Jogos como serviços triplicou o valor da indústria

Edu Barros

#TeamFPS
Fevereiro 16, 2008
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Ribeirão Preto
Já saiu comentário de DLC pra GT.

Estou planejando adicionar por updates ou DLCs. Carros de corrida eram necessários nesse começo para as competições da FIA. Mas não queremos somente carros assim, como ainda os carros de família, que todo mundo usa, carros antigos e clássicos e muito mais. Eles são muito importantes para Gran Turismo e quero colocar cada vez mais – disse o executivo.

https://www.meups4.com.br/noticias/gt-sport-tera-mais-carros-por-dlc/amp/

Claro, até pq era óbvio que o jogo iria receber conteúdo adicional. O que eu quis dizer é que não foi falado nada até o momento sobre DLCs pagas, até mesmo pq GT 6 só teve expansões de conteúdo gratuitas. Eu já tinha lido a entrevista original do GT Planet com o Yamauchi e eles não conseguiram extrair essa informação.
 

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
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Rio Grande do Sul
Em algum momento de lá pra cá, esse conceito foi migrado para abranger todo jogo que possua uma proposta de monetização recorrente. O que na prática, acaba quase sendo a mesma coisa, com apenas a diferença da parte técnica da coisa.

O que é curioso porque jogos com assinatura já existem há décadas, MMORPGs por exemplo.

Não sei se estou brisando. Reflitam.
É a mesma coisa, mas deram um tapa no nome pra vender como se fosse algo inovador, nunca pensado, um novo conceito para o futuro da indústria de joguinhos.
 

The Herdy

VASCO
Março 1, 2011
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Tipo Destiny? É... é talvez o modelo mais canibalesco com a grana do jogador, mas tem seu público, né?
Hoje temos opções pra praticamente todos os gostos e bolsos, mas esses jogos de massa sugam muito o tempo e dinheiro de quem resolve apostar neles.

É mas a partir do momento que isso vai pra jogos com foco single como Shadow of War que vc não termina o jogo na boa sem comprar fica complicado né.
Edit: Aproveita e me ajuda a achar partidas no gears 4 ai se não eu vou ficar com 30 dias de Gears sem jogar nenhuma partida, ta complicado

Enviado do meu iPhone usando o app mobile do PXB!
 
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Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
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É a mesma coisa, mas deram um tapa no nome pra vender como se fosse algo inovador, nunca pensado, um novo conceito para o futuro da indústria de joguinhos.

E também porque os MMORPGs fracassaram no modelo de assinaturas, poucos ainda existem hoje.

O problema é trazer esse modelo pra jogo single que não depende de online o tempo todo como a Warner está fazendo. Esses jogos deveriam ser boicotados sem dó, mas o povão que financia o próprio assalto de suas contas bancárias não liga.
 
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jairopicanco

Guerreiro
Junho 27, 2015
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É mas a partir do momento que isso vai pra jogos com foco single como Shadow of War que vc não termina o jogo na boa sem comprar fica complicado né.
Edit: Aproveita e me ajuda a achar partidas no gears 4 ai se não eu vou ficar com 30 dias de Gears sem jogar nenhuma partida, ta complicado
Sim, isso é péssimo, porque o jogo já é preço cheio. Pelo menos no momento, eu nem embarco nessa aventura pois esse perfil de jogo-serviço, não é minha praia hehe

Mas vejo os jogadores de uma geração diferente da minha, gastando e divertindo com esse tipo de jogo na medida (financeira inclusive) que lhes convém, então encaro com naturalidade a coisa. Enquanto eu puder escolher, tranquilo, prefiro ler o cenário dos games e avaliar onde me encaixo, do que digamos... "dar murro em ponta de faca".

PS: Estou jogando a campanha do Titanfall 2, mas se tu fores jogar Gears 4 hoje, pode me dar um alô se quiser. Hoje a noite estou mais folgado pra entrar em party.
Semana passada eu entrei normal no multiplayer, mas com bots mesmo, sou fraquinho haha
 
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HenriquePerche

Guerreiro
Janeiro 12, 2016
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Olha a aritmética: "eu" prefiro 2 jogos de 60 dólares com 30 hrs de gameplay cada ou 100 dólares em um jogo com 100 hrs de gameplay?
Levando em conta que esse jogo de 100h/ $100 é quase certo que será de conteúdo todo repetitivo, eu prefiro os dois jogos diferentes a full price.

Fora que existem dezenas de outros fatores nessa escolha:
1- GAAS geralmente você paga o preço da DLC e do Game sempre full porque se não fizer, fica pra trás do pelotão.
2- Um bom game de Single (vou chamar assim os não-GAAS) não tem data de validade, portanto você pode esperar o preço baixar e comprar no futuro.
3- Jogos single você pode envolver em troca/venda que não terá tanto prejuízo quanto um GAAS que comprou várias DLCs na sua conta.

Ai de mim se começar a jogar Overwatch hoje.-
 

Rastaman BR

Novato
Setembro 4, 2006
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Fui eu que falei isso, mas você colocou completamente fora de contexto, pra variar.

Usei essa frase na notícia na qual Phil Spencer falou sobre o absurdo de jogos multiplayer serem o foco daqui pra frente. E ainda continuo achando essa ideia uma tremenda burrice a propósito.
Não só eu aliás, pois como estamos vendo, o público está mostrando isso: o maior (e melhor) exclusivo de Xbox desse ano até então que é o Cuphead tem campanha 100% single player, no máximo com Coop local.
O tópico está aqui, mas como eu tenho certeza que você já procurou ele, pois copiou e colou a frase identica (ou você as salva no seu PC?), eu sugiro que no próximo rage não distorça as palavras dos outros, afinal já tá manjado.
Fora de contexto?
O tópico perguntava se o Phil estava certo em ter falado que os jogos single player não tem mais a mesma relevância de outros tempos. A transformação dos jogos em serviço mostra isso.
Não tem nada sendo distorcido, o que deve existir é coerência, se voce acha uma merda isso ok, sua opinião, mas essa opinião deveria ser a mesma para todas as plataformas. A propósito, 'rage' é voce que normalmente faz pra criticar coisas do Xbox, isso está bem claro para todos.
 

ronabs

opa
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“While there’s an element of chance in these mechanics, the player is always guaranteed to receive in-game content (even if the player unfortunately receives something they don’t want). We think of it as a similar principle to collectible card games: Sometimes you’ll open a pack and get a brand new holographic card you’ve had your eye on for a while. But other times you’ll end up with a pack of cards you already have.”

Essa é literalmente uma das definições de aposta, caralho.
 
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Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
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We think of it as a similar principle to collectible card games: Sometimes you’ll open a pack and get a brand new holographic card you’ve had your eye on for a while. But other times you’ll end up with a pack of cards you already have.”

Pior que é mesmo.
Eu nunca curti esse lance, não me agradava investir nas cartas (físicas) pra ganhar coisas repetidas e depender dos outros pra trocar. Experimentei uma vez quando criança e vi que não era pra mim. Mas é a comparação mais próxima com os loot boxes, eu estava comparando com Cassino, mas as cartinhas são o exemplo mais direto mesmo. Por mais que eu queira pintar a coisa pior do que ela é, reconheço que é a comparação mais justa. Hoje eu vejo jogos de celular com o indicativo "contém compras no aplicativo". Não vejo a coisa evoluindo mais do que isso, pois seria necessário um movimento de repúdio ao produto (muita gente refugando os jogos). Se a matéria indica que a estratégia está se mostrando recompensadora para a indústria, o único caminho que vejo para reduzir as ocorrências é o alerta por formadores de opinião, pessoas que tenham influência na comunidade gamer. Porque as próprias pessoas, em termos estatísticos, estão aceitando a proposta, conscientemente ou não.
 
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Schwarzz

Guerreiro
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Mas é a comparação mais próxima com os loot boxes, eu estava comparando com Cassino, mas as cartinhas são o exemplo mais direto mesmo. Por mais que eu queira pintar a coisa pior do que ela é, reconheço que é a comparação mais justa. Hoje eu vejo jogos de celular com o indicativo "contém compras no aplicativo"

Sim a comparação dele tem "lógica".

Por bem ou por mal você sempre recebe "algo" das caixinhas.

Eu continuo defendendo meu ponto de que isso precisa ser regulamentado melhor, o público tem que saber as probabilidades, os possiveis loots e etc.
 
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Edu Barros

#TeamFPS
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Ribeirão Preto
@Edu Barros @ronabs
Mas sabe, eu acho que houve uma mudança dessa definição muito rápida.
Eu lembro que, originalmente há alguns anos atrás, GAAS estava associado com a forma de entrega. Era Cloud Gaming, o Gaikai, Gamefly e etc. A pessoa pagava um serviço e jogava. Eram os primeiros Netflix de games.

Em algum momento de lá pra cá, esse conceito foi migrado para abranger todo jogo que possua uma proposta de monetização recorrente. O que na prática, acaba quase sendo a mesma coisa, com apenas a diferença da parte técnica da coisa.

O que é curioso porque jogos com assinatura já existem há décadas, MMORPGs por exemplo.

Não sei se estou brisando. Reflitam.
Concordo com vc, houve uma mudança na definição. Acho que o grande problema é que, na prática, GAAS hoje = assinatura e loot boxes pagos. Eu particularmente não considero expansões e DLC como característica de um jogo como serviço, pois aquela monetização extra é limitada e não vai ser duradoura. Jogos de PC já tinham expansões há décadas e nunca foram considerados um tipo de serviço por conta disso. Acho que a grande reclamação sobre os GAAS é em relação ao precedente que está sendo aberto. Se não houver algum tipo de limitação moral por conta das publishers, essa prática pode se tornar extremamente nociva para o mercado. A mesma coisa aconteceu com o advento das DLCs, por exemplo. No início, elas eram apenas conteúdos extras que serviriam para expandir os jogos. Até que veio a Capcom e resolveu cobrar como DLC por conteúdo que já estava incluso no disco o tempo todo! NEVER FORGET!!!
 
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Saci

Heimdall dos Pampas
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Eu continuo defendendo meu ponto de que isso precisa ser regulamentado melhor, o público tem que saber as probabilidades, os possiveis loots e etc.

Tudo bem, mas mesmo que fizessem isso, eu ainda nao me sentiria melhor.
Eu como pai tenho que ficar educando toda hora meu filho a resistir a esses impulsos (ele não pode comprar, precisa me pedir). Fico demonstrando as estratégias que usam para arrancar dinheiro das "crianças". Ele até entende, mas fica na vontade. E isso é um saco.
 

Schwarzz

Guerreiro
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Tudo bem, mas mesmo que fizessem isso, eu ainda nao me sentiria melhor.
Eu como pai tenho que ficar educando toda hora meu filho a resistir a esses impulsos (ele não pode comprar, precisa me pedir). Fico demonstrando as estratégias que usam para arrancar dinheiro das "crianças". Ele até entende, mas fica na vontade. E isso é um saco.

Sempre rola aqueles casos do filho de alguém que gastou fortuna no jogo X.
 
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Saci

Heimdall dos Pampas
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Sempre rola aqueles casos do filho de alguém que gastou fortuna no jogo X.

Eu costumo avisar, sempre que tenho a oportunidade, quando percebo que um pai/mãe "não gamer" está comprando um console moderno para o filho. A pessoa daqui a pouco tem a referência da época do SNES e Megadrive na cabeça e não desconfia que tenha mecanismos de senha para proteger o cartão de crédito, caso ela cadastre. Muitos nem se dão ao trabalho de verificar que é possível ter uma conta para crianças. Alguém pode argumentar que são alienados, mas nem todo mundo tem afinidade com tecnologia, ou não desconfiam que seus filhos poderiam ter muito mais facilidade que eles para acessar os conteúdos.
 

Morts

Guerreiro
Agosto 21, 2009
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Cotia
Eu costumo avisar, sempre que tenho a oportunidade, quando percebo que um pai/mãe "não gamer" está comprando um console moderno para o filho. A pessoa daqui a pouco tem a referência da época do SNES e Megadrive na cabeça e não desconfia que tenha mecanismos de senha para proteger o cartão de crédito, caso ela cadastre. Muitos nem se dão ao trabalho de verificar que é possível ter uma conta para crianças. Alguém pode argumentar que são alienados, mas nem todo mundo tem afinidade com tecnologia, ou não desconfiam que seus filhos poderiam ter muito mais facilidade que eles para acessar os conteúdos.
quando eu era criança eu gastei uma fortuna ligando para o disk amizade e aquele disk turma da monica, que vinham nas finadas listas telefonicas.
 

Morts

Guerreiro
Agosto 21, 2009
14,455
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Cotia
Morts, não precisa mentir, pode falar pra gente que foi ligando pro tele-sexo.
HAHAHAHAH ja liguei...kkkkkkk
Mas não...dessa vez foi no disk amizade e o lance da turma da monica.
Aqui em SP tinha um esquema nos orelhões, vc apertava o botão q da linha...cada toque era um numero....tipo numero 8 eram 8 toques sequenciais...Vc discava pro telefone atraves dos toques e funcionava de boa.
Ai juntava a turma toda da escola e ligava pro telesexo...kkkkkkkk
era mo curtição....bons tempos.
 
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