Jogos como serviços triplicou o valor da indústria

Dam Barbosa

Guerreiro
Setembro 12, 2016
809
1,020
Fortaleza, Ceará
Eu adoro jogos como Halo 5 e Gears 4, a quantidade de conteúdo realmente me mantém jogando e gosto disso. Porém, acho que num geral poucos são os jogos que nos marcam. E estes GAAS não parecem fazer esse perfil de uma experiência marcante.

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Edu Barros

#TeamFPS
Fevereiro 16, 2008
12,786
27,403
Ribeirão Preto
Eu não tenho esses dados, mas os games que eu joguei da própria M$ tem excelentes campanhas em qualidade e duração, tanto os mais antigos como Gears 2 ou Halo, como os mais recentes como Gears 4. Minha estrada no Xbox é recente, tenho muito o que aprender com a turma mais antiga hehe
Uma coisa que constatei é que os Gears e Halos do X360 tem até hoje seus servidores ligados, entra no que você falou sobre retenção de jogadores.

Não acho que o interesse ou procura por esses jogos Only Single player sumiram de repente. O dilema que a indústria está lidando é em harmonizar orçamento com expectativa de lucro, e esse tipo de jogo normalmente é caro de produzir, e mais arriscado do que outrora já foi.

Olha aí o CupHead. Se bobear é o jogo de melhor repercussão da Microsoft Studios desde o Ori, e veja só, 2 jogos de natureza indie.

Eu acho que uma crítica geral, e inclusive minha, é de que a Microsoft tem criado campanhas menores e menos interessantes em prol do multiplayer. Talvez isso seja só uma impressão, mas junta-se a outros fatos, como a declaração do Phil Spencer sobre a relevância do multiplayer, e pronto. As campanhas de Halo 5 e Gears 4 são ruins? Não necessariamente, mas pra franquias onde a história era primordial, ambos ficaram longe do nível de qualidade de suas respectivas séries.

Outro dado para reforçar essa tese de que as campanhas da Microsoft estão cada vez menores e que o foco deles é o multiplayer e a monetização a longo prazo:
(fonte: howlongtobeat.com e kibado do amigo @ronabs)

CAMPANHAS XBOX ONE:

Halo: The Master Chief Collection - 39h (4 campanhas)
Dead Rising 3 - 14h
ReCore - 12h
Quantum Break - 10h
Sunset Overdrive - 10h
Halo Wars 2 - 9h
Gears of War Ultimate - 9h
Gears of War 4 - 8h30min
Halo 5 - 8h
Ori and the Blind Forest - 8h
Voodoo Vince Remastered - 8h
Ryse: Son of Rome - 6h30min


CAMPANHAS PS4:

Persona 5 - 94h
Bloodborne - 35h
Nioh - 34h
Yakuza 0 - 31h
Uncharted: The Nathan Drake Collection - 27h (3 campanhas)
Horizon Zero Dawn - 21h
Nier Automata - 19h
Gravity Rush 2 - 19h
Uncharted 4 - 15h
Yakuza Kiwami - 15h
The Last of Us Remastered - 14h30min
The Last Guardian - 12h
Knack 2 - 11h
Infamous Second Son - 10h
Killzone Shadow Fall - 10h
Ratchet and Clank - 10h
 

jairopicanco

Guerreiro
Junho 27, 2015
8,260
19,051
Manaus
Eu acho que uma crítica geral, e inclusive minha, é de que a Microsoft tem criado campanhas menores e menos interessantes em prol do multiplayer. Talvez isso seja só uma impressão, mas junta-se a outros fatos, como a declaração do Phil Spencer sobre a relevância do multiplayer, e pronto. As campanhas de Halo 5 e Gears 4 são ruins? Não necessariamente, mas pra franquias onde a história era primordial, ambos ficaram longe do nível de qualidade de suas respectivas séries.

Outro dado para reforçar essa tese de que as campanhas da Microsoft estão cada vez menores e que o foco deles é o multiplayer e a monetização a longo prazo:
(fonte: howlongtobeat.com e kibado do amigo @ronabs)

CAMPANHAS XBOX ONE:

Halo: The Master Chief Collection - 39h (4 campanhas)
Dead Rising 3 - 14h
ReCore - 12h
Quantum Break - 10h
Sunset Overdrive - 10h
Halo Wars 2 - 9h
Gears of War Ultimate - 9h
Gears of War 4 - 8h30min
Halo 5 - 8h
Ori and the Blind Forest - 8h
Voodoo Vince Remastered - 8h
Ryse: Son of Rome - 6h30min


CAMPANHAS PS4:

Persona 5 - 94h
Bloodborne - 35h
Nioh - 34h
Yakuza 0 - 31h
Uncharted: The Nathan Drake Collection - 27h (3 campanhas)
Horizon Zero Dawn - 21h
Nier Automata - 19h
Gravity Rush 2 - 19h
Uncharted 4 - 15h
Yakuza Kiwami - 15h
The Last of Us Remastered - 14h30min
The Last Guardian - 12h
Knack 2 - 11h
Infamous Second Son - 10h
Killzone Shadow Fall - 10h
Ratchet and Clank - 10h
Eu sinceramente não achei a campanha do gears 4 muito abaixo da trilogia, gostei tanto quanto os demais, não sei se é por eu te-los jogados em sequência no Xbox One. Só o Judgment ficou realmente abaixo.

Halo 5 não sei, ainda não joguei, mas pelo que leio, é quase consenso que ficou devendo uma campanha World class.

Por essa lista eu não consigo estabelecer uma relação direta com a tendência GAAS, mas sim pelos próprios carros chefe do Xbox: Halo, Gears e Forza. É onde se vê atualizações constantes no multiplayer e tal.

Fora que quando entra jogo japonês na jogada, dá uma inflada em qualquer lista, seja de número de 'exclusivos', seja de horas de cada campanha, principalmente esses que poderiam sair também pra xbox, como Nier e Nior, mas enfim. Mas de todo modo são números válidos pra discutir.

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The Herdy

VASCO
Março 1, 2011
6,309
3,375
Num tópico mais antigo quando expus o motivo por ter começado a geração escolhendo o ps4(só fui adquirir um one agora em agosto) foi por essa política, pra mim é fundamental foco single inclusive eu compro Halo e Gears porque gosto das campanhas o multiplayer é secundario(mais em halo, no Gears 3 tive muitas é muitas horas de mp) mas ainda assim eu não compro nem dlc, nem mapa, nem confete nem serpentina pra jogo de videogame e sou totalmente contra essa pratica. Inclusive nem DLC de campanha eu compro e mesmo quando sei da qualidade vide Bloodborne, Dark Souls e The Witcher:


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Tatical

Guerreiro
Maio 9, 2017
86
30
Fui eu que falei isso, mas você colocou completamente fora de contexto, pra variar.

Usei essa frase na notícia na qual Phil Spencer falou sobre o absurdo de jogos multiplayer serem o foco daqui pra frente. E ainda continuo achando essa ideia uma tremenda burrice a propósito.
Não só eu aliás, pois como estamos vendo, o público está mostrando isso: o maior (e melhor) exclusivo de Xbox desse ano até então que é o Cuphead tem campanha 100% single player, no máximo com Coop local.
O tópico está aqui, mas como eu tenho certeza que você já procurou ele, pois copiou e colou a frase identica (ou você as salva no seu PC?), eu sugiro que no próximo rage não distorça as palavras dos outros, afinal já tá manjado.
https://puu.sh/xVaGg/371b5794b3.png
Cuphead é um jogo que tem um buzz absurdo e muito maior do que ele é realmente como produto de mercado. Tem 10 mil jogando isso, não é uma parcela significativa da massa de jogadores.
 

Vitor Vaz

Guerreiro
Setembro 13, 2017
424
342
Rio de Janeiro
Eu acho que uma crítica geral, e inclusive minha, é de que a Microsoft tem criado campanhas menores e menos interessantes em prol do multiplayer. Talvez isso seja só uma impressão, mas junta-se a outros fatos, como a declaração do Phil Spencer sobre a relevância do multiplayer, e pronto. As campanhas de Halo 5 e Gears 4 são ruins? Não necessariamente, mas pra franquias onde a história era primordial, ambos ficaram longe do nível de qualidade de suas respectivas séries.

Outro dado para reforçar essa tese de que as campanhas da Microsoft estão cada vez menores e que o foco deles é o multiplayer e a monetização a longo prazo:
(fonte: howlongtobeat.com e kibado do amigo @ronabs)

CAMPANHAS XBOX ONE:

Halo: The Master Chief Collection - 39h (4 campanhas)
Dead Rising 3 - 14h
ReCore - 12h
Quantum Break - 10h
Sunset Overdrive - 10h
Halo Wars 2 - 9h
Gears of War Ultimate - 9h
Gears of War 4 - 8h30min
Halo 5 - 8h
Ori and the Blind Forest - 8h
Voodoo Vince Remastered - 8h
Ryse: Son of Rome - 6h30min


CAMPANHAS PS4:

Persona 5 - 94h
Bloodborne - 35h
Nioh - 34h
Yakuza 0 - 31h
Uncharted: The Nathan Drake Collection - 27h (3 campanhas)
Horizon Zero Dawn - 21h
Nier Automata - 19h
Gravity Rush 2 - 19h
Uncharted 4 - 15h
Yakuza Kiwami - 15h
The Last of Us Remastered - 14h30min
The Last Guardian - 12h
Knack 2 - 11h
Infamous Second Son - 10h
Killzone Shadow Fall - 10h
Ratchet and Clank - 10h
Velho, olhando isso e vendo as atitudes que a Microsoft vem tomando ao longo dessa geração com seus exclusivos focando mais no multiplayer, penso que estou na plataforma errada, nunca fui de dar valor pra experiências desse tipo, no máximo um coop ali e já era, multiplayer sempre foi algo secundário se duvidar até terciário, não sou fã pelo simples fato de que pra você ser bom em games competitivos você precisa ter muita experiência e tempo de jogo, tempo esse que eu poderia estar jogando novos jogos.

Só espero que as empresas continuem fazendo seus AAA single player normalmente e que no futuro não precisemos ficar dependendo só de indies para ter jogos desse tipo.
 

kaizen

Suspenso
Julho 9, 2016
2,105
2,593
Uberaba
Igual eu comentei antes... É o que as massas querem jogar, jogos multiplayer, multiplayer, multiplayer, multiplayer. Não tem como ir contra essa onda, a tendência é que gradativamente jogos single player vão perder espaço para multiplayer. Não acredito que isso vai acontecer rápido, mas daqui uns bons anos pode ser que jogos single player sejam raridade. O que é uma pena, porque os jogos que eu mais gostei de jogar nessa geração foram jogos single player, destaque pra Sunset Overdrive, inclusive.
 

Guilherme Augusto

Guerreiro
Outubro 18, 2015
4,131
3,878
a
Esses jogos dão a oportunidade dos players jogarem varios e varios anos o mesmo jogo e em alguns deles com um conteúdo gratuito. Gosto deles mas também gosto de um single Player de peso.
Hoje o mercado está muito bom, porque nunca tivemos tantas opções variadas, tem jogos com campanha e multi, jogos apenas multi, jogos apenas single(Triple AAA), indies variando com cada um com um estilo diferente. Acho que isso é o importante, as opções para os players. O mercado de videogames tem crescido e isso é só o começo, e tem espaço pra todo tipo de jogo nesse mercado.
 

Guilherme Augusto

Guerreiro
Outubro 18, 2015
4,131
3,878
a
Velho, olhando isso e vendo as atitudes que a Microsoft vem tomando ao longo dessa geração com seus exclusivos focando mais no multiplayer, penso que estou na plataforma errada, nunca fui de dar valor pra experiências desse tipo, no máximo um coop ali e já era, multiplayer sempre foi algo secundário se duvidar até terciário, não sou fã pelo simples fato de que pra você ser bom em games competitivos você precisa ter muita experiência e tempo de jogo, tempo esse que eu poderia estar jogando novos jogos.

Só espero que as empresas continuem fazendo seus AAA single player normalmente e que no futuro não precisemos ficar dependendo só de indies para ter jogos desse tipo.
Mas fique tranquilo, Spencer deu declarações e outros executivos também, a MS inclusive vai investir mais em jogos Single Player pois com os multis ja está estabelecendo uma marca muito forte.
 

UterFavelado

Guerreiro
Janeiro 20, 2015
313
504
Sao paulo
- tem coisas que dao dinheiro.
- tem coisas que dao prestigio.
- tem coisas que dao prestigio e dinheiro.

O terceiro item é muito raro.
O primeiro item é bem facil.
O segundo item só existe pq o primeiro existe.
Perfeita colocação.
Outra coisa que a galera precisa entender. O mercado de games mudou e vai continuar mudando. Talvez ele tenha demorado um pouco mais que os outros mas eh apenas uma questao de "quando" e nao de " se vai mudar"
Ou entendemos isso e nos adaptamos e continuamos jogando ou deixamos os games de lado e passamos para outra diversao.
Ficar lamentando a mudanca nao vai mudar o fato dela acontecer. Entao eu particularmente tento ver as coisas boas que essa mudanca traz porque pretendo continuar jogando.por muitos anos ainda
 

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
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Rio Grande do Sul
Matemática simples: se triplicou o valor da indústria, consequentemente nosso gasto triplicou, e o pior: com um ou dois mesmos jogos por anos.
Vender mais pra quem já está "comprado". É uma boa maneira de conseguir mais dinheiro, mas uma hora o povo começa a se sentir explorado.
 
Última edição:

Schwarzz

Guerreiro
Fevereiro 18, 2008
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Vender mais pra quem já está "comprado". É uma boa maneira de conseguir mais dinheiro, mas uma hora o povo começa a se sentir explorado.

Não tem problema você ter uma economia de Free 2 play, com otario coins + loot boxes em um jogo F2P.

Foda é quando você tem essas coisas num jogo full price 60 dólares + season pass de 30 dólares + upgrade pra deluxe edition por 10 dólares.

Path of Exile tem economia de F2P muito bem feita, e ele é um jogo FREE.

Injustice 2 é um jogo de 60 dólares com economia de F2P zuado que só a merda que te impede de platinar/miletar ele e tem season pass de 40 dólares.
 

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