Apesar de termos duas arquiteturas baseadas no mesmo chip RDNA2 da AMD, tanto Microsoft quanto Sony fizeram suas adaptações e utilizam arquiteturas diferentes. Microsoft dividiu a RAM, usando larguras de banda diferentes, velocidade fixa do processador, GPU com mais CU's que rodam a uma frequência menor. Sony adotou a mesma largura de banda para todos os 16GB de memória, foi com uma velocidade variável para o processador e menos CU's na GPU rodando a uma frequência maior. A verdade é que ninguém sabe ao certo o desempenho esperado dessas máquinas, pois elas são diferentes.
Pra quem não acompanhou, o Mark Cerny afirmou na sua apresentação do PS5 que não dá para usar simplesmente Teraflops para fazer comparações e apresentou exemplos disso. Falou também que não adiantava ter muitas CU's se os jogos tem uma capacidade limitada de uso dessas unidades de processamento, afirmou que era melhor aumentar a frequência porque isso beneficiava todo o sistema. Na época isso foi interpretado como uma desculpa para justificar o fato do PS5 ser mais fraco que o
Series X. Mas e se ele estiver certo? Não temos como saber ainda.
Só nos resta aguardar para ver a evolução dos jogos nas duas máquinas. Mas que está com cara de que as duas vão gerar resultados parecidos, ah isso está. E ainda mais porque parece haver uma tendência comum do PS5 se sair melhor com resoluções mais baixas e taxas mais elevadas de FPS e o SX se sair melhor com resoluções mais altas e taxas menores de FPS. Aconteceu isso em todos os jogos testados. Isso já parece ser uma característica das arquiteturas aparecendo aí.