Reembolso na compra de jogos - Crítica e 'utilidade pública'

LOCATELLi

Get Ready
Outubro 31, 2011
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Como mencionei no tópico do deals, comprei o Hollow Knight na promo, porem, o jogo não me cativou e fui ver do reembolso. mal acostumado com gamepass, 30 reais em um só jogo é demais

Fui no 'histórico de compras' no site do Xbox, e lá mesmo tem a opção de pedir reembolso, desde que cumpra os requisitos de ter jogado menos de 2h, e tenha comprado o jogo em até 14 dias. Tentei fazer automaticamente, mas voltava pra tela dos requisitos, então parti para o suporte via chat.

Ao falar com o atendente e pedir o reembolso, ele reiterou que ao comprar você nota que lá há a afirmativa 'não há reembolso', mas que iria avaliar minha questão. Ai ele fez uma pergunta que achei bem incisiva e notei um tom rigoroso por parte dele, que era 'Qual o motivo para o reembolso?'

Falei que o jogo não me animou e que não jogaria mais, não fazendo sentido mais a compra, resultando na melhor alternativa que seria o reembolso. Ele esperou uns minutos e me respondeu que não seria possível o reembolso. Achei estranho, já que vários, aqui mesmo do PXB, já pediram reembolso e conseguiram. Quando falei que no próprio site do Xbox tem o reembolso automático e que há os requisitos (e que eu cumpria-os), ele disse não saber disso, até que eu enviei o link pra ele, e ele e ficou sem resposta, dizendo apenas que não seria possível o reembolso. Ele ainda quis me obrigar a ficar com o jogo dando a justificativa que eu teria 'mais oportunidades de avaliar o jogo e ter mais chances de gostar'. Foi uma conversa horripilante

Me estressei um pouco com ele e resolvi abrir outro chat, com outro operador. Como falei antes, notei um tom estranho do operador ao perguntar sobre o motivo, então dessa vez falei que meu sobrinho de 4 anos teria comprado em minha conta sem minha permissão. O reembolso foi instantâneo pelo operador, com o dinheiro voltando na hora para meu cartão.

Ou seja:
Pra Microsoft Brasil, o cara precisa ter um motivo de força maior ou caso fortuito para ter o reembolso, apenas o arrependimento não o concede, o que não faz sentido algum. Se há reembolso, e você cumpre os requisitos, o reembolso deve acontecer independente do seu motivo. E eles deixaram claro que é o operador que decide se você terá direito ao reembolso ou não, parecendo que tudo fica pelo achismo deles. Outro ponto é que o primeiro atendente não sabia nem o que se passava no próprio site da Microsoft, onde ele disse desconhecer que havia o reembolso automático e os requisitos para tal, na moral, isso é muito amadorismo.

Enfim, fica aqui minha crítica e meu aviso. Seria bom isso chegar até a XboxBR, informar que não é justo ter que haver um motivo alem de 'não gostar do jogo'. Se há reembolso, ele deve ser concedido independente do motivo.

No mais, sorry a biblia.
 
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RAYMON

XBOX MVP
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Outubro 29, 2005
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A divergência aconteceu porque você jogou. Isso, infelizmente, dificulta as coisas pelo fator "brasileirinho", do qual sabemos muito bem a respeito.

No resto, que bom que conseguiu. A minha única experiencia com reembolso foi quando o EA Access renovou sem eu lembrar dele. Passaram até vários dias depois da renovação pra eu entrar em contato, mas foi bem tranquilo, e com o primeiro atendente mesmo.
 
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corujajunior

Um Nahobino...
PXB Gold
Abril 5, 2018
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Você não acha que "Quero reembolso, pois não gostei do jogo", abriria um precedente horrível pra que muita gente compre o jogo só pra testar (quase uma demo paga reembolsável) e não gostando, peça reembolso?
 
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LOCATELLi

Get Ready
Outubro 31, 2011
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A divergência aconteceu porque você jogou. Isso, infelizmente, dificulta as coisas pelo fator "brasileirinho", do qual sabemos muito bem a respeito.
Você não acha que "Quero reembolso, pois não gostei do jogo", abriria um precedente horrível pra que muita gente compre o jogo só pra testar (quase uma demo paga reembolsável) e não gostando, peça reembolso?
Mas a questão é essa, isso é um parâmetro que a Microsoft colocou, eu só estou usufruindo disso. Acho que 2h é demais, eu diminuiria para 45 minutos a 1h. Se há a opção de reembolso, ela precisa ser certa, e não duvidosa por parte do operador. Assim como acontece na Steam
 

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
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Rio Grande do Sul
Você não acha que "Quero reembolso, pois não gostei do jogo", abriria um precedente horrível pra que muita gente compre o jogo só pra testar (quase uma demo paga reembolsável) e não gostando, peça reembolso?
Sim, mas isso é facilmente identificado caso o usuário adote como comportamento padrão, podendo ser bloqueada a função ou até mesmo tendo restrições mais severas mesmo pra quem fizer de maneira frequente.

Uma coisa que percebi usando o suporte diversas vezes é que muitas cosias se resolvem no "humor" do atendente mesmo, não é padronizado. Um assunto pode ter desfechos completamente diferentes dependendo da pessoa que está conversando com a gente.
 

Edu Barros

#TeamFPS
Fevereiro 16, 2008
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Ribeirão Preto
Você não acha que "Quero reembolso, pois não gostei do jogo", abriria um precedente horrível pra que muita gente compre o jogo só pra testar (quase uma demo paga reembolsável) e não gostando, peça reembolso?
Não acho, mesmo com a malandragem BR. Eu posso alegar uma série de motivos para não ter gostado do jogo: a imagem da capa não condizia com o jogo, os vídeos e imagens disponíveis mostravam apenas um segmento específico do jogo que não o retratava por completo, senti tontura ou náuseas (motion sickness / cinetose), a descrição do jogo não era clara, etc. Na mesma linha de raciocínio, o CDC permite que vc devolva sem explicações em até 7 dias qualquer compra não-presencial, mesmo que tenha usado o produto.

A Steam permite reembolso por qualquer motivo desde 2015, respeitando o limite de até 2 horas de jogo e 14 dias da compra. Os critérios para reembolso da MS são os mesmos e eu acho que são justos. O caso da PSN é mais complicado, onde vc tem apenas 14 dias para pedir reembolso desde que não tenha nem começado a baixar o jogo. Pior ainda é na eShop da Nintendo, simplesmente não existe reembolso.
 

IronLexPM

🏆😎🎮
PXB Gold
Dezembro 10, 2014
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Barbacena
Sim, mas isso é facilmente identificado caso o usuário adote como comportamento padrão, podendo ser bloqueada a função ou até mesmo tendo restrições mais severas mesmo pra quem fizer de maneira frequente.

Uma coisa que percebi usando o suporte diversas vezes é que muitas cosias se resolvem no "humor" do atendente mesmo, não é padronizado. Um assunto pode ter desfechos completamente diferentes dependendo da pessoa que está conversando com a gente.

O maior problema do SAC da MS é esse, não ser padronizado. Não é difícil vc encontrar relatos na Internet de desfechos diferentes para casos idênticos.

Senti isso na pele qdo meu Xbox deu problema e não me deram suporte por não ter a nota fiscal. Até aí é compreensível, mas foda é que pesquisando na Internet achei inúmeros casos de pessoas que conseguiram obter o suporte sem nota, apenas registrando no site.

Tem de ser padronizado pra que seja justo com todos.
 

Pegazuswarri0R

Te baniram sem você merecer, volte lá e mereça!
PXB Gold
Outubro 19, 2016
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Eu tive 2 experiências de reembolso:

  1. A primeira comprei um jogo que só tinha pra celular, entrei em contato com o chat e eles perguntaram o motivo, informei que comprei pensando que era pra xbox one, fui informado de que quando eu comprava eu sabia que não haveria reembolso mas que abririam uma exceção e que seria reembolsado, mas que seria a primeira e última vez que eu conseguiria.
  2. A segunda comprei um jogo e não gostei pois não podia remapear os botões, joguei coisa de 20 minutos, entrei no site e sofri do mesmo que você na primeira tentativa voltou pra alguma página, tentei novamente e aconteceu o mesmo. Saí e loguei novamente e voilá, consegui o reembolso de forma automática!
 

Rafaelkar

Guerreiro
Outubro 6, 2015
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São Paulo
Não acho, mesmo com a malandragem BR. Eu posso alegar uma série de motivos para não ter gostado do jogo: a imagem da capa não condizia com o jogo, os vídeos e imagens disponíveis mostravam apenas um segmento específico do jogo que não o retratava por completo, senti tontura ou náuseas (motion sickness / cinetose), a descrição do jogo não era clara, etc. Na mesma linha de raciocínio, o CDC permite que vc devolva sem explicações em até 7 dias qualquer compra não-presencial, mesmo que tenha usado o produto.

A Steam permite reembolso por qualquer motivo desde 2015, respeitando o limite de até 2 horas de jogo e 14 dias da compra. Os critérios para reembolso da MS são os mesmos e eu acho que são justos. O caso da PSN é mais complicado, onde vc tem apenas 14 dias para pedir reembolso desde que não tenha nem começado a baixar o jogo. Pior ainda é na eShop da Nintendo, simplesmente não existe reembolso.

Bem lembrado, a mão do CDC é realmente pesada nessa questão. A maioria dos jogos poderiam ser zerados em 7 dias, mas é o que está na lei.

O ideal seriam as 2h das Steam mesmo. Por um lado é suficiente pra teste, por outro não é nem de longe o necessário pra esgotar o game. Acho que o problema poderia ser resolvido também com mais Betas, Demos, Versões de Avaliação e até Previews, dando ao usuário uma melhor noção do jogo antes de adquirir.
 
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Edu Barros

#TeamFPS
Fevereiro 16, 2008
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Ribeirão Preto
O ideal seriam as 2h das Steam mesmo. Por um lado é suficiente pra teste, por outro não é nem de longe o necessário pra esgotar o game. Acho que o problema poderia ser resolvido também com mais Betas, Demos, Versões de Avaliação e até Previews, dando ao usuário uma melhor noção do jogo antes de adquirir.
Sim. Talvez pudessem fazer o que o @LOCATELLi falou, reduzir o tempo para uns 45 minutos, acho que seria suficiente. Se liberassem uma demo com limite de 30 minutos para todos os jogos, já praticamente não haveria motivos para reembolso, exceto em casos de compra acidental.
 
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TG81X

Jogador
Dezembro 21, 2017
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119
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Você não acha que "Quero reembolso, pois não gostei do jogo", abriria um precedente horrível pra que muita gente compre o jogo só pra testar (quase uma demo paga reembolsável) e não gostando, peça reembolso?

A questão pra mim é que hoje em dia está muito dificil confiar numa aquisição, não existem mais demos, não existe mais a garantia de que o jogo virá bom...

E agora, principalmente nos jogos AAA, você simplesmente não sabe como o jogo vai sair no Xbox One Fat, só existem Gameplays pra Xbox One X, aí se você faz uma pré-venda (como eu fiz do Darksiders 3) as chances de você quebrar a cara são enormes. O Darksiders, por exemplo, está péssimo no One Fat, muitas quedas de framerate, resolução baixa, etc...

A verdade é que hoje não vale mais a pena pagar preço cheio em jogo algum. A gente só compra jogo assim pelo hype... E pra quebrar a cara tá fácil. Pra pedir reembolso então... Tanto no Playstation quanto no Xbox o esquema é o mesmo: você tem que fingir que seu priminho/filho catarrento comprou sem querer.
 

HenriquePerche

Guerreiro
Janeiro 12, 2016
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resolvi abrir outro chat, com outro operador. Como falei antes, notei um tom estranho do operador ao perguntar sobre o motivo, então dessa vez falei que meu sobrinho de 4 anos teria comprado em minha conta sem minha permissão
Achei curioso que esse operador não chegou consultar se você tinha aberto uma reclamação antes... Você só mudou a justificativa e deu certo, sinal que não existe um histórico...
Eu sei que essa parada de comprar errado dá um B.O. gigante pra empresa se a pessoa que entrou com a reclamação entrar na justiça... Deve ser por isso a rapidez.

Also:
Existem jogos que dá pra miletar em menos de 1 hora, alguns até carinhos, será que se comprar, miletar, depois ligar cancelando entraria na regra do 2hrs/15 dias?
Precisam revisar as regras...
 
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RAYMON

XBOX MVP
Administrador
Outubro 29, 2005
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São Paulo
Also:
Existem jogos que dá pra miletar em menos de 1 hora, alguns até carinhos, será que se comprar, miletar, depois ligar cancelando entraria na regra do 2hrs/15 dias?
Precisam revisar as regras...
Foi o negocio do "brasileirinhos" que falei lá em cima.

Não adianta espernear muito galera, temos é que "agradecer" por esse sistema ainda funcionar aqui. Conhecemos muito bem o povo que vive em nosso pais. Nossa missão é continuar usando isso de maneira adequada e não espalhar nenhuma tentativa mirabolante de trapaça quanto a isso.
 

MainFrame93

Velhato
PXB Gold
Dezembro 12, 2013
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Curitiba
Em 2015 eu consegui o reembolso integral do Fallout 4, pelo chat. Joguei por umas 3h no dia do lançamento, mas fiz a compra na Live US e o Suporte também foi americano. Dei como motivo a quantidade exorbitante de bug no jogo, perguntaram se eu queria um Gift no valor do jogo, reembolso no cartão, ou troca por outro jogo do mesmo valor. Optei pela troca pelo Rise of the tomb raider.

Edit: Até achei no meu histórico da Microsoft

o73cck.png
 
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DarkChornS

Acabou o PXBGold e fiquei 3 meses com o mesmo sub
PXB Gold
Julho 21, 2017
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Indaiatuba
Achei curioso que esse operador não chegou consultar se você tinha aberto uma reclamação antes... Você só mudou a justificativa e deu certo, sinal que não existe um histórico...
De todas as vezes que precisei utilizar do suporte mais de uma vez para um mesmo problema, nunca me perguntaram se eu já havia entrado em contato com outro colaborador, acho que é comum com eles.

Sobre o post: Eu já tive experiência com reembolso. Reembolsei o GR Wildlands, e me disseram que era a primeira e unica vez que teria reembolso. Dito e feito, na segunda tentativa, recentemente, comprei Vbucks que eram para ser entregues como presentes para a conta do meu irmão, mas acabei comprando direto na minha conta. Tentei de alguma forma fazer a transferência da compra ou o estorno do mesmo para realizar a nova compra e não cederam, mesmo jogando essa história da Lei de compra via internet. Tenso o suporte do Xbox para determinados casos.
 

jairopicanco

Guerreiro
Junho 27, 2015
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Manaus
Acho que deveria ter uma regra mais clara de reembolso aqui no Brasil, tipo a possibilidade de reembolso imediato com limite de 20 min jogados e pronto, ou oferecer mais versões de demonstração, nem que sejam curtas.
Os jogos atuais cresceram muito em dimensão e complexidade, então é natural o jogador ter em mente uma coisa e na hora de jogar ser outra, já que experiência de jogo lida com percepção.

Da forma como se dá atualmente, fica uma brecha grande para alguns jogadores mal-intencionados se aproveitarem, só pelo gosto de burlar, e esse tipo de coisa no Brasil se espalha de forma viral, infelizmente. Sempre me vem a mente o caso da promoção da Gold no qual apresentavam a nota fiscal para garantir a promoção, que embora tecnicamente distintos e consideradas a falta de controle da MS quanto ao sistema da promoção, recai na mesma questão de (mal) comportamento social.
.
Aí acaba os bons pagando pelos maus, por conta das empresas adotarem suas contra medidas.
 
Última edição:
Agosto 26, 2014
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Rio de Janeiro
Foi o negocio do "brasileirinhos" que falei lá em cima.

Não adianta espernear muito galera, temos é que "agradecer" por esse sistema ainda funcionar aqui. Conhecemos muito bem o povo que vive em nosso pais. Nossa missão é continuar usando isso de maneira adequada e não espalhar nenhuma tentativa mirabolante de trapaça quanto a isso.
Concordo.
Com esse argumento, lembrei da época do início do PXB, com suas histórias lendárias de gamers incentivando o mercado oficial quase inexistente contra uma horda sedenta por jogos piratas.
Claro que não é o caso aqui. O amigo @LOCATELLi seguiu uma regra prevista, que o próprio considerou muito tolerante. Imagino que ter de mentir pra ter acesso a um direito legítimo deve ter sido bastante complicado.
No mais, acho que a reflexão trazida pelo tópico é mais que urgente: é fácil, quase orgânico cedermos à cultura do "jeitinho". A insistência em quebrar esse paradigma é um esforço cotidiano, quase utópico, que nem todos reconhecem.
Mas, se pudermos vislumbrar uma relação consumidor x empresa mais sustentável, devemos continuar incentivando uns aos outros com boas práticas.
É assim que deve ser.

Enviado de meu Mi A1 usando o Tapatalk
 

Pegazuswarri0R

Te baniram sem você merecer, volte lá e mereça!
PXB Gold
Outubro 19, 2016
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Araraquara/SP
Você não conseguirá reembolso pelo site. E mesmo se consegui, tudo relacionado a ele será retirado: rewards e creio que os achievements serão removidos.

Infelizmente o jeitinho brasileiro só ferra quem é de boa índole. Veja raquete de Tênis em qlq lugar so mundo deu defeito tu troca (máximo de 3% de trocas no Brasil era de 16%),resultado o Brasil é o único lugar no mundo que a empresa leva pra análise pois mais de 95% não é defeito do produto e sim mau uso. Somos terríveis infelizmente!

Edit: em resposta a "Also:
Existem jogos que dá pra miletar em menos de 1 hora, alguns até carinhos, será que se comprar, miletar, depois ligar cancelando entraria na regra do 2hrs/15 dias?
Precisam revisar as regras..."
Enviado de meu Moto G (4) usando o Tapatalk
 

ltales

Casual
Outubro 8, 2009
135
25
Se entrar no reclameaqui eles devolvem o dinheiro também...fiz isso ano passado comprei o hands of fate 2 joguei 1 hora e me arrependi.

Pelo suporte online não quiseram devolver também.
 

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