O jornalista Jason Schreier, hoje no Bloomberg, respondeu alguns comentários no Resetera. Foi uma sessão "pergunte-me qualquer coisa".
Trago uma das respostas pra compartilhar aqui no PXB, pois a gente tem a nossa perspectiva sobre os click-baits e motivações de quem escreve, mas você pode querer saber como quem está do outro lado da coisa vê isso tudo.
Ver anexo 4077
Sem fazer uma tradução literal, mas em resumo essas matérias sobre videogame não dão dinheiro, o que torna o jornalismo de games uma coisa muito complicada de se fazer com seriedade e profundidade. Quem encarar vai ter que trabalhar muito e ganhar pouco, a grana de "clicks" é ridícula. Não é um problema só da área de games, mas na de games o efeito é piorado por ser um nicho.
Ele diz em determinado momento:? "se você fica pensando por que alguns influencers topam coisas como aceitar dinheiro da Microsoft pra bajular o Kinect, é porque eles precisam comer". Nota: Eu peço pra não considerar isso um ataque à MS, ele evidentemente quis dar um exemplo de uma coisa que não está acontecendo agora exatamente (Kinect morreu faz anos). Podia ter dado exemplo de outras empresas, mas esse deve ter sido o mais óbvio.
Ele acha que o modelo de assinatura de sites é algo que pode ajudar bastante, mas por outro lado tem muita gente que assina e cola os textos no Reddit, então o negócio fica prejudicado também.
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Enfim, a gente cria uma expectativa de que deveria ser assim ou assado o negócio de notícias de games, mas na real é um ambiente que por natureza não ajuda em nada. Quem faz direito é "herói da resistência", não deveria ser tratado apenas como alguém que "não faz mais do que a obrigação". Nosso foco deveria ser dar holofote pra quem é bom, e não ficar disseminando exemplos ruins, que serão vários e vão soterrar os bons se a gente deixar. Critique o mau exaltando o bom. Caso contrário você fica achando que está fazendo alguma coisa útil só porque reclama, mas quem merece e precisa de apoio continua invisível pra você; grande ajuda.