Eu acho que uma crítica geral, e inclusive minha, é de que a Microsoft tem criado campanhas menores e menos interessantes em prol do multiplayer. Talvez isso seja só uma impressão, mas junta-se a outros fatos, como a declaração do Phil Spencer sobre a relevância do multiplayer, e pronto. As campanhas de Halo 5 e Gears 4 são ruins? Não necessariamente, mas pra franquias onde a história era primordial, ambos ficaram longe do nível de qualidade de suas respectivas séries.
Outro dado para reforçar essa tese de que as campanhas da Microsoft estão cada vez menores e que o foco deles é o multiplayer e a monetização a longo prazo:
(fonte: howlongtobeat.com e kibado do amigo
@ronabs)
CAMPANHAS XBOX ONE:
Halo: The Master Chief Collection - 39h (4 campanhas)
Dead Rising 3 - 14h
ReCore - 12h
Quantum Break - 10h
Sunset Overdrive - 10h
Halo Wars 2 - 9h
Gears of War Ultimate - 9h
Gears of War 4 - 8h30min
Halo 5 - 8h
Ori and the Blind Forest - 8h
Voodoo Vince Remastered - 8h
Ryse: Son of Rome - 6h30min
CAMPANHAS PS4:
Persona 5 - 94h
Bloodborne - 35h
Nioh - 34h
Yakuza 0 - 31h
Uncharted: The Nathan Drake Collection - 27h (3 campanhas)
Horizon Zero Dawn - 21h
Nier Automata - 19h
Gravity Rush 2 - 19h
Uncharted 4 - 15h
Yakuza Kiwami - 15h
The Last of Us Remastered - 14h30min
The Last Guardian - 12h
Knack 2 - 11h
Infamous Second Son - 10h
Killzone Shadow Fall - 10h
Ratchet and Clank - 10h