Se os jogos não rodam dessa forma é simplesmente uma ESCOLHA das desenvolverdoras. O Anthem por exemplo, que alguns 'reclamam' do 4K dinâmico e interpretam isso como se a MS estivesse vendendo uma mentira. É simplesmente uma escolha da Bioware. Eles quiseram mais qualidade visual e isso exige que, em certos momentos, a resolução caia para manter a taxa de quadros. Não é uma questão se o X tem ou não capacidade, é uma questão que talvez a Bioware poderia talvez tirar algumas coisas da qualidade visual para que essa redução de resolução não fosse necessária. Os desenvolvedores da Bioware decidiram que o custo beneficio da resolução dinâmica valia a pena. Aliás eu acho muito interessante como os consumidores de VG são perfeccionistas. "Se for dinâmico não é true 4k"!. "Se tiver checkboard não é true 4k"! Tenho certeza que 99% das pessoas não percebem quando essas tecnicas são utilizadas. É aquela velha história, se usa essas técnicas é porque não consegue rodar 4k, se não usa e o jogo fica travoso, é porque não otimiza bem o jogo. Enfim, o consumidor de VG no fim das contas é muito contraditório.
Para mim a competência da fabricante de hardware está em fazer o dispotivo mais equilibrado possível. Talvez o que pese contra os 'novos' consoles seja justamente esse 'desequilibrio' em relação a potência das GPUs e da CPU, que é notavelmente ultrapassada, mas eu até entendo essa opção, porque na verdade o que as fabricantes desejam não era um salto de 'geração', mas os mesmo jogos, porém rodando em uma resolução aproximadamente 4x maior.