Comparações entre os Consoles Next-Gen

Rafaelkar

Guerreiro
Outubro 6, 2015
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São Paulo
A Capcom resolveu a eterna guerra entre FPS x Resolução encontrando uma solução genial de meio termo: 45fps.

Aí todo mundo sai feliz, certo?

sMwivxx.png
 

Edu Barros

#TeamFPS
Fevereiro 16, 2008
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Ribeirão Preto
A Capcom resolveu a eterna guerra entre FPS x Resolução encontrando uma solução genial de meio termo: 45fps.

Aí todo mundo sai feliz, certo?

sMwivxx.png
Não sei se gostei disso. A diferença de frametime entre 60 e 45 FPS realmente é pequena (16,7 e 22,2 ms respectivamente), então a queda na fluidez não deve ser grande, mas nunca vi isso na prática. Agora é aguardar.
 

fblipe

?️‍??
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Curitiba

TiagoCruz85

Guerreiro
Março 30, 2018
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Não sei se gostei disso. A diferença de frametime entre 60 e 45 FPS realmente é pequena (16,7 e 22,2 ms respectivamente), então a queda na fluidez não deve ser grande, mas nunca vi isso na prática. Agora é aguardar.
45fps significa que o jogo vai rodar engasgando. Isso acontece com a versão remasterizada de batman arkham asylum
 

sehloco

Guerreiro
Setembro 11, 2017
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Santa Catarina
Não sei se gostei disso. A diferença de frametime entre 60 e 45 FPS realmente é pequena (16,7 e 22,2 ms respectivamente), então a queda na fluidez não deve ser grande, mas nunca vi isso na prática. Agora é aguardar.
45 da uma sensação muito ruim.
Star Wars Jedi no One X no modo desempenho quase todo o jogo roda nos 45, e o FFXV tbm roda muito a 45 no One X, e sinceramente é preferível 30fps.
Mas to ansioso pra saber isso na prática, pq ruim mesmo é oscilação, cravar em 45 pode significar outra coisa na prática.

Vai que a Capcom lança uma nova moda aí.
 
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Asprobocop

Guerreiro
PXB Gold
Setembro 27, 2019
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Farroupilha
Não sei se gostei disso. A diferença de frametime entre 60 e 45 FPS realmente é pequena (16,7 e 22,2 ms respectivamente), então a queda na fluidez não deve ser grande, mas nunca vi isso na prática. Agora é aguardar.
Não sei porque ocorria, mas tive uma experiência ruim jogando a 45fps.
Quando eu jogava no pc, mais necessariamente o fifa. Era melhor setar o fps fixo em 30 do que deixar ele correr a 45 fps. Mas podia ser problema do jogo em si.
 
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Samuel DW

Jogador
PXB Gold
Maio 25, 2008
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Irlanda
Sempre me perguntei( e tambem no portal e no google) do porque dos jogos serem sempre 30 / 60 / 120 e nao 45 ou 90, Vamos ver como que vai ser....
 

sehloco

Guerreiro
Setembro 11, 2017
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Santa Catarina
Sempre me perguntei( e tambem no portal e no google) do porque dos jogos serem sempre 30 / 60 / 120 e nao 45 ou 90, Vamos ver como que vai ser....
Eu esses dias coloquei Zelda BOTW em 45fps no emulador e fica estranho.
Não sei te explicar, o jogo parece que fica em câmera lenta e rápida em questão de 1 segundo, então parece que estão com um botaozinho girando a todo segundo entre rápido e lento.
Tive a mesma sensação com jogos que por limitações de hardware no One X ficava ali na casa dos 45, mas aqui tem oscilação então piorou mais ainda.

Deve existir uma boa explicação de o pq não existir jogos a 45, talvez pra sincronizar com TVs, ou 45 não seja um FPS aconselhável por alguma questão técnica, talvez 48 seja o ideal pra não causar esse desconforto.

Até pq, se fosse seguir a lógica de sempre dobrar, 144hz não faria sentido também.
 
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thehunter

Guerreiro
Setembro 24, 2020
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Sistema Solar
Já joguei jogo com 45fps~travados a uns tempos atrás, é bem louco que você fica sempre na dúvida se o jogo está a 30 ou a 60, ou seja, porque realmente está no meio termo o tempo todo, mas para mim ficou bem melhor que qualquer jogo a 30fps.
Mas perceptivelmente, para mim, o jogo parece estar mais perto de 60 fps do que de 30 nessas situações, mas pode variar de pessoa para pessoa e de tela para tela.
Jogos mais devagar e menos ação, fica de boa de boa.

Muita gente no reddit reclamando que preferiria 1080/60fps, a vai tomar banho (com o perdão da palavra), só olham o próprio umbigo, muita gente tem TV 1080p, sim nesse caso seria melhor talvez os 60fps no 1080p, mas tem um cado que tem SS com TV 4k, que ficará bem melhor os 1440p/45fps. E além de que RE tem muito menos ação que um Call of Duty (eu acho)... Ou seja, 45fps não matará ninguém nesse jogo (falar isso num jogo de zumbi é foda '-').
 

Edu Barros

#TeamFPS
Fevereiro 16, 2008
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Ribeirão Preto
Deve existir uma boa explicação de o pq não existir jogos a 45, talvez pra sincronizar com TVs, ou 45 não seja um FPS aconselhável por alguma questão técnica, talvez 48 seja o ideal pra não causar esse desconforto.

Até pq, se fosse seguir a lógica de sempre dobrar, 144hz não faria sentido também.
Boa pergunta, tb não faço ideia. Posso chutar que tem alguma relação com o sistema NTSC usado nas TVs antigas que utilizava 60 Hz, já que ele acabou se tornando o padrão na maior parte do mundo. Tirado da Wikipedia:

"O sistema de 59,94 campos do padrão NTSC baseia-se no ciclo de 60Hz do sistema elétrico utilizado nos países que usam esse sistema. Já nos países onde o sistema elétrico tem ciclos de 50 Hz, foi preciso desenvolver ou adotar sistemas de televisão compatíveis, isto é, de 50 campos por segundo."

Talvez essa relação com o sistema elétrico tenha se tornado irrelevante com o avanço da tecnologia. Apesar de 60 Hz ainda ser o padrão em monitores, é comum encontrar modelos que funcionam a 75 Hz, 90 Hz, 120 Hz, 144 Hz e 240 Hz (360 Hz ainda é raro). Tb não entendi direito o 144 Hz no meio dessa lista, ele quebra a minha lógica. ?
 
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Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
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51,196


Creio que esses monitores de 144Hz tem frequência ajustável via free-sync/G-SYNC.


Os hertz significam a taxa de atualização da tela. Cada atualização a imagem é trocada pelo próximo frame. Se o monitor está a 60 Hz e o jogo está a 30 fps, significa que o monitor só vai trocar de frame a cada duas atualizações, pois ele tem o dobro da velocidade de atualização do sinal que está chegando, logo ele fica "ocioso por metade do tempo" (não é ocioso, ele repete o frame anterior).

Um monitor de 60 Hz "troca a imagem" a cada 0,0166 segundos. Um vídeo a 45 fps tem um novo frame para ser mostrado a cada 0,0222 segundos. Como esses números não são múltiplos comuns, vai acontecer dos frames serem exibidos fora do tempo correto deles, por isso o @Gerent ficou com essa sensação de jogo aumentando e diminuindo a velocidade de forma errática quando testou no emulador.

Abaixo fiz uma tabela para mostrar isso matematicamente. Coloquei uma sequência de 10 frames gerados pelo jogo, do 1 ao 10. Ao lado, em que segundo do tempo esse frame é gerado pelo console, se o jogo estiver em 45 fps cravados. Depois, coloquei a taxa de atualização da tela de um monitor de 60 Hz, com uma marcação de atualização a cada 0,0166 segundos.
Na última coluna, está mostrando qual frame a tela vai estar exibindo cada uma das 10 atualizações de imagem. Vejam como fica errático, alguns frames mostram mais.

Ordem do frameTempo do frameAtualização da telaframe exibido
1​
0​
0​
1​
2​
0,0222​
0,0166​
1​
3​
0,0444​
0,0332​
2​
4​
0,0666​
0,0498​
3​
5​
0,0888​
0,0664​
3​
6​
0,111​
0,083​
4​
7​
0,1332​
0,0996​
5​
8​
0,1554​
0,1162​
6​
9​
0,1776​
0,1328​
6​
10​
0,1998​
0,1494​
7​



O que o VRR faz? Ele ajusta a taxa de atualização da tela para que coincida com o tempo de cada frame, dessa forma, todos eles são exibidos e no tempo correto, dando a sensação de fluidez.
 
Última edição:

sehloco

Guerreiro
Setembro 11, 2017
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Creio que esses monitores de 144Hz tem frequência ajustável via free-sync/G-SYNC.


Os hertz significam a taxa de atualização da tela. Cada atualização a imagem é trocada pelo próximo frame. Se o monitor está a 60 Hz e o jogo está a 30 fps, significa que o monitor só vai trocar de frame a cada duas atualizações, pois ele tem o dobro da velocidade de atualização do sinal que está chegando, logo ele fica "ocioso por metade do tempo" (não é ocioso, ele repete o frame anterior).

Um monitor de 60 Hz "troca a imagem" a cada 0,0166 segundos. Um vídeo a 45 fps tem um novo frame para ser mostrado a cada 0,0222 segundos. Como esses números não são múltiplos comuns, vai acontecer dos frames serem exibidos fora do tempo correto deles, por isso o @Gerent ficou com essa sensação de jogo aumentando e diminuindo a velocidade de forma errática quando testou no emulador.

Abaixo fiz uma tabela para mostrar isso matematicamente. Coloquei uma sequência de 10 frames gerados pelo jogo, do 1 ao 10. Ao lado, em que segundo do tempo esse frame é gerado pelo console, se o jogo estiver em 45 fps cravados. Depois, coloquei a taxa de atualização da tela de um monitor de 60 Hz, com uma marcação de atualização a cada 0,0166 segundos.
Na última coluna, está mostrando qual frame a tela vai estar exibindo cada uma das 10 atualizações de imagem. Vejam como fica errático, alguns frames mostram mais, outros até pulam.

Ordem do frameTempo do frameAtualização da telaframe exibido
1​
0​
0​
1​
2​
0,0222​
0,0166​
1​
3​
0,0444​
0,0332​
2​
4​
0,0666​
0,0498​
3​
5​
0,0888​
0,0664​
3​
6​
0,111​
0,083​
3​
7​
0,1332​
0,0996​
5​
8​
0,1554​
0,1162​
6​
9​
0,1776​
0,1328​
6​
10​
0,1998​
0,1494​
7​



O que o VRR faz? Ele ajusta a taxa de atualização da tela para que coincida com o tempo de cada frame, dessa forma, todos eles são exibidos e no tempo correto, dando a sensação de fluidez.
Aí sim, post técnico do ano.
 

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